A Garota Anônima

A Garota Anônima Greer Hendricks
Sarah Pekkanen

Resenhas - A Garota Anônima

Gabi 16/03/2021

Final morno para um livro que te atiça do início ao fim.

Esperava algo mais eletrizante, mais angustiante...

Sobre a história em si, acredito que qualquer coisa além da sinopse possa soar como Spoiler.

Livro bom, bem escrito, instigante... Thriller psicológico bem construído.

Isabela 05/03/2022

Vc não consegue parar de ler
Um thriller psicológico de primeira!

Desde o início as autoras deixam a questão: devemos julgar? O que é moral?

Os personagens são muito bem desenvolvidos, é uma leitura bem dinâmica e nos traz várias reflexões...
Principalmente de: Um narcisista pode ter a moral elevada? Cabe o moralismo em um egocêntrico? Ou o excesso de moralismo só se encontra em egocêntricos? Hummm?

Recomendo a leitura

VanessaRabaquim 03/07/2022minha estante
Estou na página 46 e já estou achando cansativo

Aline Navarro 03/07/2022minha estante
Exatamente. Achei tedioso.

Thayna.Maglioni 04/02/2023

Jessica Farris
Termino essa leitura em completo choque com esse final.

Em vários momentos durante a leitura me senti como se estivesse assistindo a um filme de suspense.
As autores conseguiriam criar uma atmosfera eletrizante desde o início.

As personagens foram muito bem construídas, seus objetivos e ambições também. Em vários momentos é possível a gente sentir a obsessão uma com a outra crescendo.

Jéssica me impressionou em muitos momentos e em outros me deixou meio irritada pela ingenuidade dela. A Dra. Shields me deixava mais chocada a cada capítulo com o ponto de vista dela.

Foi uma leitura intensa e intrigante, que nos faz questionar até onde uma pessoa é capaz de fazer por amor.

9/10
????

Sâmara 05/04/2021

?? Pode conter gatilho ??
Jessica Farris é uma maquiadora que vive em Nova York, mas para sua grande tristeza não vive de forma abastada. Tendo que se virar sozinha desde muito cedo, ela passa por dificuldades financeiras. Ao ouvir sobre um estudo universitário, de ética e moralidade, que está pagando $500 dólares aos participantes, ela decide embarcar.

Mal sabia ela que estava entrando em um jogo de manipulação, que ficaria ainda mais difícil de sair conforme o desenrolar da trama e traria um crime bárbaro. Jessica não esperava estar num jogo de xadrez, onde ela era as próprias peças.

Esse livro é um thriller psicológico e se você gostou de A garota do lago, A garota anônima promete ser uma ótima leitura.

Foi meu primeiro contato com a escrita das autoras e posso dizer que estou encantada com a forma que elas conduzem toda a trama. O livro conta com capítulos alternados entre o ponto de vista de Jessica e do professor responsável pela pesquisa acadêmica.

É notória a sagacidade do professor, que consegue desvendar no íntimo do ser humano a sua essência, detectando a mínima mentira ou omissão.

Abordando temas importantes como traição, relacionamento abusivo e a idealização do amor como um fator capaz de mudar o ser humano e apagar seus erros.

A cada página eu me encontrava mais imersa nessa obra, e digo que desconfiei de todos os personagens. É literalmente um jogo com seu psicológico, e você se pega fazendo o papel do detetive, achando que até a sua sombra é um suspeito.

A obra nos faz pensar a respeito das consequências que uma mentira pode trazer. Jessica é o reflexo de uma sociedade imersa no caos e na mentira, que tenta a todo custo tirar proveito de uma situação, sem pensar nas consequências.

O livro foi uma grande surpresa para mim, não esperava devorar tão rápido. Apesar de parecer grande, garanto que ele vai te conquistar, e você não vai conseguir largar.

Simon 09/01/2022

Cansativo
O livro começou bem, mas foi ficando cansativo e a história foi de arrastando. Sinceramente fiquei com dó da Jess por ter que submeter a tudo por dinheiro, manipulada e enfim.

Paty 13/06/2021

Gostei do livro.. a história é interessante..bem escrita.. personagens bens construidos..porém achei que do meio p frente começou a ficar meio cansativo.. enrolado.. mesmo tendo algumas reviravoltas e desdobramentos que justifiquem..ainda assim gostei bastante do final..e recomendo a leitura.

