Os Melhores Contos de HP Lovecraft

Resenhas - Os Melhores Contos de HP Lovecraft

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Van_woods 08/09/2021

Sustos e mais sustos
Leitura interessante e surpreendente. Assusta em vários momentos justamente por mesclar referências de locais, cidades e países da vida real com aspectos, seres e criaturas demoníacas do mundo onírico.
Leitura rápida.

eueduardalima 27/08/2021

Uma bela bosta
Perdi meu tempo lendo essa merda. Nunca li uma coisa tão chata na minha vida, não sei pq babam tanto o ovo desse escritor.
Valeska19 27/08/2021minha estante
KKKKKK mn

Vick 17/09/2022minha estante
Kkkkk autor racistinha e chato

Poly 04/08/2021

O homem frente aos mistérios do mundo
Lovecraft é considerado o pai do gênero literário horror cósmico, em seus contos o homem é sempre apresentado a algum fator que sobrepõe suas crenças e razão.

Ao se chocar com sua pequenez diante do universo muitos dos seus personagens vão a loucura. Estão sempre ambientados em antigas mansões abandonadas e povoados com personagens incomuns.

A obra de Lovecraft só fica verdadeiramente conhecida mais de setenta anos após sua morte. Alguns termos racistas jogados aqui e acolá não envelheceram nada bem e vem da postura conhecidamente supremacista do autor. Na década de 30 escrevia aos amigos que a morte de negros por linchamento no Mississipi eram "escolhas inteligentes". ?

Dalton 24/07/2021

Um livro aceitável
Finalizei hoje, após 7 meses, o volume 2 de “Os melhores contos de H. P. Lovecraft”. O tempo absurdo para a leitura se deveu mais a falta de organização para leitura do que necessariamente a qualidade geral do livro. Gostei do volume, embora não necessariamente de todos os contos.

Sobre cada um:
"O caso de Charles Dexter Ward": a noveleta que responde por METADE do livro foi TÃO arrastada que só consegui ler em omentos de MUITA inspiração. A história, a meu ver, poderia ser passada facilmente com metade das páginas. E quando pareceu que finalmente iria começar, acabou. Eu entendo que o enfoque foi muito menos no oculto em si e muito mais na lição dos riscos de se envolver com ele, mas o autor abusou da enrolação.
"O horror de Dunwich": já este conto trouxe um ritmo muito mais adequado e dinâmico, com menos afetação psicológica via adjetivação e mais história. Considerei o final um tanto abrupto, esperava uma batalha mais significativa contra o tal 'horror', mas foi um avanço.
"Os ratos nas paredes": Lovecraft trouxe um bom ritmo e não exagerou descrições, mas acabou a história de forma repentina nuns parágrafos para lá de confusos. Sei que o autor gosta de falar de pessoas "enlouquecendo", mas achei um fim de conto feito BEM nas coxas. Parece até que estava prestes a estourar o prazo de entrega e aí matou o texto para o editor parar de encher o saco...
“A sombra de Innsmouth": este conto é, entre todos, o que apresentou melhor ritmo e, efetivamente, mais prendeu minha atenção. As descrições de ruas e casas da cidade de Innsmouth, em alguns momentos, foram mais confusas do que esclarecedoras (especialmente para uma cidade 100% fictícia e que, portanto, não temos como ter acesso a mapas ou plantas para uma melhor abstração do movimento dos personagens) e, no final, várias descrições genealógicas ficaram jogadas e confusas. Nada que anule o valor do restante do texto que com as adaptações adequadas poderia gerar até mesmo um capítulo de série de TV.

No cômputo final o livro foi interessante e conseguiu manter “acesso” meu interesse em conhecer mais do universo e gênero de “terror cósmico” inventados pelo autor.

