Incal

Incal Alejandro Jodorowsky...

Resenhas - Incal

_Jorgeft 10/04/2022

INCAL
Só fica mais louco e mais lindo... FENOMENAL!

A ficção-científica DEFINITIVA!!! INCAL é uma obra prima em toda a essência da palavra. Com certeza a maior ficção-científica dos quadrinhos e talvez de todas as mídias. Cada página aqui possui um conceito diferente e muito, mas muito interessante... Aí pega tudo isso e dá para o MOEBIUS desenhar, já sabe né? Você vai ter algumas das páginas mais lindas já feitas em suas mãos!

Sério, eu não tenho palavras para falar sobre INCAL… Todas essas 324 páginas foram uma aventura extremamente viciante, lisérgica, megalomaníaca e loucamente bem ilustradas. Aqui você tem Alejandro Jodorowsky e Moebius em seu auge expressando e extrapolando os limites da mídia quadrinhos de uma forma que eu não tinha visto antes. Na real tinha visto algo parecido com o “Lone Sloane” do Philippe Druillet, mas aqui tem algo diferente, as páginas vibram conforme você vai lendo-as e o texto vai te levando para um universo novo em cada capítulo. A ação envolta por guerras intergalácticas, impérios nefastos, sonhos teta, e escuridão te jogam em uma realidade paralela louca do início ao fim!

Uma viagem ao coração da terra, que é um lixão, se torna bela e extremamente angustiante. Afinal uma arma de guerra indestrutível está vindo e você precisa se conectar ao tudo e ao nada ao mesmo tempo… Parece confuso, e é! INCAL não é para ser lido apenas uma vez, INCAL é para ser lido como se fosse um ciclo interminável onde o início sempre se dá com uma queda!

Essa é a minha segunda leitura da obra e ainda não entendi tudo que ela se propõe a ser e o que é. Então com certeza irei revisitar John Difool e seus amigos mais vezes!

Autores: Alejandro Jodorowsky, Moebius
Tradução: Pedro Bouça
Editora: Pipoca e Nanquim

NandoFilter 13/03/2022

Uma história rica em todos os quesitos
É impressionante como essa obra é bem feita. A criatividade de Jodorowski e a arte de Moebius se complementam perfeitamente, ainda mais nessa edição da Pipoca & Nanquim que é perfeita. Que história fenomenal, me prendeu do início ao fim.

"Aonde você vai Sam?" 28/02/2022

"Eu me lembro..."
Fim do ciclo
Fim do [primeiro] ciclo

O que será que vem por aí?

Quase fico feliz do Duna do Jodorowsky não ter sido filmado; sem esse "fracasso" talvez não houvesse Incal.

Mr.Sandman 06/02/2022

Lembre-se
Incal é uma obra prima. Possuindo um dos roteiros mais criativos, inventivos e densos que já tive a chance de me deparar, ainda une tudo isso a uma das artes que mais gosto dos quadrinhos, a arte de Moebius. Incal é gigantesco... Em todos os sentidos.
A história de Incal pode parecer bastante confusa para um leitor desatento ou pouco investido na trama que Jodo e Moebius querem vender aqui. Mas só nesse caso. Se você investir na obra, você vai entendê-la, mesmo que não consiga explicar depois para alguém, mas no fundo, você saberá. Dito isso, a trama de Incal basicamente é um combate entre o bem e o mal em um plano ontológico de caráter sagrado e milenar que acaba envolvendo meros mortais em um jogo de poder em um galáxia plural e decadente [isso sendo bem simplista, só para dar uma ideia geralzona do que Incal(talvez) seja]. Temos um grupo de 7 personagens centrais, 8 se você considerar o Incal como um personagem. Os 7 tem a missão de lutar contra essa entidade chamada Treva, e proteger o Incal de outras ameaças enquanto isso, ao mesmo que tenta desvendar os inúmeros mistérios dessa luta. Não vou me adentrar em aspectos profundos da trama, nem sobre as inúmeras críticas que Jodo faz, nem nada dos conceitos que ele integra na sua história. Vou deixar para que todos aqueles que não leram, tenham a surpresa magnífica de adentrar nesse universo e pensar : "UAU... Eu nunca pensaria em algo assim".
Incal já é pra mim um queridinho dentro das Hqs e da ficção científica. Consegue ser um clássico em ambos e nos dois juntos. É um clássico das hqs. Um clássico da ficção científica. E um clássico das Hqs de ficção científica. Leia Incal e lembre-se... Lembre-se.

Marcos Han 03/02/2022

Resenha
Resenha do livro lido para contagem da leitura no
desafio de leitura anual do aplicativo skoob do ano
2022.

Thiago.Silva 31/12/2021

De encher os olhos
A graphic novel com os desenhos mais impressionantes que eu já li.
A história e enredo não ficam para traz em qualidade aos traços do desenhista. Um casamento perfeito de trama e visual, não lembro de nada parecido.
A edição é a altura da obra papel de excelente qualidade e colorido muito vivo.
Recomendo para todos os fãs de ficção científica.

Gio 24/12/2021

In-call
Se você ver as palavras quadrinhos e ficção científica juntas, tem muita chance de ver Incal logo em seguida, ou ao menos teria todo o direito de estar ali junto também. Jodorowsky e Moebius se apoiaram no material que vinham produzindo para a adaptação cinematográfica de Duna (produção que não veio a termo devido às dificuldades relativas ao tamanho estrondoso do projeto) e criaram esta obra espetacular.