Ket 03/02/2021

Quem você é quando ninguém está vendo?
- Trama super psicológica, "A garota anonima" conta a história de Jess, uma jovem que aceita participar de um estudo sobre moralidade em troca de uma grana extra. Ela é surpreendida logo de início quando percebe que as perguntas do teste são mais íntimas do que esperava e mexem com sentimentos que ela própria não gosta muito de trazer a tona. Logo depois, ela recebe uma proposta para aprofundar um pouco mais o estudo em troca de um valor ainda maior em dinheiro.... Ela aceita. E claro que tudo dá errado haha

- O mais instigante no livro, na minha opinião, é que vamos acompanhar a história tanto pelo ponto de vista da Jess (a entrevistada) quanto pelo ponto de vista da pessoa que está realizando o experimento e fica claro desde o início (para o leitor) que essa pessoa está manipulando psicologicamente a Jessica. Ela consegue, de formas super sutis, tornar a Jess quase dependente do estudo, ansiando por agradar e responder tudo de forma perfeita. É angustiante! Você fica tenso, esperando o momento em que a protagonista vai perceber a teia de aranha!

- Essa é uma história sobre obsessão, mentiras, segredos e manipulação emocional, aquele pacote perfeito pra quem curte thriller psicológico. Só acho importante avisar que há na trama gatilho para suicídio.

- Nem percebi que o livro foi escrito por duas pessoas. A leitura flui muito bem, sem o estranhamento que já senti em outros livros que foram escritos do mesmo jeito (e que você nota nitidamente quem escreve o quê).

- Também acho que o livro daria um ótimo filme ou série. Enquanto eu lia, conseguia ver a história toda se desenrolando em takes (até imaginei os atores kkkk).

- É um livro que cumpre muito bem seu papel de nos manter na ponta da cadeira, virando as páginas. Curti bastante e quero ler outras coisas das autoras.

Tícia 03/02/2022

Acredito que GAROTA ANÔNIMA é a uva passa dos livros.
Do tipo que provocará ranço em uma penca e empolgação no resto.
Que dividirá os leitores em NÓS X ELES e não se fala mais nisso.

Sabe um livro que você gostou, mas fica tenso de recomendar porque ele claramente não é pra todo mundo?
Ei-lo.

As primeiras 100 páginas são uma bosta.
Só não desisti porque devo ter batido cabeça em algum momento, visto minha infantil e tradicional intolerância com “inícios ruins”.
Mas persisti e tô me dando tapinhas nas costas até agora por tamanha boa vontade.

Como eu disse, não é pra todo mundo. A história não tem muita ação, é cheia de parte que é pra dar uma viajada mesmo e a questão toda aqui não é “o que vai acontecer agora”. Tá mais pra “como vai acontecer”.
E quando acontece o já esperado, normalmente dá merda.

A história:
Garota escassa de vil metal (me identifiquei) entra numa pesquisa sobre moralidade usando meios escusos.
Sim, uma ironia.
Mas ela é aceita e passa na fase 1.
Daí, a garota continua nesse projeto que envolve psicologia com moral, ética, afins e você, caro leitor, passa a ser aquele que fica se questionando: eu faria isso também???
Em troca? Ela ganha cheques gordos e lustrosos. E aprovação (sim, aprovação).
E na medida em que o tempo passa, o troço vai ladeira abaixo, as cagadas vão se acumulando, tudo vai ficando desgraçado e quando você percebe: FIM.
E tá lá você chocado.
Principalmente por se questionar: quem é a verdadeira vítima?

Não, não soltei spoiler.
Podem parar os gritos de “queime a bruxa”.

Se recomendo?
Bem... você gosta de uma passa?

;)
Claudia Cordeiro 03/02/2022minha estante
Eu gostei desse livro

Tícia 04/02/2022minha estante
Ele é muito bom.

Mia Fernandes 22/11/2021

É facil julgar as outras pessoas pelas suas escolhas
Não existe dinheiro fácil. Você paga sempre de alguma maneira.
O que motiva as pessoas: amor, sonhos ou dinheiro ? Para Jess, é o dinheiro que tem o poder de melhorar a sua vida.

"Talvez você também julgue de maneira precipitada uma mulher que, por dinheiro, decide revelar seus segredos mais íntimos a algum desconhecido".

