Movimento Literário Afrologia Tucuju

Movimento Literário Afrologia Tucuju Ivaldo da Silva Sousa...

Resenhas - Movimento Literário Afrologia Tucuju

z..... 14/12/2020

Antologia com cinco poetas contando, cantando e encantando sobre a negritude amapaense em sua riqueza e beleza multicultural.

Poesia é um dos segmentos mais comuns na Literatura Amapaense e tem em si a capacidade ilustrativa com olhar e sensibilidade ímpar. É nessa disposição que a obra apresenta aspectos históricos, sociológicos e culturais, tornando-se valoroso e sugestivo recurso pedagógico para nossas escolas tucujus.

Em linhas gerais, fiquei com a seguinte percepção: Ivaldo Sousa traz poesias onde o elemento histórico se destaca; Aurea dos Santos tem simplicidade poética destacando-se principalmente nas homenagens a comunidades de origem quilombola no Amapá; Graça Senna é entusiasta pela vida, inspirando-se na ancestralidade religiosa; e Márcia Galindo e Arilson Viana expressam bastante o empoderamente e orgulho em celebração à vida.

Leitura no contexto da pandemia em Macapá.
Eita! Várias nações iniciaram a fase de vacinação contra a covid, ou agendaram para dias próximos. E tu Brasil? E tu Amapá?

><'',º> 14/12/2020

"Este livro denominado: MOVIMENTO LITERÁRIO AFROLOGIA TUCUJU, agrega uma rica e vasta literatura com poesias temáticas, nas quais tratamos de questões relacionadas aos preconceitos étnico-raciais. Pois, sabe-se do imenso valor que a poesia possui na expressão de sentimentos, nas mensagens que perpassam nas entrelinhas de cada verso, no decurso de cada estrofe, nas palavras ditas e não ditas, podendo assim, ir além do arcabouço intelectual. Neste sentido, a poesia possibilita a elevação da imaginação, bem como, o desenvolvimento de princípios e características individuais, capazes de medir e reafirmar os próprios sentimentos e ações de cada um, assim sendo, acreditamos que a poesia é um aporte literário capaz de construir e ressignificar conhecimentos, além de reforçar as subjetividades e simultaneamente, elevar a autoestima dos envolvidos no processo poético temático.

Os autores que participam deste livro são Professores, Especialistas nas diversas áreas de conhecimento cientifico e das Ciências da educação, Mestres e Doutores, os quais uniram-se no primordial objetivo de desenvolver este projeto, buscando enfatizar as produções poéticas voltadas a temática afro-amapaense na intenção de que as mesmas, possam ser utilizadas como 5 estratégias pedagógicas no espaço escolar como instrumento no combate ao preconceito e desigualdade racial..."

IVALDO DA SILVA SOUSA & ANA CLEIA LACERDA DA COSTA SOUSA