Neoliberalismo como Gestão do Sofrimento Psíquico

Christian Dunker

Resenhas - Neoliberalismo como gestão do sofrimento psíquico

Baconzitas 05/04/2024

Bem feito, mas chato
Procurei pensando (e desejando) mais sobre psicanálise e diria que 70% ou mais do livro é sobre economia

Bem escrito, mas chato ?

Rodrigo 21/01/2024

Neoliberalismo
O livro "Neoliberalismo Como Gestão do Sofrimento Psíquico" de Vladimir Safatle investiga as relações entre neoliberalismo e saúde mental. Safatle argumenta que as políticas econômicas neoliberais afetam negativamente o bem-estar psicológico ao promoverem competitividade extrema e individualismo. Ele explora as implicações emocionais dessas dinâmicas sociais, oferecendo uma análise crítica das consequências psíquicas do neoliberalismo.

Gabriel 31/12/2023

É um livro muito bom que permite ao leitor a percepção de como o neoliberalismo atua de forma a propiciar a extração de proveito (lucro e produtividade também) a partir da gestão do sofrimento, tudo a partir de um prisma psicanalítico.

Bia 25/12/2023

"A economia é só um meio, o nosso objetivo eh mudar
" mentes e corações" Margaret Thatcher!
neoliberalismo é uma nova identidade a partir da despolitização da vida, da quebra da sociedade, do indivíduo que não precisa dos outros e nem de um estado que o proteja. vamos desmontar o estado e dar poder aos indivíduos!! o indivíduo empresa, o indivíduo proprietário de si, q não precisa de lei trabalhista, não precisa de seguridade social... vc é livre pra vender sua propriedade no mercado sem qualquer proteção social, e se vc não estiver satisfeito vc pode sempre melhorar. se eu sou individuo empresa eu vou querer sempre potencializar meu capital humano, certo? logo eu devo sempre investir, todo tempo é tempo de investimento, é tempo de trabalho, é dinheiro... e você não pode parar pq sempre tem alguém querendo ser melhor que você, a concorrência tá a mil. A vida hoje é vista numa lógica empresarial. E o que isso gera? Novas formas de sofrer!! Não é por acaso que a depressão se potencializa na emergência do neoliberalismo. A depressão também pode ser vista como a potencialização de uma autocobrança, a sensação de que tudo que vc faz não é suficiente que vc deve perfomar e melhorar todos os dias. Ou seja a cobrança já não é externa a você, a cobrança foi internalizada a você. Não há necessidade de um gerente d um fiscal de uma lógica disciplinar, vc internalizou essa autocobrança, o capital humano é você, você é sua empresa logo vc deve potencializar a sua performance. Profunda insegurança pq tudo que vc faz não é suficiente... Pq afinal vc continua sendo um trabalhador mesmo não enxergando isso, um trabalhador >sem proteção social< A depressao vai ser a materialização do fracasso, nessa tentativa de se autovalorizar nessa tentativa de investir e melhorar a cada dia, Não por acaso a DSM-III vai tratar a depressao de forma biologizante, não como a depressao fosse um reflexo da nossa forma de vida social, e sim como um problema biológico, individual, ou seja só pode ser tratado com medicamentos. Ou seja uma indústria passa a vender medicamentos para tratar e aumentar a perfomance e para fazer o indivíduo lidar com o sofrimento cotidiano. A população e a classe trabalhadora passa a viver a base de medicamentos para suportar o fardo da existência, de um amanhã incerto, de uma vida despolitizada, com indivíduos sem qualquer vínculo. Temos um mercado livre, indivíduos livres, se vendendo ao mercado e o mais forte sobrevive .
( Lido em outubro )

luaa 17/09/2023

Este livro é bem completo com os vários artigos, e faz uma leitura real sobre a nossa sociedade atual. o básico resumo, é perceber que além de um funcionamento econômico, o neoliberalismo estrutura as nossas relações, a forma como nos vemos... culpalizando os sujeitos, caso não tenha sucesso e se houver sofrimento, também na linha da autoculpalizacao. necessário! principalmente para um olhar psi, sobre as construções de diagnóstico.

Henrico.Iturriet 20/07/2023

Neoliberalismo
Esse sistema econômico é uma merda, o neoliberalismo é traiçoeiro e faz todo mundo acreditar o inverso do real. Ele tem tudo, menos o discurso da realidade material.

