Os Melhores Contos de HP Lovecraft

Os Melhores Contos de HP Lovecraft H. P. Lovecraft

Resenhas - Os Melhores Contos de HP Lovecraft

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Jothamon 18/03/2021

Sussuros na escuridão e outros contos
Este livro trás alguns contos de H. P. que mostram um pouco mais dos seres que habitam os livros do autor. Assim, é possível ter um vislumbre maior de tudo que nos cerca.
O horror psicológico continua sendo bem marcante na leitura, mas agora alcança, de certo modo, a nossa realidade. Pois todos que se depararam com estas criaturas ou mundos, mudaram completamente.
Todos os contos são únicos e nos revalam que enquanto alguns conseguem viajar a mundos fantásticos, outros se deparam com pesadelos terríveis. Não importa qual seja, é basicamente impossível que isso seja percebido, ou mesmo provado, para quem está por fora de tudo.
A leitura é bem simples, mas marcante, pois prende a atenção em todos os detalhes, principalmente quando tentamos ver o desfecho final.
Sonho. Verdade. Mentira. Fuga.

Jothamon 15/03/2021

O Caso de Charles Dexter Ward
A história é sobre como um garoto chegou ao patamar da loucura conforme crescia.
Tudo é relatado pelo seu pai, Sr. Ward, e pelo médico e grande amigo da família, Dr. Willet.
A leitura retrata como Charles ficou curioso com os antecessores de sua família e porque uma parte da história simplesmente quase não existia.
Essa busca frenética o levou a um estranho caminho, com rituais, alquimia, viagens e correspondências com algumas pessoas de outras partes do mundo.
Não temos relato pelo próprio jovem Ward, pois ele é o centro da investigação, mas Willet e o Sr. Ward não deixam a desejar quando buscam o que aconteceu, como ocorreu e até como desfazer certas coisas.
O texto usa muito do imaginário do leitor, uma vez que os relatos estão atrelados a sons, odores, sensações e avistamentos. São poucas as vezes que há uma descrição de algo, fazendo com que o psicológico de quem está lendo, seja testado o tempo todo.
É uma leitura simples, mas pesada, não por ser ruim, mas por fazer você duvidar de muita coisa em que acredita. Afinal, é apenas uma história, ou não?
Descoberta. Mudança. Segredo.

BehGon 04/03/2021

Essas histórias são incríveis, algumas partes eram meio devagar e me deixaram entediada, por isso demorei muito pra ler. Mas ainda assim eu amei.

Dê Literatura 14/02/2021

Acho que fiz as pazes com Lovecraft
Desde que minha primeira experiência com Lovecraft não foi lá essas coisas, fiquei bastante receosa de retomar alguns contos dele, mas felizmente me surpreendi positivamente.

Uma vez que compreendi, através do primeiro livro que li, o tipo de escrita e narrativa que Lovecraft utiliza em suas obras eu já fui preparada para a leitura deste que é o volume 2. Com as expectativas baixas e pronta para encarar longos trechos que não levam a lugar nenhum eu consegui aproveitar e gostar da maioria dos contos.

O Caso de Charles Dexter Ward é o maior conto deste livro e foi o que eu senti mais dificuldade de imersão. Em suma a história é boa, mas dá voltas e voltas.

O Horror de Dunwich é o segundo conto deste volume e foi o que eu mais gostei. A narrativa é quase um O Bebê de Rosemary versão cidadezinha de interior e tem um plot muito bom no final.

Os Ratos nas Paredes é bem interessante e me lembrou um pouco O Gato Preto de Edgar Allan Poe.

A Sombra de Innsmouth, numa descrição bem grotesca é o protagonista descobrindo ser a pequena sereia macabra.

De maneira geral os contos tem o aspecto previsível que é a presença do Tchutchuco (não sabe do que estou falando, veja minha resenha do volume 1), pode ser cansativo, mas respeito o autor por ter criado um universo tão detalhado.

Cássia 05/02/2021

Os melhores contos de HP Lovecraft volume 2
Da mesma forma que o primeiro: uma imaginação fantástica! Contos que te fazem pensar como uma pessoa é capaz de imaginar tudo isso, o primeiro livro achei meio cansativo, mas esse foi mais fácil de ler. Recomendo pra quem gostar de horror.

