Star Wars: Rebel Rising

Star Wars: Rebel Rising Beth Revis

Resenhas - Star Wars: Rebel Rising

Marcelo.Araújo 11/10/2023

Jyn Erso já se casou? O que fazia antes de Rogue One?
Rogue One é dado por muitos como o melhor filme de Star Wars da geração Disney. Jyn Erso chega a desbancar a própria Rey na preferência de muitos fãs. O argumento é que Jyn teria sido muito mais trabalhada do que a heroína dos sequels. Verdade eu não, não surpreende que fãs queiram saber mais sobre sua história. Há anos atrás chegou a ser cogitado o retorno de sua atriz em novas produções, mas a única confirmação foi o (maravilhoso) reavivamento de Cassian Andor.
Então o único acréscimo sobre Jyn Erso se resume aos livros.
Por outro lado, não há tanto o que se dizer sobre ela, pois o próprio filme em si já exibiu bastante de sua vida. A Ascensão Rebelde compreende aquele óbvio período de reclusão entre sua infância e o momento em que foi presa. Seu laço mais significativo é com Saw Guerrera como o pai adotivo, e mentor em atos questionáveis...
Mas quem viu o filme sabe que eles se separaram em algum momento, e é para esclarecer isso que o livro serve; como também, em todo momento da leitura você se pergunta em qual ponto ela será presa pelo Império.
E além do mais, o que teria feito enquanto esteve distante de Saw e ainda não havia sido presa? Foi uma garota honesta ou viveu do crime?
Isso é o que o livro entrega.
Parece pouco, mas como dito, o filme por si só é tão bom que se torna até compreensivo que não haja tanto a acrescentar. É o famoso "se melhorar, estraga". Se tivessem inventado algo mirabolante demais para seu passado, estariam forçando a barra. Poderiam prejudicar o que já está consagrado.
Por isso leia o livro tendo a noção de que Jyn Erso não é uma super-heroína. A autora não te engana, é sincera e não tenta enfiar na sua goela a ideia de que Jyn deva ser amada e idolatrada (como a Disney tentou com o Rey), e isso funciona muito bem porque às vezes menos é mais.
Em termos de entretenimento, se procura um passatempo, o livro satisfaz, mas se você for um fã desses que quer minerar todo e qualquer mínimo detalhe sobre cada personagem, leia se quiser descobrir:
1. Como foi sua convivência com Saw, e como romperam.
2. Como foi presa.
3. Se já teve envolvimento romântico ou tentou levar uma vida normal.
E nada mais.

site: https://maharaujoescritor.blogspot.com/2023/01/jyn-erso-ja-se-apaixonou-o-que-fazia.html

Lucas 19/03/2021

Para fãs
Imagine o início do filme de Rogue One, onde encontramos Jyn Erso em um caminhão do império sendo transportada para um campo de trabalho imperial, o filme por si só já é incrível, mas o fã tem aquela vontade de saber mais sobre a protagonista. A vimos com 8 anos perdendo sua mãe e depois um salto temporal para quando era detenta do império. O que houve nesse tempo?

Bom, o livro preenche essa lacuna e desenvolve a relação de Jyn com Saw e seu crescimento com ele, bem como trabalha o processo de distância dos dois.
Para o fã, o livro é muito interessante por dar base ao brilhante filme de Rogue One, conhecemos as habilidade de Jyn e como as adquiriu, seu romance, seu pensamento, sua maneira de ser e o livro é isso, o conhecimento sobre a vida de Jyn Erso.

Para mim, fã de Star Wars, foi um bom livro, de fácil leitura e gostoso de se ler após um dia cansativo de trabalho para relaxar. Aconselho a ler antes o Star Wars Catalyst, no qual conta a história do pai de Jyn, Gelen Erso e sua mãe, Lyra Erso. Nesse outro livros vemos como os dois se conhecerem, tiveram a Jyn, trabalharam com cristal syber até o império ir capturar seu pai como no início do filme de Rogue One.
Então para mim foi uma excelente experiência ler esses livros em sequência e espero que seja para você também.

Lucas Rey 08/03/2021

Dá alma à Jyn Erso.
O livro conta o período de Jyn Erso, da infância até a vida adulta culminando no que seria as primeiras cenas do filme "Star Wars - Rogue One". É dinâmico, tem bastante ação. E, de certa forma, necessário para quem quer, de fato, entender a personagem do filme.

Tem a sua dose de drama, principalmente quando, ao longo das páginas, descreve a mudança/evolução da relação da personagem com os outros personagens e com a própria Rebelião.

Recomendo fortemente também a leitura dos livros "Catalyst" e "Rogue One", com esses dois, mais o "Rebel Rising", a personagem Jyn Erso se torna talvez a personagem mais construída de toda saga Star Wars, pois com eles vemos desde antes do seu nascimento até a sua morte.