CharlesSouto 14/07/2023

Uma obra profícua.

Convite a reflexão e entendimento para além da teoria do Neoliberalismo mas também como forma de vida e controle.

Debate atual.

Gessica 04/05/2023

Essa obra possui bastante termos técnicos, principalmente na parte da psicanálise/psiquiatra, então a leitura tende a ser mais complexa pela utilização desse vocabulário.
Mas no geral, é possível compreender a mensagem que os autores trazem. O neoliberalismo se constituiu uma doutrina econômica e política, que entranhou nos modos de vida da sociedade através de discursos de cunho moral e subjetivo, a fim de persuadir os indivíduos de que estes são responsáveis pelo seu próprio fracasso ou sucesso, ignorando todo o contexto social e o cenário político em que estas pessoas vivem, trazendo a concepção de que cada pessoa é um sujeito-empresa. Daí o discurso exacerbado do empreendedorismo, que se naturaliza a ponto de hoje tudo ser visto como sinônimo de mercado e objeto de lucro: a saúde, a educação, a própria segurança, e até as coisas particulares da vida.
O discurso neoliberal, as modificações de palavras e vocabulários foram elementos chave para a transformação da mentalidade que hoje domina o pensamento e é a causa de comportamentos como a competição entre as pessoas, seja no ambiente profissional ou pessoal (a concepção de que é sempre preciso ser melhor que os outros), o individualismo extremo, ver se a si mesmo como um empreendedor de si, sensação constante de ser deixado para trás, a pressão pelo sucesso e pelo acúmulo de riqueza, produtividade em tempo integral, sendo responsáveis pelo aumento, nos últimos anos, de doenças mentais, como a depressão e a ansiedade.

Vinoca 25/01/2023

Necessário para entendermos o que acontece hoje no mundo
A obra explícita como o neoliberalismo atua em nossa sociedade, fomentando decisões egóicas dos cidadãos de uma sociedade capitalista que tem como objetivo apenas a conquista e o acúmulo de bens materiais, pois esses são os únicos que podem significar uma superação do sofrimento que experienciamos em nossa existência. O sofrimento, denotado na obra, é um demarcador de uma "falha" do sujeito que não empreendeu direito, não colaborou como deveria, assim o trabalhador sofre demasiadamente, interpretando que a miséria que vivencia é obra dele mesmo, por conta das supostas escolhas livres que tomou, desviando o foco do verdadeiro problema, o problema sistêmico que permeia sua vida e tenta lucrar com ele de todos os modos, até mesmo quando ele sofre, ofertando, no sentido mercantil da palavra, salvações divinas e remédios que talvez ele não precise. Desse modo, o sujeito se perde do mundo onde habita com os demais, se tornando um narcisista sofredor que, algumas vezes, pode ter reações violentas com os outros indivíduos da sociedade, não violentando em hipótese alguma, o neoliberalismo, seu algoz vil.

Alan Alves 26/12/2022

Aqui temos uma grande compilação bastante necessária para entender como o sofrimento psíquico se molda a partir do contexto econômico e ideológico. O sofrimento é coletivo, e não individual como a doutrina neoliberal insiste em empurrar goela abaixo.

marina510 26/11/2022

muito bom, ótimo livro introdutório pelas reflexões iniciais que propõe e como abrange vários tópicos, relacionando-os: passando do liberalismo para o neoliberalismo, a crítica aos principais teóricos do tema, a evolução do pensamento e tratamento de psicopatologias, mídia, dsm, etc etc etc. super vale a leitura

Denise 09/08/2022

Neoliberalismo como gestor do sofrimento psíquico
Neste livro é apresentado um trabalho incrível de pesquisa e estudos acerca de como o neoliberalismo afeta e contribui para l sofrimento psíquico, ou melhor, define o que é o sofrimento psíquico da sociedade contemporânea, de forma que a psicologia e a psiquiatria entendem e conceituam os transtornos mentais, visto pela evolução dos DSM, bem como promovem os cuidados em saúde mental, e a contribuição para a cultura da indústria dos psicofármacos. Discute-se o conceito de liberdade (especialmente do mercado), o qual se funde com o de felicidade almejada por todos (sucesso/fracasso); bem como o fato de que passamos a ser vistos e nos vermos como empresas, que precisamos nos autogerir, estabelecer metas, ser produtivos. É uma leitura complexa, mas necessária.