Ela trabalha como maquiadora para uma empresa, e com o pouco que ganha, ja que a maioria das suas clientes não dá gorjeta, Jessica faz malabarismo com as contas, alem das despesas da terapia ocupacional da sua irmã mais nova, Becky.

Numa noite corriqueira, maquiando duas jovens, ela acaba ouvindo o correio de voz de uma das clientes, propondo participar de uma pesquisa de campo, no qual seria remunerada depois pelas respostas dadas.

Precisando de dinheiro, Jess assume o lugar da cliente, na pesquisa. Como poderia ser complicado responder algumas perguntas sobre moralidade e ética, e ainda ganhar alguns dolares?

Porém, quanto mais responde, Jess não só revela os seus maiores segredos, como tambem acaba presa na emaranhada teia criada pela criadora do projeto.

"Quase me esqueci de quem sou nessa história: a Participante 52, num estudo acadêmico.  E sou paga para compartilhat os meus segredos mais íntimos.  O que ela planeja fazer com toda a informação pessoal que estou lhe fornecendo? Quem assinou um acordo de confidencialidade fui eu; ela não assinou nada".

A garota anônima, tem a sua historia dividida em 3 partes. Com os pontos de vistas, contados tanto pela protagonista (uma jovem e batalhadora mulher, e de fácil empatia) e a psicoterapeuta, dra. Shields (uma mulher madura, de beleza impinotizante e com voz sedutora). Conforme, adentramos na mente e descobrimos a motivação que esta por trás desse projeto de moralidade, mas ficamos confusos, em saber qual personagem está falando a verdade.

Em alguns momentos, a linguagem explicativa sobre os métodos da psicologia se tornam enfadonhos. Mas, com a mudança contínua de troca de ponto de vista, a leitura recuperava a vivacidade e impulsionava a descobrir quais seriam os próximos passos dos personagens.

Xoxo
Mia fernandes.
gabriel 22/11/2021minha estante
Resenha bem redigida e me deixou com vontade de ler o livro. Parabéns.

Simone de Cássia 08/05/2021

Eu tentei! Fiz o que normalmente não faço: fui até a metade do livro sempre esperando "a pegada" que me ganhasse de vez. Não deu de jeito nenhum! Que livro besta! A protagonista (Jess) parece um miquinho adestrado da Dra.Shields...ninguém é tão simplório assim. E a sinopse é mesmo um "engano bobo". Eu, inclusive, que comprei o livro toda felizinha achando que tinha feito "o" negócio. Por isso que a garota é "anônima"... porque se for identificada a gente pega pra dar uma surra....Raiva!
Gleidson 08/05/2021minha estante
Vc é a melhor! Kkkkkk

Riva 08/05/2021minha estante
Chorando de rir!!!!!!!!!!!

Nath Correia @bibliotecadanath 14/04/2021

A garota anônima l Greer Hendricks e Sarah Pekkanen l @faroeditorial
Jessica Farris nem imaginava que sua vida poderia mudar ao se inscrever para um estudo conduzido por um grupo de psicologia... ela só queria responder algumas perguntas, receber o dinheiro prometido e esquecer tudo ao ir embora. No entanto, à medida que o estudo avança, as perguntas se tornam mais invasivas e Jess começa a sentir como se soubessem o que ela está pensando, fazendo ou escondendo. Presa em uma pesquisa estranha e perigosa, ela perceberá que não pode mais confiar em ninguém pois não há como saber o que é real ou o que está sendo manipulado.

"A garota anônima" foi o meu primeiro contato com a escrita das autoras e posso dizer, sem nenhuma dúvida, que foi a história mais perturbadora e assustadora que li até o momento este ano. Partindo de um estudo aparentemente inocente, o leitor é levado a acompanhar todas as mudanças que acontecerão na vida de Jessica e como elas influenciarão também as vidas das pessoas que ela ama. Com uma escrita inteligente e envolvente, as autoras conseguem o leitor questionar até onde alguém é capaz de ir por dinheiro, o que uma pessoa é capaz de fazer por alguém que amam e o quanto o ser humano pode ser cruel ao manipular outra vida.

