A Farmácia de Ayn Rand

A Farmácia de Ayn Rand Dennys Garcia Xavier

Resenhas - A Farmácia de Ayn Rand

Yara 04/03/2024

Ayn Rand sob o olhar de Dennys Xavier
Obra excelente para entender melhor o pensamento de Rand e suas inspirações teoréticas aristotélicas. O processador Dennys traz a cada capítulo doses do que deveríamos prestar atenção para uma compreensão mais profunda da autora.

Letícia Mapeli 01/02/2024

O que falar desse livro? A começar pela estética, que é uma das mais lindas que já vi - a capa enche os olhos. Simplesmente apaixonada pela filosofia de Rand e com a escrita e raciocínio de Dennys Xavier. Tive pé atrás com a filosofia randiana por muitos anos até que, de tanto a Lara Nesteruk falar dela, resolvi deixar os preconceitos de lado e conhecer. Simplesmente fantástico e brilhante o que o objetivismo tem a nos dizer, a nível pessoal e social.

Aline 23/04/2023

De fato, uma farmácia.
Doses homeopáticas das ideias fundamentais que continuem o Objeyivismo, corrente filosófica criada por Ayn Rand, que realça o indivíduo, que o coloca no centro de qualquer discussão ética, moral, política...

Mas, ok... calma!

Está obra do Prof. Dennis Xavier é, sem dúvidas, um produto de seu tempo. Trata-se de adequação da filosofia ao tempo RM wue vivemos. Por isso, as menções as redes sociais, aos "cancelamentos" da Internet são frequentes. É, em minha opinião, o livro ideal para a imersão inicial neste mundo filosófico. Afinal, com linguagem fluida e atual, referência aos tempos em que vivemos, o autor inicia a obra apresentando o nascimento da filosofia grega.

Suas bases estão ali, juntamente com diversas referências (que instigam e encaminham o leitor à pesquisa); referências à Ilíada e Odisséia de Homero, à A República de Platão, aos mitos gregos...

Tendo situado o leitor àqueles tempo e local, o autor apresenta os elementos essenciais da filosofia grega que embasam o Objetivismo: liberdade, pragmatismo, racionalidade, incerteza do futuro. Tratam-se de fundamentos a partir de Aristóteles.

Apenas depois, o autor entra no Objetivismo e o apresenta: "pensar racionalmente é um ato de vontade". Destaca a apreensão da realidade como de fato é, sem qualquer misticismo ou desejo. Por consequência, a razão é o único guia para a ação do indivíduo.

Após apresentar de forma geral o Objetivismo, o autor apresenta a Ética Objetivista, ou seja, os padrões morais necessários à esta mente racional. E aqui nos deparamos um dos termos mais deturpados atualmente: o egoísmo, que não teria valor negativo, tratando-se simplesmente da preocupação do indivíduo com seus próprios interesses. Se a vida é o mãos alto padrão moral do homem, por que seria errado preocupar-se com si? Assim, Rand criou "A virtude do egoísmo".

E o autor segue apresentando aspectos do Objetivismo: o anticoletivismo, a burrice do racismo, o capitalismo e a felicidade (inclusive, em termos aristotélicos).

Em seu epílogo, o autor retoma os pontos comuns da filosofia de Ayn Rand com o que nos deixou Aristóteles. E, por fim, há transcrição de conversa com Lara Nesteruk, uma grande divulgadora da filosofia se Rand no Brasil. E, caso você ainda esteja em dúvida, sugiro que assista o vídeo desta conversa, disponível no YouTube.

Após ler A Farmácia de Ayn Rand creio que o leitor possuirá as bases necessárias para ler Ayn Rand e os Devaneios do Coletivismo, obra que traz uma série de artigos sobre a autora e sua filosofia. Apenas após este, sugeriria que o leitor passasse a ler as obras da autora.

Eduardo.Menezes 30/12/2022

Excelente introdução
O professor faz uma análise minuciosa da história da filosofia e como ela serviu de base para Ayn Rand e sua linha filosófica. Excelente introdução para quem quer aprender sobre o Objetivismo.