MarceloN0gueira 03/02/2021

Podemos separar a obra do autor?
por @1001_livros

“Os Melhores Contos de H.P. Lovecraft”, organizado pela Editora Prime, nos apresenta a quatro contos de Lovecraft: O Chamado de Cthulhu; Nas Montanhas da Loucura; Celephaïs; e Sussurros na Escuridão”

Logo no primeiro texto, já me vi decepcionado. Escrito em 1926 e publicado em 1928, O Chamado de Cthulhu nos apresenta ao lado racista do autor. Ao se referir aos participantes de um culto da história, Lovecraft utiliza o termo “mestiços ordinários”, seguido pelo uso de “fetichismo negro” para caracterizar o movimento.

Fiz uma pesquisa para entender os posicionamentos do autor e me deparei com as falas de Michel Houellebecq, autor de "H. P. Lovecraft: Contra O Mundo, Contra a Vida", que afirmam que ele, de fato, sempre foi racista. Houellebecq ainda destaca outros trechos problemáticos das obras do autor e associa o racismo às origens de Lovecraft, que cresceu na burguesia da Nova Inglaterra.

Entendo que vivemos tempos diferentes, talvez até seja possível falar da polêmica separação da obra do artista e olhar para o que ele contribuiu às histórias de terror, mas isso é algo que me incomoda. Quando leio esse tipo de posicionamento, não tenho vontade de continuar a leitura. Já vivemos numa sociedade muito preconceituosa para ainda termos que ler esse tipo de coisa durante nosso momento de entretenimento.

Apesar disso, H.P. Lovecraft sabe muito bem contar uma história. O escritor deixa aquele ar de suspense na narrativa, conduz brilhantemente o leitor, que fica cada vez mais curioso com os desdobramentos. O terceiro e o quarto contos são, para mim, os destaques desta coletânea.

Em Celephaïs, adentramos a história de um homem que, nos seus sonhos, viaja por mundos fantasiosos. E eu tenho uma pira muito particular de que, quando estamos dormindo, estamos vivendo em outro plano, então consegui me relacionar com este texto.

No geral, eu gostei bastante, as histórias têm relações com seres extraterrestres, uma temática que curto muito. Mas, apesar de querer terminar este livro, nunca mais pretendo pegar outro livro de Lovecraft, porque, infelizmente, os posicionamentos racistas são mais fortes para mim.

site: https://www.instagram.com/p/CK1eawLDt3E/

Massasa 28/01/2021

Os melhores contos de H.P.lovecraft
Todos os contos são muito bons, em especial o "sussuros na escuridão" que trás um terror psicológico singular.

Cássia 26/01/2021

HP Lovecraft
A linguagem é rica, cheia de detalhes e uma narrativa que te faz pensar: de onde surgiu tanta imaginação.

Isaak 25/01/2021

Bom, mas falta algo
Eu gosto da sensação de me conectar com um personagem, mesmo que seja para odiá-lo, e senti falta dessa conexão nos quatro contos desse livro.

O livro é bom, acho que o seu maior trunfo é fazer você imaginar o universo criado, e pensar nas possibilidades do que pode ou poderia ter acontecido além do que foi narrado, já que os contos em si parecem ter sido narrados por alguém que conhece a história de forma parcial. O que faz parecer que toda a mitologia contida no mesmo é real. Em contrapartida esse detalhe tbm faz parecer que falta algo.

Dalton 23/01/2021

Cthulhu é mero coadjuvante
Terminei o volume 1 da Coletânea "Os melhores contos de H. P. Lovecraft" e tenho algumas considerações com relação aos contos.

"O chamado de Cthulhu": é curto, praticamente não fala do famoso monstro e, apesar de bem escrito, é moroso na apresentação da história devido a tentativa incansável de criar uma atmosfera de desespero via excesso de adjetivações "psicológicas". Esperava bem mais tendo em vista a dimensão POP do personagem na indústria do entretenimento. Ele se mostrou mero coadjuvante de seu próprio conto.

