Eu fico em silêncio

Eu fico em silêncio David Ouimet

Resenhas - Eu fico em silêncio

Rafael Mussolini 26/04/2024

Eu fico em silêncio de David Ouimet
"Eu Fico em silêncio" é um livro escrito e ilustrado pelo americano David Ouimet e foi lançado no Brasil pela Companhia das Letrinhas em 2021. David também é músico, portanto, é possível perceber alguns elementos em suas obras onde literatura, ilustração e música se entrelaçam. “Eu fico em silêncio” trata de temas mais densos ao nos apresentar a uma personagem tímida que usa do silêncio como parte de sua fuga. Conforme texto e ilustrações vão nos apresentando a essa menina aparentemente triste e introvertida, vai discutindo sobre temas como o próprio silêncio que nomeia a obra, sobre timidez, diferenças, identidade, individualidade, não adequação, não pertencimento, preconceito e descobertas.

Apesar de se apresentar em um formato que normalmente associamos aos livros para crianças, “Eu fico em silêncio” é uma daquelas obras que podem ser indicadas para todas as idades. Suas reflexões são capazes de alcançar diferentes tipos de pessoas e nos conectar com diversos assuntos que fazem parte da nossa formação enquanto indivíduo, além de ser uma metáfora inteligente sobre a sociedade e as relações. O livro ilustrado se torna um suporte interessante para essas explorações.

O autor faz um contraponto entre silêncio e barulho através do texto e das ilustrações que é bastante criativo. O próprio David Outmet diz trabalhar neste livro com uma espécie de “tensão entre silêncio e som”, o que ganha proporções ainda maiores com suas imagens que são mais sombrias e obscuras.

"Às vezes, eu fico em silêncio. Quando eu falo, ninguém me entende. Então eu fico em silêncio".

O silêncio aparece como resposta a todas as inadequações. A personagem caminha por cenários ricamente ilustrados e cheios de mensagens onde os barulhos representam os incômodos e os livros aparecem como a sustentação para lidar com a realidade.

"Às vezes, quando fico em silêncio, eu leio. Quando leio, sei que existem línguas que ainda vou falar. Quando leio, sei que existe um mundo inteiro debaixo dos meus ramos".

Ao mesmo tempo que o livro vai explorando como a timidez parece nos isolar em um mundo onde não há espaço para intervenções e interações, também vai mostrando que a roda da vida não permite estagnação e que independente de qualquer coisa essa roda gira e nos leva a algum lugar. É pelo campo da leitura, dos livros e da imaginação que a personagem vai se reconhecendo como parte de algo. É onde seu mundo se expande.

É bonita a forma como o autor credita todas as transformações vividas pela personagem ao seu encontro com a arte. Cada um possui uma maneira única de falar e de se fazer ser ouvido e algumas delas podem não ter nada a ver com quem fala mais alto. “Eu fico em silêncio” é um livro sobre a conquista da própria confiança.

site: https://rafamussolini.blogspot.com/2022/12/eu-fico-em-silencio-do-david-ouimet.html

Dry 13/12/2023

"Nem sempre estou ouvindo. Meus pensamentos vagueiam por outras coisas."

Bem curtinho, categorizado como um livro infantil, mas na verdade, acredito que só um adulto realmente entenderia o peso das palavras.. só alguém que um dia foi uma criança sozinha, mesmo cercado por outras crianças. As pessoas são complicadas, e tendem a demonstrar desde cedo, quando ignoram outra criança, excluem ela, praticam bullying, quando na maioria das vezes os adultos tratam isso com naturalidade, mal sabem os traumas que estão sendo gerados. Viver em sociedade desde muito cedo pode ser doloroso.

Pandora 18/07/2023

Que livro é esse?!?!
Estou presa nessa atmosfera sombria, naquela minha outra vida da qual nem me lembrava mais.
Amei bem amado.

Monique 11/05/2023

Achei esse livro muito lindo, tanto os desenhos quanto a escrita. Agradeço ao meu professor por ter me indicado.

Silvana137 29/11/2022

Que livro profundo
Um livro tão pequeno, com poucas palavras, mas tão profundo.
Sobre uma menina tímida introvertida, que fica em silêncio por se acanhar num mundo barulhento. Mas ela lê e o mundo se abre e ela voa .. é perfeito lindo, poético e tem verdadeiras obras de artes estas imagens David ouimet entrega um conteúdo rico de uma forma mágica e essas imagens são deleite aia olhos.
Não é só infantil, é para todas as idades ..
Indicadissimo...

marcosandrade.e 13/11/2022

Com ilustrações lindíssimas, o livro traz uma personagem tímida e introvertida, um tipo pouco representado na literatura infantil.
É um prazer de ler e olhar as figuras, li com a minha irmãzinha de 9 anos e adoramos.

