Antes do Incal

Antes do Incal Alejandro Jodorowsky...

Resenhas - Antes do Incal

Felipe HQs e Mais 25/03/2024

Jodô LSD
Eu já sabia que Jodorowsky pirava nas ideias de seus quadrinhos, tanto que 'Cara de Lua' e 'Incal' são duas leituras sci-fi que fiz recentemente e que me fizeram repensar várias e várias coisas acerca da vida e das relações humanas.

Mas eu não estava preparado para o canhão de conceitos, ideias e críticas à sociedade camuflados na forma de HQ das páginas de 'Antes do Incal', minha leitura da vez da Semana Sci-Fi.

Com os incríveis desenhos do sérvio Janjetov, 'Antes do Incal', publicado pela editora Pipoca & Nanquim, nos traz as primeiras aparições de personagens da saga de John Difool em salvar o universo. Aqui conhecemos Diavaloo e sua mídia viciante, bem como o beligerante e temido Metabarão, além do primeiro encontro de Deepo com o 'detetive de classe R' Difool.

A trama do segundo volume da série Incal gira em torno, pra resumir a doideira criativa de Jodorowsky, da busca de Difool pelo título de detetive. Casos sinistros são colocados em suas mãos para que tenham, enfim, uma solução e ele receba o sonhado título. E ele terá a companhia de máquinas e aliens nesta missão, em uma aventura lisérgica em que o fluxo dos acontecimentos o colocará de frente a um sentimento desconhecido (ou esquecido) até então: o amor.

Baita leitura! Os elementos comuns de Jodô estão todos aqui: religião, sexo, política e críticas à mídia e ao consumo. E tudo regado, como já mencionei, aos excelentes desenhos de Janjetov. Se você ainda não leu a obra, segue uma dica: leia 'Antes do Incal' e depois 'Incal'. Eu sei que a ordem de publicação foi a inversa, mas ler o volume dois antes do um vai te fazer bem, acredite. Sabe o motivo? Eu agora vou precisar ler, de novo, 'Incal' para pescar todas as sementes que Jodorowsky plantou em 'Antes do Incal' hahahaha

PedroTOS Ribeiro 15/03/2024

Difool o tolo...
Ainda assim o real merecedor do incal, através dessa alegoria de um futuro distopico vemos o quanto o controle das massas t ao opressor derruba todos os sentimentos deixando espaço somente a desolação, e ainda assim o mais tolo de todos por querer nutrir o amor e a amizade, não conseguindo com os pais engolidos pela máquina da sociedade destrutiva e encontrando naqueles considerados subhumanos apenas para perder mais uma vez.

Quer ler mais sobre as minhas leituras? Vê no insta @pedrotosribeiro

Elpidio 18/02/2024

Me prendeu até o fim.
Diferentemente de INCAL, antes do INCAL me prendeu mais e me senti muito, mas muito menos confuso. O roteiro apresenta várias ideias malucas de um universo futurista distópico com um tom de crítica muito legal, a história é de investigação o que prende o leitor e os personagens são muito interessantes. Antes do INCAL apresenta algumas situações de soluções de roteiro meio ?porque sim? e isso deixa um pouco a desejar, porém é um bom quadrinho, contribuindo para um melhor entendimento da obra INCAL.

Trindade 08/11/2023

Preenche parte dos mistérios
Não é melhor que o volume inicial, mas tem seu objetivo cumprido de forma exemplar. Os autores conseguem preencher os "gaps" do volume anterior de forma bem inovadora, mesmo com os inevitáveis cliches aqui e ali.

Ricardo.Borges 07/11/2023

Esclarecedor
A história é muito bem amarrada, com um roteiro bem feito e que esclarece muitas coisas q irão acontecer nos outros volumes. No entanto, achei muitos textos dos quadrinho longos demais e senti falta da genialidade de Moebius em algumas cenas que, embora bem produzidas, poderiam ser muito mais expressivas (nada conta Jodo e Janjetov).

_lendogibi 20/10/2023

ANTES DO INCAL
O título é objetivo, nesse segundo volume acompanhamos tuuuuudo que rolou antes dos acontecimentos de INCAL

aqui vemos a infância do John Difool, vemos como ele conheceu o Deepo, como ele se tornou um detetive de classe "R" e entendemos melhor o porquê da revoltas galáticas no primeiro volume.

mas não é só isso, esse segundo volume enriquece ainda mais esse universo maravilhoso, dando background pros personagens, apresentando outros e fazendo com que você queira conhecer mais e mais desse universo.

Jodorowsy continua afiado nos roteiros, ainda melhor que o primeiro volume e Janjetov faz por onde na arte entregando lindas páginas.

Pagd 29/07/2023

Antes do Incal
O passado de John é realmente muito triste e trágico, infelizmente é digno de uma origem na periferia cyberpunk com direito a um droide como mentor.
Toda a investigação do círculo vermelho é um enigma estranho e suspeito sobre com uma revelação meio macabra.
Não sei se eu gostei do relacionamento do John com a Luz, mas eles definitivamente não mereciam um final desses.
Todo o caminho para capturar o Diavaloo foi legal, mas a resolução, nem tanto?
Acredito que talvez o Capitão Kaimann seja um personagem legal.
E além de mais algumas explicações aqui e ali para estruturar o plano mirabolante do Incal Luz, mas no final voltamos pro começo.

Jon 12/03/2023

Spin off
Nesse volume nos é apresentada as razões pelas quais a trama principal do incal se desenrola. Muitas questões deixadas pela obra principal são respondidas, explicadas ou simplesmente deixadas de lado.

Lucas1894 23/02/2023

Just jodorowsky
Vemos um jodo mais maduro aqui, sabendo contar sua narrativa de forma menos louca e mais linear, confesso que prefiro mais a loucura do incal do que o comum do antes do Incal. O autor fecha alguns buracos e desenvolve alguns pontos que ficaram em abertos no próprio incal, q questão política, religiosa e social é mais desenvolvida por aqui também, temos uma exploração maior do micro desse mundo. Excelente continuação.

_Jorgeft 22/01/2023

Loucura, loucura, loucura e explicações
Antes do Incal é uma "viagem artística" pulsante e viva de conceitos. Sei que o termo usado pode ser meio baixo nível, mas essa HQ tem um linguajar baixo nível do início ao fim... E isso é genial! Os conceitos loucos do Jodorowsky continuam aqui bem como as loucuras e bizarrices surgindo do nada e sendo solucionadas em 5 páginas.

Aqui tem muuuuitas explicações do que acontece em Incal ela expansão de universo é gigantesca. É no fim... É como se os artistas tivessem escrevendo o nosso futuro! Futuro da humanidade como um todo. É impressão como essa obra consegue ser atual em diversos quesitos sociais, a crítica feita é válida e a política presente em cada página. A arte do Janjetov é muito parecida com a d Moebius ao ponto de eu achar que era o Moebius desenhando. Tem umas páginas lindas DEMAIS e outras escrotas demais também...

No geral Antes do Incal é um graaaande prelúdio do Incal ORIGINAL e é tão bom quanto!

NandoFilter 30/06/2022

A história de John Difool
Achei a história do protagonista bem triste neste quadrinho, desde sua infância até a vida adulta. Não é melhor que o Incal mas é um ótimo complemento pra conhecer o personagem e o universo.

Erich Alves 22/03/2022

Bom DEMAIS!
Não sei se é porque eu já me acostumei, mas eu gostei até mais do que o primeiro! As ilustrações são sensacionais como o primeiro, e a única coisa que me deixa um pouco receoso são alguns diálogos meio mal feitos.. mas de resto, um universo incrível de uma mente incrível