Pedro Turolla 22/01/2023minha estante
Curioso o modo como a leitura deste livro de apresenta de forma diferente para cada pessoa. No meu caso o foco já não foi tanto para o lado religioso. Meu foco foi mais em questões de decisões político/sociais.
Mas o mais curioso é observar que pessoas que se destacam, ou "pensam fora da caixa", são consideradas "polêmicas" simplesmente por terem uma visão diferente. E os defensores da tolerância não toleram quem pensa diferente, tornando-nos "polêmicos".

Israelteixeira 22/04/2022

Quebras de paradigmas
Algumas argumentações interessantes que podem quebrar paradigmas, deixe seus conceitos de lado antes de iniciá-lo. Não achei a linguagem tão acessível.

Ivan 13/02/2022

Objetivismo
Escrito por Dennys G. Xavier, pós-doutorado em filosofia antiga e um dos maiores e mais autorizados divulgadores de Ayn Rand no Brasil. Ayn Rand foi uma escritora e filósofa nascida no ano 1905 em São Petersburgo, na Rússia. Foi uma das testemunhas da queda do império Czarista de Nicolau II e da implantação do comunismo pelos revolucionários Bolcheviques após a revolução russa.

Este livro foi lançado durante o movimento de descoberta de Ayn Rand no Brasil. Apresenta, em linguagem acessível e cientificamente precisa, alguns dos conceitos fundamentais da ética do Objetivismo, filosofia concebida por Ayn Rand, construindo uma espécie de pequena “farmácia” composta por doses de anticoletivismo, de antiestatismo, de racionalidade e de egoísmo virtuoso. Nele são explicados os conceitos básicos do Objetivismo e, principalmente, como sua aplicação no mundo real é decisiva na construção de indivíduos racionais, independentes, íntegros, honestos, justos, produtivos e orgulhosos, essenciais para um futuro melhor.

Segundo o autor, o objetivismo é uma maneira de não nos iludirmos com aquilo que achamos ideal em nossa mente. O mundo não é como idealizamos, portanto precisamos focar no que é real.

É dividido em três partes: Começa com uma ótima introdução histórica das origens do pensamento filosófico. Apresenta elementos que situam o leitor diante de condições específicas do nascimento dessa peculiar forma de racionalidade, baseado nas origens remotas do pensamento grego antigo. Avança para a caracterização do chamado "Objetivismo" proposto por Rand. E conclui com um diálogo do autor com a influenciadora Lara Nsteruk, entusiasta da visão objetivista.

Um boa leitura, não somente pela linguagem acessível, mas também pela ordem lógica e as transições inseridas entre os capítulos. Um assunto vai levando a outro. Tudo vai se conectando, exatamente como acontece em uma conversa corriqueira. Esta obra é um bom exemplo de síntese para conhecer as ideias de Ayn Rand.

Um bom livro sobre Ayn Rand e o Objetivismo. Leitura recomendada!

Marcella.Pimenta 02/11/2021

Pra começar a conhecer Ayn Rand
Os 2 primeiros capítulos são mais chatos de ler, porque dão um contexto filosófico geral. Apenas após umas 50 páginas é que se começa a expor o objetivismo de Ayn Rand.

O capítulo 6, "racismo e capitalismo", vale o livro todo. Leiam com atenção.

Embora eu não concorde com vários pensamentos de Rand, creio que, em tempos de sentimentalismo exacerbado, em que o que se sente está acima da razão em todas as esferas, as ideias dela nos devolvem um olhar sem paixões irracionais.
Pedro Turolla 22/01/2023minha estante
Prezada concordar com tudo seria impossível, mas como bem destacou: trazer a razão para o debate é o foco principal. Até mesmo porque vivemos em uma realidade distinta da autora.