Não posso falar muito sobre a trama para não revelar tudo que está por trás do famigerado estudo, mas posso dizer que foi algo que me deixou assustada, pois mostrou como o ser humano pode ser manipulador, egocêntrico e problemático em vários níveis. Foi impossível não ficar agoniada com tudo que a Jessica precisou enfrentar, mesmo sabendo que, muitas vezes, ela se colocou em determinada situação por sua sede por dinheiro ou por achar que ninguém iria acreditar se ela revelasse toda a verdade.

O desenrolar da trama acabou sendo um pouco previsível em alguns aspectos, mas um em especial me surpreendeu e me mostrou que algumas pessoas não tem conserto e continuarão cometendo os mesmos erros eternamente. Se você gosta de leituras que mexem com seu psicológico e que mostram o lado mais visceral do ser humano, recomendo este livro para você.

Nota: 4/5

Editora parceira

Instagram: @bibliotecadanath

Erika 15/04/2021

A garota anônima
Jess é uma jovem maquiadora correndo pra lá e para cá pelas ruas de Nova York a fim de atender suas clientes. De repente uma oportunidade surge: participar de um experimento sobre moralidade . Um estudo dirigido por um grupo de psicólogos. Jess não vê problemas. Mas a medida que as perguntas do Dr. Shields começam a ficar cada vez mais capsiosas e profundas ela começa a se sentir desconfortável com a situação. A maquiadora tem a mente despida, a maquiagem removida, em um experimento que não permite filtros. Jess começa a temer por ter se exposto tanto.Afinal, ela revelou muito sobre si mesma nesse experimento. Seus medos, costumes, família, segredos, pensamentos obscuros para alguém que nunca viu.. Shields é sagaz e perspicaz. Sua mente é assustadoramente inteligente. E jess se verá cada vez mais enredada nessa teia de obsessão.
Um ótimo livro. Gostei do desenvolvimento dos personagens , do enredo e do pano de fundo utilizado. A psique humana é realmente curiosa. O que somos capazes por poder, por dinheiro, por amor?
Venham descobrir.
Tatha_literaria 15/04/2021minha estante
So vejo elogios desse livro, to querendo ler tbm!

Erika 16/04/2021minha estante
Recomendo, gostei.

Jaque @blogmalucadoslivros 11/03/2021

A garota anônima
"A garota anônima" foi meu segundo contato com a escrita das autoras e diferente do meu primeiro contato, este livro me surpreendeu do início ao fim.

A PREMISSA:
Jessica Farris é maquiadora e ao atender uma cliente acaba descobrindo sobre um estudo sobre ética e moralidade, do qual o participante ganha uma boa quantia em dinheiro. Decidida a ganhar uma grana extra, Jessica não pensa duas vezes em participar, mas quanto mais ela avança neste estudo mais as coisas vão ficando estranhas.

Aos poucos Jessica se vê envolvida em um emaranhado de acontecimentos que a fazem perceber que este estudo pode estar indo longe demais.

💭O QUE EU ACHEI:
"A garota anônima" é um thriller instigante, destes que vai nos conquistando aos poucos mas que me prendeu logo no início. Jessica é uma personagem com uma história de vida complexa e tudo isso colabora para que ela se envolva e se jogue de cabeça neste estudo por causa de dinheiro e por tudo que já passou.

Aliás, não só a Jessica, como todos os personagens principais desta trama são complexos também. O que deixou tudo ainda mais instigante porque foi impossível prever quais seriam os próximos passos deles e adivinhar o que aconteceria por mais que eu tentasse.

"As pessoas são levadas a desconsiderar seus mortes morais por diversos motivos básicos: sobrevivência, ódio, amor, inveja, paixão. E dinheiro."

"A garota anônima" foi uma leitura instigante e surpreendente. Um ótimo thriller psicológico!

site: https://www.instagram.com/p/CMS-zxbD2oF/

Mariana Eleutério 11/05/2021

Uma galera louca irmão
É um livro que desperta muita curiosidade, sabe? Desperta até quando está encaminhando para as páginas finais. Tem também a narrativa hiper leve, ideal para uma ressaca literária ou alguém que está iniciando nessa vida de leitura.

Mas é tudo tão óbvio! Poderia ser um drama, imagino. Por que não tem surpresa alguma. Tudo ocorreu exatamente da forma como deveria ocorrer. Alguém chegou a pensar em um desfecho diferente?

E tudo poderia ter sido resolvido na base da conversa, que aflição.