Biblioteca Álvaro Guerra 21/09/2022

Uma garota tímida e introvertida se sente deslocada no mundo tão barulhento em que vivemos. Mas o poder da imaginação e o conforto dos livros podem trazer a esperança de que sua voz finalmente seja ouvida...
Nesta história emocionante para pequenos e grandes leitores, somos convidados a refletir sobre nosso lugar no mundo e o poder transformador que uma boa história pode ter na vida de alguém.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788574069135

Maisa 14/06/2022

Lindíssimo
Um dos livros de ilustração mais lindos que tenho!

Gostei muito de tudo, a leitura foi muito boa!

Amei!

Káh 05/04/2022

Que livro simples e profundo.
Ele é curto, com uma linguagem bem simples, com ilustrações belíssimas e me tocou tão profundamente.

Estou absolutamente encantada e impactada

Giu 24/01/2022

O livro e uma porcaria ele fala que uma garota espera por uma dia que ela vai poder falar pro mundo o que sente sem sentir vergonha ou remorso sendo que esse dia pode nunca acontecer então ela iria morrer lá sem falar como se ela soubesse uma lingua que só ela sabe falar e fica esperando alguém aprender também como se depender de alguém fose essencial pra ela simplesmente falar sendo que ela tinha sei lá uns 8 anos pra ter aprendido que ninguém ta nem ai pra ela então pq ela ainda depende dos outros!

Valéria Alessandra 31/12/2021

Canto o silêncio o mais alto que posso...
Essa história é uma homenagem aos livros e seu poder de acolher e transformar, a todas as crianças diferentes, deslocadas e/ou sozinhas, inclusive aquelas que ainda vivem dentro de nós.
Obrigada pela indicação, Neil Gaiman!

Francisco 31/10/2021

Silêncio
Um livro simples mas divertido ?
Uma menina é timída e sem ter vontade de se relacionar, vivendo em uma sociedade de todas as pessoas parecidas

Aline164 04/09/2021

Queria ter escrito esse livro!
Sou eu todinha na infância e adolescência...

A combinação de ilustrações e texto é perfeita. Essa história da garota deslocada e silenciosa em busca da própria voz é muito linda e delicada.

Mila F. @delivroemlivro_ 28/08/2021

direcionado a todos os públicos, pois, facilmente, pode ser lido sob diversas perspectivas, extraindo de sua histórias novos significados.
Sou tão apaixonada por livros infantis e juvenis que, às vezes, não entendo porque não leio mais esse tipo de livro. Deparar-me com uma história como a de EU FICO EM SILÊNCIO deixou-me estarrecida, encantada e emocionada tanto com a história em si (e seus ressignificados) quanto pelas ilustrações belíssimas.

Aqui em EU FICO EM SILÊNCIO, vamos acompanhar a história de uma menina que vive de maneira solitária no seu dia a dia, ela saí de casa vai para a escola e durante esse tempo todo costuma ficar em silêncio, porque não se identifica com as pessoas e os barulhos a sua volta, porém ela compreende que tem algo importante para falar e que sua voz um dia será ouvida.

Essa menina sente isso, principalmente, quando encontra-se lendo, pois é nos livros que percebe que não está sozinha e que todas as pessoas são diferentes e tem suas particularidades. Uma mensagem verdadeiramente linda.

Porém, como já mencionei, não é só as palavras do livro que encantam em EU FICO EM SILÊNCIO, pois há muito que não foi dito presente nas ilustrações, mostrando uma sociedade industrial, com desenhos onde as pessoas são retratadas de maneira bizarra e até mesmo hipnotizadas. Outro contraponto dessa história são as cores e tons escolhidos, pois eles remetem a solidão da garota, a sua timidez e a forma como ela se senti num mundo barulhento e às vezes opressor.

Essa menina apenas encontra o conforto que necessita, nessa fase de sua vida, quando utiliza sua imaginação e dentro das páginas de um livro. EU FICO EM SILÊNCIO é um daqueles livros que tomam significados diferentes de acordo com a fase que a pessoa tem quando o lê.

Por exemplo, para uma criança que lê esse volume poderá vislumbrar algo mais literal e interpretar como um incentivo a leitura e a criatividade; já para um jovem a mensagem é a de superação ao bullying, timidez , etc. e encontrar conforto e compreensão em coisas que nos fazem feliz, além de ajudar a entender a abraçar o diferente; já para um adulto a mensagem pode ser a de tentar falar e expor mais seus anseios, suas ideias porque elas podem mudar o mundo e ajudar a superar obstáculos.

O fato é que a mensagem é única, recorrente e precisa em EU FICO EM SILÊNCIO, devemos perceber todos os seres humanos como seres únicos e capazes e que o silêncio e a fala são contínuos em nossas vidas e que é a partir dessas escolhas que podemos fazer algo diferente para nós e para os outros.

site: www.delivroemlivro.com.br

Mah 13/08/2021

"Às vezes, quando eu fico em silêncio, eu leio."
"Queria que este livro já existisse na minha infância; talvez tivesse me sentido menos sozinho." - Neil Gaiman.
É um livro curto, com poucas palavras e lindas ilustrações. Contudo, valeu cada centavo.