Bianca 26/06/2021

De quebrar a cara de qualquer leitor de horror comum
Anterior a esse livro, meu único contato com Lovecraft eram de como sua mitologia era exposta na cultura pop e geek, então por causa da curiosidade e de uma promoção comprei tal livro, com altas expectativas de ler um horror clássico misturado com ficção científica advinda de um homem chamado por muito como o "precursor" desse tipo de obra, o clássico do clássico e por fim acabei quebrando a cara.
Bom, o livro é formado 4 contos, não é um livro grande e os únicos problemas físicos são as letras e os espaçamentos péssimos, tipo de coisa que dá para relevar.
Falando dos contos, tenho que o primeiro por mais que mostre o clássico de Lovecraft, também mostra seu lado preconceituoso e racista, o q desanima qualquer leitor sensato (mesmo partindo da premissa que alguma vezes é preciso separar a obra do autor), o segundo conto é o puro sonífero, paguei meus pecados lendo tal coisa de tão torturante. O terceiro conto foi tão rápido quem nem consegui me recuperar de tão ruim que foi o anterior. E por último, o único conto que conseguiu realmente me prender, devido uma maior ação das personagem e de todo o enredo misterioso, e foi o único que o considerei merecedor de nota.
Outra coisa que pode deixar algum leitor incomodado em uma primeira leitura é o fato do autor parecer ter uma "tara" em citar outros livros e monstros sem uma explicação ou lógica anterior. E sinceramente, não recomendaria nem ao meu pior inimigo a ler "Nas montanhas da loucura", vai por mim nem na inquisição utilizaram tortura tão ruim, se Dante fosse descrever um círculo do inferno e tivesse conhecido essa obra, com certeza esse conto fazeria parte do último e pior círculo.

Dino 25/06/2021

Ótimos contos, principalmente Innsmouth e Dunwich.
Para mim "Horror em Dunwich" e "a sombra de Innsmouth" funcionaram bastante. Lovecraft sempre deixava bem claro nas descrições que eram locais misteriosos e com cheiro desagradável, população estranha e desconfiada com forasteiros, achei isso semelhante nesses dois contos, são fatores que me agradaram, davam uma grande imersão.

O Caso de Charles Dexter Ward para mim foi uma leitura arrastada, excesso de vocabulário antigo me obrigava a recorrer ao Google muitas vezes a procura de palavras difíceis, mas gostei da história, apesar de ter adivinhado a trama no meio do conto.

Ratos na parede na parede pra mim foi o ponto fraco, não chega a ser ruim mas também não acrescenta muito...

Jenny Vokalnii 24/05/2021

Esperava mais...
Com a quantidade de pessoas que enaltecem a obra de Lovecraft, eu achei que ia acabar me prendendo as histórias. Mas acabei demorando muito para ler, e apesar de interessante no início, é arrastado e lento. Acho que apenas não foi para mim ler esse autor. Apesar de tudo, gostei dessa criação de criaturas e universos diferentes, essa parte é incrível.

Juliana3239 23/05/2021

(EDITADO) Uma leitura que não foi fácil, mas valeu a pena!
Eu levei em torno de 11 dias pra terminar esse livro, mas a impressão que deu foi que levei o mês inteiro. Alguns fatores contribuíram, como o fato de eu estar de ressaca literária, mas também foi um livro com vários problemas pra mim. Por exemplo, a escrita dele é bem mais simples de compreender do que a do Allan Poe, mas achei a do segundo muito mais rápida de avançar.

Vou comentar rapidamente história por história

1° O Chamado de Cthulhu: O famigerado né. O conto mais conhecido do autor e pra mim o mais fraco da coletânea. Além de não ter achado a história nada demais o racismo extremo do autor a cada parágrafo me tirava da história e atrapalhou muito minha imersão.

2° Nas Montanhas da Loucura: História interessante, mas EXTREMAMENTE LONGA. Eu entendo o H.P querer dar um ar mais "real" usando termos técnicos, e descrevendo como ele acha que um geólogo faria, mas ele enche a narrativa de linguiça com isso e deixa a história extremamente cansativa. Por mais interessante que fosse eu não parava de contar as páginas pra ver quanto faltava pra acabar. Foi essa a história que mais me atrasou pra terminar esse livro.

3° Celephais: A primeira vez que eu li eu dormi. Achei injusto julgar a história já que li com sono e resolvi dar uma segunda chance. Que bom que eu fiz isso, um conto curtinho mais muito bonito e cheio de significado, e algo bem diferente do que o H.P costuma escrever. Aqui ele pega no sentimental, eu achei muito bonito e triste ao mesmo tempo.

4° Sussuros na Escuridão: De longe o melhor pra mim. Aqui ele conseguiu criar uma narrativa interessante e foi o único que me deixou com um leve cagaço com o seu final. Mas novamente peca pelas descrições excessivas e tornam a história maior do que o necessário, o que é ruim pq mais uma vez me pegava contando pra ver o quanto faltava pra acabar.

