O Estoicismo

O Estoicismo George Stock

Resenhas - Estoicismo

Capiss. 20/03/2024

O equilíbrio através da serenidade.
Como um guia para compreender e aplicar os princípios do estoicismo na vida cotidiana, "Estoicismo, Guia Definitivo" oferece uma introdução clara e acessível a essa filosofia antiga. O autor apresenta conceitos fundamentais, como o controle do que podemos e não podemos controlar, a importância da virtude e a prática da resignação serena diante das adversidades. A leitura é prática e inspiradora, proporcionando uma reflexão profunda sobre como cultivar uma mentalidade estoica pode nos ajudar a enfrentar os desafios da vida com serenidade e sabedoria, promovendo um sentido de plenitude e equilíbrio em nosso dia a dia.

[?] - Ser feliz então era ser virtuoso, ser virtuoso era ser racional, ser racional era seguir a Natureza e seguir a Natureza era obedecer a Deus.
~ Ryan.

Leonardo88 19/11/2023

Sempre atual
Não importa quantos livros leia ou quantas vezes leia o mesmo livro , o estoicismo sempre nos trás perspectivas diferentes e sempre por meio da razão não poderia ser diferente nos faz refletir sobre o sentido da própria vida!
Neste livro o autor faz uma análise simples mas muito eficiente sobre a origem do estoicismo e sobre os três principais pilares do mesmo: lógica, ética e física!
Nesta edição ainda se encontra duas cartas de Sêneca sendo a primeira sobre o tempo fantástica e nas duas cartas conseguimos enxergar todos os pontos abordados pelo autor no texto principal.

FkSiqueira 21/10/2023

Um bom começo
Um livro muito bom para se começar a entender o que é o estoicismo. Livro bem curto, talvez você leia em um dia, kkkkkk.

Gustavo Casemiro 14/09/2023

Uma análise sobre os Estoicos
O livro faz uma análise sobre os estoicismo e suas inspirações comparando por vezes a outras correntes filosóficas, não recomendo para que quer saber mais ou conhecer o estoicismo.

Conrado Lourenço 15/07/2023

Reflexões sobre " O Estoicismo"
Embora o autor forneça uma introdução acessível à filosofia estoica, alguns aspectos do livro poderiam ser aprimorados para uma compreensão mais completa.

Uma área que poderia ser mais desenvolvida no livro é a exploração dos conceitos estoicos. Embora Stock apresente uma visão geral dos princípios, a falta de uma análise aprofundada e detalhada pode deixar os leitores com a sensação de que algo está faltando. Uma investigação mais minuciosa das nuances e complexidades subjacentes aos ensinamentos estoicos poderia enriquecer a leitura e a compreensão dos leitores.

Além disso, seria interessante ver uma abordagem mais crítica dos próprios princípios estoicos no livro. Embora Stock apresente os ensinamentos como aplicáveis universalmente, uma discussão mais ampla que considere possíveis limitações e críticas poderia proporcionar uma visão mais equilibrada e abrangente da filosofia estoica.

Outro aspecto que poderia ser aprimorado é a conexão com o mundo contemporâneo. Embora o autor faça algumas tentativas de relacionar os ensinamentos estoicos a situações modernas, essas conexões podem parecer superficiais e distantes. Uma abordagem mais contextualizada e relevante, com exemplos práticos e aplicáveis à vida cotidiana, poderia tornar os princípios estoicos mais acessíveis e aplicáveis aos leitores.

Em relação ao estilo de escrita, algumas pessoas podem achar o livro um tanto seco e acadêmico. A falta de fluidez e uma abordagem mais envolvente podem dificultar a imersão na leitura e tornar o conteúdo menos cativante para leitores menos familiarizados com a filosofia.

No geral, "O Estoicismo" de George Stock oferece uma introdução básica à filosofia estoica, mas poderia se beneficiar de uma exploração mais aprofundada, uma análise crítica dos princípios e uma conexão mais forte com o mundo contemporâneo. Os leitores que buscam uma compreensão mais abrangente e envolvente da filosofia estoica podem sentir falta desses elementos no livro.