Bruno 25/09/2021

Dennys Garcia Xavier é um dos principais acadêmicos brasileiros dedicados a Ayn Rand.
Seu livro Devaneios do Coletivismo, da coleção Breve Lições da LVM é a obra nacional mais completa e acessível sobre a autora.
A Farmácia de Ayn Rand poderia seguir o mesmo caminho, mas acaba ficando na sombra do livro anterior.
Com inúmeras citações ao livro anterior e poucas ideias novas, o livro é quase um postscript da principal obra de Xavier.
A primeira parte do livro, uma análise da filosofia antiga (expertise do autor), encontra pouco elo com as partes consecutivas. A última parte, uma entrevista com uma influencer do Instagram, amiga do autor, é superficial e assume um tom essencialmente propagandista ao autor e suas obras.
O miolo do livro é o que, de fato, se dedica a Ayn Rand (talvez nao mais do que 80 páginas).
De novo, fica apenas uma interessante discussão acerca da coexistência do Objetivismo e de crenças religiosas.
Um livro aquém da capacidade do autor e do potencial da filosofia randiana.
Pedro Turolla 22/01/2023minha estante
Entendi o seu comentário por já ter lido a obra da coleção Breves Lições, mas acredito que este livro é um compilado para tornar a obra mais acessível ao público que não conhece a autora. Talvez o intuito dessa publicação seja realmente trazer publicidade para as demais obras.

Niájera 25/07/2021

Leitura necessária
Ayn Rand explode nossa cabeça e aqui, o prof. Dennys soube sintetizar muito bem vários pontos polêmicos da filósofa, mas principalmente, a sua visão anti-coletivista.....brilhante.

Lila 18/05/2021

A farmácia de Ayn Rand
Ayn Rand foi uma escritora e filósofa que nasceu no ano de 1905 em São Petersburgo, na Rússia. Foi uma das testemunhas da queda do império Czarista de Nicolau II e da implantação do comunismo pelos revolucionários Bolcheviques após a revolução russa.

Porém, foi nos EUA, a partir do ano de 1925, que ela desenvolveu a sua carreira publicando os seus romances e transmitindo através deles a sua filosofia.

Esse livro, escrito pelo professor Dennys G. Xavier, Pós doutorado em filosofia antiga e um dos principais divulgadores das ideias de Rand no Brasil, se divide basicamente em três momentos:

Inicialmente, temos um belíssimo apanhado histórico das origens do pensamento filosófico;

Num segundo momento, a caracterização do chamado "Objetivismo" proposto por Rand;

E por último, um diálogo do próprio autor com a influenciadora Lara Nesteruk, outra grande entusiasta da visão objetivista, onde eles destacam os principais pontos que os levaram à defesa dessas ideias.

O intuito da obra é nos oferecer pequenas "doses" do racionalismo "randiano" para que possamos combater as mais diversas ideias coletivistas, estatizantes e totalitárias, uma vez que nos propõe a valorização do indivíduo regido sob os seguintes valores: racionalidade, independência, produtividade, honestidade e integridade.

Meu principal destaque, sem dúvidas, é a argumentação de Rand sobre egoísmo x altruísmo. Uma visão totalmente diferente de tudo o que aprendi na vida.

Confesso que passei uma semana refletindo após a leitura desse livro.

E como o próprio professor Dennys afirma: "ninguém se olha no espelho da mesma forma depois de ler Rand."

Concordo em número, gênero e grau. É uma experiência fantástica!
Recomendo muito a leitura.

Reccanello 06/04/2021

Prescrição: tome em pequenas, mas constantes, doses diárias!
Mais um livro fantástico sobre Ayn Rand e seu (nosso, porque também é meu) Objetivismo! Partindo lá da Grécia e do início do pensamento filosófico, o autor vai aos poucos nos apresentando todas ideias e conceitos que, de uma forma ou outra, influenciaram Ayn Rand na elaboração de sua filosofia, destacando em especial suas semelhanças e diferenças para com Aristóteles, "o" intelectual da Boa Velhinha. Feito isso, mais uma vez nos são explicados os conceitos básicos do Objetivismo e, principalmente, como sua aplicação no mundo real é "decisiva na construção de indivíduos racionais, independentes, íntegros, honestos, justos, produtivos e orgulhosos", essenciais para um futuro melhor.
Leiam!

Bell 22/03/2021

A primeira coisa que pensei ao começar a ler Rand foi: "como conciliar o objetivismo com o cristianismo?"

Ayn Rand era ateia.
Eu sou cristã. Minha fé e os princípios que sigo são inegociáveis pra mim.
Eu sempre fui uma pessoa questionadora, questionei muito antes de abraçar a fé que tenho, e todas minhas dúvidas foram sanadas na Bíblia. Portanto, é por esta ótica que encaro o mundo. Esta é minha cosmovisão.
Sou cristã, protestante, Calvinista.