Foi interessante conhecer a obra do autor, principalmente considerando o quanto ele influenciou e ainda influencia as histórias de horror contemporâneas, mas não foi pra mim. Achei muito difícil levar a sério as criaturas que ele descrevia (Montros com cabeça de estrela do mar e caranguejos andando em duas patas e com asas de morcego...uau), e no fim na maioria das histórias eram criaturas que estavam na delas cuidando da própria vida e o ser humano metido ia lá importunar e elas obviamente reagiam como é de se esperar. Muitas inclusive são descritas pelo próprio autor como civilizações evoluídas, com grande domínio de ciência e artes. Pra mim é muito mais fácil me identificar com elas do que com os humanos das histórias.

No fim não me arrependo de ter investido esse tempo, mas não sei se repetiria a dose (talvez, nunca diga nunca).

*EDIT: Alguns dias depois da leitura ainda me peguei pensando em alguns desses contos e acabava abrindo em algumas partes que eu marquei e agora, livre da ressaca, consigo ver bem mais valor em certos trechos. No fim das contas foi uma leitura que me acrescentou bastante, continuo concordando com os problemas que eu pontuei, mas consigo ver mais valor nas partes boas. Então, independente de qualquer coisa, foi um livro que marcou!
Diano 09/08/2021minha estante
Tive o meu primeiro contato com Lovecraft em 2012 e não me arrependo. Adoro a maneira como ele consegue criar a percepçãode horror somente através do mistério, sem escandalos ou ser muito explícito. O desconhecido misterioso modela a imaginação dos indivíduos. Muito bom!

Livros e Chocolate Quente 23/05/2021

Que contos incríveis....
Eu amei os quatro contos reunidos nesse livro, eu vi algumas coisas que me incomodaram por serem de tempos diferentes, isso não isenta as coisas escritas, mas eu amei muito as histórias, foram os melhores contos de terror que eu já li.

Cosmonauta 22/05/2021

Grandes contos, pequenas letras.
Os contos são excepcionais, o defeito da edição é que as letras são pequenas e oe espaços entre as linhas são diminutos, apertados.

Cassia 18/05/2021

Lovecraft e sua mente
O Lovecraft tem uma mente maravilhosa para escrever e poucos entendem e eu fui a que entendeu parcialmente. O livro é formado por quatro contos, são eles: sussuros na escuridão, Ele, Celephaïs e Dagon, de todos esses o que eu menos entendi foi CELEPHAÏS e com esse livro eu entendi muitooo o porquê de toda a polêmica envolto dele e da série inspirada em sua obra(território Lovecraft) a série é muito boa e podemos ver a mitologia Lovecraft em ação. Para amantes do terror e do horror assim como eu, eu recomendo bastante esse livro, e me torno muito fã desse mundo que o lovecraft criou!

(lidos só 2021 em diante) 08/05/2021

É tudo igual ?
Cada conto desse livro parece um plágio descarado do outro. É a mesma premissa enrolada e o mesmo desfecho-sonífero.

O Lovecraft devia ter uma tara absurda no tal do Necronomion. Cita esse livro umas vinte vezes (nem estou exagerando).

No final parecia que tava no começo ?

Milk 04/05/2021

O Caso de Charles Dexter Ward
Livros clássicos são sempre um impasse para mim, porém esse livro me surpreendeu.

Contando desde os descobriments de Charles Ward até sua derradeira loucura, esse livro mostra o desenrolar dessa história e como o jovem vai de um estudioso excêntrico a um louco.

Confesso que a leitura se estendeu bastante por se tratar de um livro do século passado e conter termos antigos que tornam a leitura cansativa para mim, mas valeu a pena para desvendar o final.

Indico esse livro para quem gosta de livros clássicos e que tragam ocultismo, bruxaria e vampirismo em uma trama de mistério e ficção.

Jarbas15 16/04/2021

Decepcionante...
Não sei se a gente vai ficando mais velho e fica mais exigente ou rabugento, ou talvez não tenha prestado atenção. Mas não gostei de nenhum dos contos. Amo ficção, mas essas não desceram redondas. A primeira ia e voltava no tempo que não consegui entender nada, me atrapalhei todo. A segunda passou 90% descrevendo as pedras e quando ia melhorar... acabou e a última foi o contrário, até que estava boa, mas o final foi obvio e simplista. Não recomendo.
Vick 17/09/2022minha estante
Acho que só é ruim mesmo...

Denise Barros 06/04/2021

Sensacional
Intenso do início ao fim. Livro cercado de mistérios que nos entretém com facilidade

1 | 2 | 3 | 4 | 5