"Nas montanhas da loucura": traz uma aventura na Antártica. Também peca na morosidade para fazer as revelações, gastando bastante tinta com adjetivações psicológicas. Em contrapartida, tem bem mais conteúdo que o conto do Cthulhu e daria bom subsídio para um filme que não se limitasse apenas a história, mas a ampliasse com mais aventura, embates diretos com os "Antigos" e explorasse a possibilidade de a região ser uma porta para um conflito civilizacional global. Algo como o filme "Eu, robô", que ao invés de adaptar os contos de Asimov, opta por criar uma história no mesmo universo ficcional. O maior desafio, a meu ver, seria entender as descrições da cidade retratada no conto, pois são confusas.

"Celephaïs": uma conto bem curto e até positivo sobre a imortalidade (?). Apesar de não ser o foco entrar em muitos detalhes sobre o mundo maravilhoso que o personagem visitava em sonhos, à luz das teorias hipongas de que podem ser dimensões paralelas visitadas por nossas consciências durante o sono, os "reinos " retratados poderiam ser pontos de referência para histórias fantásticas muito ricas.

"Sussurros na escuridão": este achei o conto mais equilibrado, com adjetivações menos forçadas e um ritmo um pouco melhor (aliás, será mesmo que o autor resolveu tudo/melhorou ou fui eu que em plena dissonância cognitiva comecei a gostar do que antes me incomodava, já que insisiti a me expor mentalmente tal estilo de leitura? Nunca saberei.). A história segue o estilo dos dois primeiros contos, narrada em primeira pessoa e no formato de relato escrito para a "posteridade" em forma de alerta de "não ponha as patas e fuça neste tema críptico". Traz um crossover com os "Antigos" de "As montanhas da loucura", ainda que as descrições não batam entre si (mas Lovecraft deixa uma desculpa sobre evoluções locais).

Os contos valem a leitura e, de quebra, tornam a experiência de jogar boardgames, como "Elder Sign", mais interessante.

#Contos #Lovecraft #hplovecraft #cthulhu #boardgames #ElderSign #literatura #terror #literaturafantastica

Mari158 15/01/2021

Os Contos de HP Lovecraft
Sempre quis ler muito os contos dele, porque sempre ouvi que eram muitos bons, mas lendo ao longo do dia, admito que esperava mais. Pretendo dar mais uma chance mais pra frente. Eu não gostei, mas se quiser der uma chance, fica a vontade. Hoje, com o que eu li, não indicaria.

Dê Literatura 13/01/2021

Lovecraft não é Poe
Este foi o meu primeiro contato com H. P. Lovecraft e eu tinha uma expectativa muito grande em relação a ele porque amo a escrita de Edgar Allan Poe e estes dois autores sempre eram citados como semelhantes nas literaturas.

Todo o universo que Lovecraft criou é incrível, o mito do Cthulhu (que só consigo ler como Tchutchuco não me pergunte porquê) é super detalhado e o primeiro conto sobre ele "O Chamado de Cthulhu" prendeu minha atenção. Entretanto muitas partes são lentas demais o que acabou fazendo com que eu achasse a leitura bem cansativa.

Isto não quer dizer que os contos são ruins, o conteúdo abordado é super interessante, todos os contos conversam através do Cthulhu. Mas o ritmo que a narrativa acontece é o que fez com que eu me sentisse desencantada com o autor.

Pretendo ler mais Lovecraft sim, agora preparada psicologicamente para não achar que vou encontrar uma narrativa como a de Poe, assim talvez eu possa aproveitar melhor as histórias.
@litera2023 21/01/2021minha estante
Ameii o título ?Lovecraft não é Poe? kkk

Dê Literatura 21/01/2021minha estante
Hahahahaha... Ai amg, quando a gente estuda literatura inglesa gótica os dois sempre aparecem além como sinônimo um do outro, mas eu não vejo assim agora que conheci a escrita dos dois. Poe para mim continua sendo o melhor escritor clássico dessa temática

@litera2023 21/01/2021minha estante
Eu não discordo de vc kkk

capitu 30/12/2020

Estava com muita expectativa nesses contos e acabei não gostando muito.

1 | 2 | 3 | 4 | 5