Logo, tendo isso claro, eu conseguiria ler Rand e concordar com sua visão filosófica?
Sim!
Perfeitamente!
no âmbito político e social a visão objetivista faz Todo sentido pra mim. No âmbito pessoal não. Mas a principal defesa anti coletivista é justamente o respeito ao indivíduo e sua subjetividade. Logo, eu, enquanto indivíduo sou livre para crer e viver minha fé!

Gostei bastante da leitura, é um compilado das falas de Rand no cenário atual. A leitura é simples e flui muito bem! Talvez eu não me interesse em ler os livros DELA, como A revolta de Atlas, por exemplo, pois já vi que a leitura é mto densa e não me interesso por filosofia a este ponto. Mas as edições do professor Dennys estão incríveis e é uma ótima maneira de conhecer mais sobre filosofia, sociologia sem precisar ir tão a fundo! fica a dica aos que se interessam pelo tema!

."Não cometa o erro dos ignorantes de pensar que um individualista é um homem que diz: ?Eu farei o que quiser às custas de todos?. Um individualista é um homem que reconhece os direitos individuais inalienáveis ??do homem ? os seus próprios e os dos outros." Ayn Rand
Pedro Turolla 22/01/2023minha estante
Ótimo relato. Ler a obra não se trata de simplesmente abandonar tudo que se acredita e abraçar essa "nova" filosofia. É possível conciliar e utilizar o racionalismo randiano/objetivista para decisões práticas e formação intelectual.

Luciene 01/03/2021

Porta de entrada para Ayn Rand
A farmácia de Ayn Rand
Recebi o livro há 15 dias, fui tomada de uma emoção indescritível.
A parte estética do livro ficou fantástica @lvmeditora fez um trabalho impecável .
A apresentação feita pela @nanybarth.souza fez com que tivesse mais vontade de começar a ler.
Vou me apropriar das palavras da @laranesteruk :? o livro é o caminho das pedras? para entrar na filosofia desta ?véia doida? ( assim como o livro: Ayn Rand e os devaneios do coletivismo).
@prof.dennysxavier tem a maestria de trazer conteúdos de grande profundidade de uma forma clara, acessível e de fácil assimilação. Só tenho a agradecer pelo exerce te trabalho
?Que a ? farmácia? de Ayn Rand, erigida até essas linhas, seja útil, portanto. Que seja decisiva na construção de indivíduos racionais, independentes, íntegros, honestos, justos, produtivos e orgulhosos, assim como nos ensina uma das maiores filósofas da história.?

marta.caregnato 22/02/2021

Doses de anticoletivismo
"A farmácia de Ayn Rand: doses de anticoletivismo", do professor Dennys G. Xavier, é uma brilhante apresentação do Objetivismo de Ayn Rand. Em linguagem acessível ao público não acostumado com leituras filosóficas, o leitor se impressionará com a clareza e concisão da obra.

O livro é dividido em duas partes. A primeira parte é uma contextualização do surgimento da filosofia na Grécia Antiga. Essa contextualização serve como preparação para os conceitos da filosofia de Ayn Rand. Em seguida, o autor apresenta os elementos essenciais da passagem do mito ao logos que aparecem na filosofia randiana:

? Liberdade;
? Pragmatismo (não a corrente filosófica que surgiu entre os séculos XIX e XX, mas a ideia de pragmatismo que remonta à origem da palavra - do grego pragma, pragmatos - e aponta para "a realidade tal qual é", de observar "os fatos neles mesmos", e não em um subjetivismo irracional ou sentimental);
? Razão/futuro incerto.

A segunda parte é dedicada a expor o pensamento de Ayn Rand. Os conceitos fundamentais do Objetivismo são apresentados de forma clara e precisa nos seguintes capítulos:

? O Objetivismo;
? A Ética Objetivista;
? O Coletivismo;
? O Racismo e o Capitalismo;
? A Felicidade.

O livro ainda conta com um epílogo e um apêndice. O epílogo traz um importante esclarecimento sobre a "apropriação teórica" de Aristóteles que Rand usa como sustentação do Objetivismo. E o apêndice traz uma entrevista interessante.