Vivi 31/03/2023

É um bom livro pra quem está começando a ler sobre Estoicismo.
Dá uma breve explicação e cita os principais autores desse ramo da filosofia mas não é muito aprofundado.

Myke.Anderson 22/07/2022

Um guia rebuscado sobre o estoicismo
Provavelmente não possuo o conhecimento necessário para absorver esta obra ou ela não representa tão bem o que propõe, por via das dúvidas dou 3 estrelas!
As notas de rodapé ajudam bastante na compreensão das referências do texto.

Verissimo 24/06/2022

Guia "definitivo"
É um tanto quanto prepotente a colocação definitivo, mas o livro aborda de forma bastante filosófica (não poderia ser diferente) o tema. Nesta edição também foram incluídas muitas notas de rodapé que dão uma nova perspectiva do assunto tratado e novas referências.

Piffer 16/03/2021

Estoicismo em evidência
O livro de George Stock é uma síntese do pensamento Estóico. Ainda que ele mesmo não seja um Estóico, o seu conhecimento acerca desse escola filosófica é invejável. Srock traz várias referências de autores e os posiciona em uma linha do tempo, onde ele resume as posições do Estoicismo em determinados assuntos como ética, física e etc... de forma simples e leve em um certo nível, (caso já esteja acostumado com leituras mais pesadas de filosofia). Caso esse seja um dos seus primeiros livros em relação à filosofia ele também é ótimo, mas aí demora um pouco mais para ler... (eu mesmo me limitei a 5 páginas por dia onde eu li e reli para entender de fato que era dito). O livro é de qualidade excepcional e as conclusões finais são maravilhosas! Com certeza uma leitura que vale muito a pena.
vivi 17/03/2021minha estante
lindu

Italberto 03/03/2021

Um bom guia
Como o próprio livro diz: um guia definitivo.
Levando em consideração que já não existem filósofos estoicos hoje em dia (apenas seguidores), dá pra dizer que as doutrinas (não é bem assim) dessa corrente de filosofia/modo de vida estão bem definidas e cristalizadas. Então fica bem mais fácil traçar uma rota concisa dos principais marcos do estoicismo, desde seu aparecimento com Zenão até os últimos grandes seguidores das doutrinas filosóficas, como por exemplo, Marco Aurélio.
O autor é um crítico declarado do estoicismo e deixa isso claro ao longo de todo o ensaio. A meu ver, esse detalhe apenas deixou o livro mais interessante: Um opositor dando seu parecer sobre algo. Se a opinião for boa, então quer dizer que existe muito a aproveitar sobre esse assunto. E o resultado da avaliação sobre a corrente filosófica foi boa, muito boa na verdade.
O livro é muito bem anotado, trazendo dezenas de notas de rodapé com muitas, muitas referências. Nesse aspecto ele é um texto bastante acadêmico, mas traz uma boa fluidez, o que não deixa o texto chato de ler.
Antes desse livro, sobre o estoicismo, só havia lido Sobre a Brevidade Da Vida, de Sêneca, mas foi um texto tão bonito que eu acabei me interessando pelo assunto. Quis navegar mar adentro, mas antes precisava de uma carta de navegação. Esse livro me serviu bem. Pretendo ler Meditações de Marco Aurélio em seguida e outras cartas de Sêneca.
Por fim, devo dizer, que a leitura desse livrinho me trouxe pra mais perto de outra corrente filosófica que pretendo, mais a frente, iniciar os estudos: O Epicurismo.
OBS: um detalhe sobre o estoicismo é que, não há uma doutrina, um método. O estoicismo é mais um guia de bem viver do que uma filosofia. Esse termo é muito utilizado por se tratar de um assunto fortemente baseado nas ideias filosóficas então vigentes. Mas não existem textos descrevendo o método criado por Zenão. O que há de literatura vem das cartas trocadas ou de diários redigidos por seus autores.

site: https://www.instagram.com/italberto/