Economia é coisa séria

Economia é coisa séria Antônio Delfim Netto

Resenhas - Economia é coisa séria

90felipe09 30/04/2023

Não vale a pena
Talvez Delfim Netto seja um intelectual admirável. No entanto não saberei por conta deste livro. Apesar da boa vontade do André Mendonça (Quem organizou o livro e selecionou os textos do Delfim Netto), a sua seleção se demonstra muito repetitiva e com textos de críticas que envelheceram muito mal e agora, lendo de 2023, faz parecer que o organizador quis apenas elevar o homenageado ao ridículo.

Tem muitas críticas ao socialismo. No entanto, criticam um espantalho, como se tomasse por socialismo o que ouviu de um hippy doido que se considerava socialista (hippies doidos são ótimos em reivindicar pensamentos/ideologias/religiões que não conhecem e.g.: "sou taoísta. Por isso tenho esse ying-yang tatuado" e não sabe o que é taoísmo. Apenas tem uma visão esquisita do que acha que é o taoísmo). Confunde o socialismo científico com o seu antecessor ingênuo do socialismo utópico. Confunde categorias e conceitos. Enfim, caso queira uma coletânea de críticas ao socialismo, melhor procurar em outra referência. Pode-se massagear o ego. No entanto levando isso para um debate contra um socialista, há de se quebrar a cara.

No entanto não é de todo ruim. As suas leituras de experiência econômica de outros países (euro, china, Coreia e etc) são acertadas e corretas. Tem uma visão madura e parcimoniosa que reconhece o papel de um estado indutor. Diagnostica corretamente o custo social e de desindustrialização do plano real.

No fim, não é um livro que eu recomende. Ocupa o mesmo lugar na estante que aquele livro do "Economês em bom português" que é mais um bando de artigos com a profundidade de um pires sobre economia.