Seguindo aquela alquimia de ficção científica e espiritualidade, vista em obras de Arthur C. Clarke, por exemplo, os autores viajam desde o mais reles ser humano, um patético detetive de classe R (adoro essa nomenclatura), passando pela temida aniquilação do universo pela Treva, até a criação de um novo universo.

Desenhos deslumbrantes, referências a mitos, arquétipos, e uma história de tirar o fôlego. Isto tudo faz de Incal uma obra única, obrigatória tanto a amantes de quadrinhos quanto adoradores de ficção científica em geral.

Manezera 04/12/2021

John Difool é um detetive classe R.
Um dia seu caminho se encontra com uma raça alienígena chamada Berg e um artefato conhecido como INCAL.
Esse encontro vira sua vida do avesso e o coloca numa aventura sem precedentes.

Jon 07/11/2021

Um clássico
Jodorowsky é simplesmente genial na trama e no traço. Sua obra se assemelha muito ao humor ácido de Douglas Adams com o guia do mochileiro das galáxias. Realmente profundo e de difícil compreensão. É pra quem gosta de pensar e rir ao mesmo tempo.

Guilherme 18/08/2021

Incal
"Incal" é a publicação perfeita para quem está cansado das fórmulas e clichês dos quadrinhos, já que aqui Alejandro Jodorowsky e Moebius te surpreendem a cada página. São tantas ideias e caminhos diferentes que a história segue que por vezes o tom da obra beira ao abstrato, dado o nível amplo de referências que abraça. Esoterismo, ficção científica, filosofia, sexualidade, religião, antropologia, tecnologia. Tudo isso se encontra nas páginas de "Incal".

O que falta em coesão (em alguns momentos) sobra em criatividade e originalidade. Conhecendo o polivalente trabalho do chileno Alejandro Jodorowsky, não podemos esperar menos. O artista multifacetado é capaz de criar histórias carregadas de múltiplos conceitos e questionamentos, sempre prezando por uma estética carregada e simbólica. A arte assinada por Moebius não fica para trás, o francês com seu traço preciso e detalhista casa-se com perfeição ao roteiro maluco (no bom sentido).

Enfim, "Incal" é uma obra recomendadíssima pra quem gosta de pensar e está atrás de algo diferente e desafiador. Gostei demais.

Ju 05/08/2021

Uma história densa, cheia de referências místicas, mas também com toques de humor. É estranho ter o primeiro contato com Incal a essa altura, quando já consumi tantas obras que foram inspiradas por ele. Me veio claramente lembranças de Druuna e Promethea.
Quanto aos personagens, Jdf é bem pentelho, e Deepo foi meu personagem favorito, seguido do Metabarão. Sua história extra é muito boa, e acrescenta à história principal.

Vinicius 23/07/2021

Empolgante do começo ao fim
Eu mal tinha ouvido falar nessa HQ, mas já conhecia um pouco do autor e sabia da fama do desenhista.

Incal tem personagens que ganham você logo no começo. Apesar de alguns momentos mais conceituais que quebram o ritmo, o humor e a ação da história fazem a gente se sentir parte da equipe improvável que protagoniza a trama.

Não sei se as continuações mantém essa qualidade, mas o primeiro livro comprova que o mundo devia conhecer mais Deepo e sua equipe.

Greice 13/06/2021

Uma história muito alucinante
Esse livro é um dos, se não for o maior clássico das ficções científicas em quadrinhos. Uma obra de grande importância histórica, que foge completamente da minha zona de conforto de leituras. Embora tenha sido escrito na década de 80, o estilo da narrativa e as cores psicodélicas fazem a história ter um aspecto bastante anos 70. O protagonista, John Difool é engraçado, mas muito antipático. Há muitos elementos confusos e um certo excesso de personagens acabam não sendo desenvolvidos. Não é uma história acessível... A arte me causou bastante estranhamento, apesar da originalidade dos designs e lindas cores. Uma leitura bastante interessante e única, mas que não despertou meu interesse pelas outras histórias desse universo.

Vanessa 31/05/2021

Absolutamente incrível
O desenho do Moebius é de deixar o queixo caído logo nas primeiras páginas, sensação essa que não vai passar até você chegar ao fim da obra.

Se fosse apontar um defeito de Incal, eu diria que estão nas falas. Fiquei incomodada com a quantidade, ao meu ver desnecessária, de exclamações que o Jodorowsky colocou, o que, às vezes, deixava o diálogo um pouco banal e bobo, mas o roteiro do quadrinho no geral é uma viagem das doidas, inteiramente divertida e criativa, e que tem dar seus devidos créditos.
Aliás, o conjunto da história toda com o seu desenho é tão excepcional que senti que não seria justo dar menos que 5 estrelas, ainda que eu tenha sentido um incômodo nas falas, que acabou se tornando bobo diante da grandiosidade da obra.

Nunca li nada antes como Incal e duvido que um dia eu vá ler algo semelhante.

Vicius 27/05/2021

Fantástico, simplesmente.
Não sei se conseguiria definir tão bem como o universo do Moebius é fantástico, psicodélico e espetacular.