Fabim.Silva 01/08/2022

Criticismo abrangente de políticas neoliberais
Queria ter feito essa leitura ainda em época de graduação. Os estudos abordados conseguem trazer distintas análise e perspectivas dos males do capitalismo contemporâneo, sobretudo à área de saúde mental. Alguns pontos discutidos já possuem uma certa notoriedade, porém, o livro vai além em ilustrar diferentes desdobramentos que insidiosamente delimitam nosso sofrimento psíquico. Entende-se que grande parte do mal estar que sentimos no cotidiano é deliberamente estimulado e explorado. O exercício da liberdade é, paradoxalmente, a submissão latente as recentes normas sociais balizadas pelo predatismo econômico. A proposta do livro era realmente a que eu imaginava, o olhar desconfiado à realidade prática reafirma as ideias e problemas apontados pelos autores, a minha avaliação se amplia na medida em que a obra trouxe aquilo que eu estava buscando, além de expandir e complementar o criticismo social em escassez, característico, sobretudo, nos (des)governos recentes.

Rhuan Maciel 25/07/2022

Apesar de saber muito pouco da teoria psicanalítica e ela ser amplamente utilizada na construção do saber teórico do livro, a leitura foi muito esclarecedora e importante. Desse modo, a obra delimitou muito bem a ação do neoliberalismo como criador e gestor so sofrimento psíquico, debatendo com os conceitos de liberadade da escola de chicago e outros autores que pautam o debate atual.

Em segundo plano, vale ressaltar o grande papel da ideologia e a maneira como ela se infiltra na psique das pessoas, subjetivando conceitos neoliberais. Isso acarreta no adoecimento mental sem que se perceba que interiorizou essas ideias. Por esse motivo não é possível dissociar a economia neoliberal da psicologia neoliberal, uma vez que esta é necessária para a validação daquela, dominando os indivíduos psicologicamente, fazendo-os achar que a realidade e a verdade são as verdades neoliberais. O ser humano aqui enxerga-se como uma empresa, em que seu sucesso e sua falha dependem apenas de si mesmos, ou da maneira que a “empresa” foi gerenciada. Essa mentalidade exaure a culpa do Estado e do sistema, transpondo-a para cada pessoa individualmente.

Outro ponto importantíssimo é a discussão sobre a maneira como a psiquiatria e a psicologia moderna tratam o tema, já que não procuram ser etiológicas e acabam por fazer o que o mercado farmacológico quer. Essa questão transformou a psiquiatria em apenas uma tratadora de sintomas, uma máquina de receitar farmácos. Entretanto deve-se citar que os autores não estão atacando o uso de medicamentos, mas apenas criticando o uso de medicamentos como único fim do tratamento, o que acaba colocando o adoecimento mental como um simples mercado, em que sua propagação traz mais lucros. Dessa forma, quanto mais pessoas forem diagnosticadas com algo, mais vantajoso é para a big pharma. Isso lembra bastante o conto de Machado de Assis, O Alienista, que reflete sobre a definição de loucura e leva Simão Bacamarte a prender toda cidade na Casa Verde. Basicamente, algo muito similar acontece na realidade, em que o diagnóstico é feito com critérios condescendentes aos interesses de quem financia, assim é favorável que todos possam ser encaixados com algo.

Além disso, existe a tentativa de tornar inúmeras doenças mentais como consequência exclusivamente biológica, o que sabe-se não ser uma verdade (ou pelo menos não é provado de forma alguma), embora seja muito propício para a conjuntura do mercado neoliberal. Portanto é inexorável a volta da procura pela causa do sofrimento psíquico, buscando fugir dessa ideia de enhancement humano que assola o consciente do mundo inteiro.

Com tudo isso posto, e sabendo que não contempla tudo que foi debatido no livro, urge a necessidade de disputa nesse campo que cada vez mais se emaranhou com a perspectiva neoliberal. Por isso cresce a responsabilidade de luta contra esse sistema e essa ideologia, as quais apenas reificam o ser humano em todos os níveis possíveis, acarretando um grande sofrimento e sendo um empecílho na vida humana.

carolmc_ 06/07/2022

Leitura difícil
Como leiga, achei uma leitura difícil, mas consegui entender a profundidade da crítica. Nem tudo se resolve com terapia, nem tudo é patologia, o meio importa muito para o sofrimento psíquico, com cobranças desumanas e pouco retorno.