LAMPIÃO: Herói ou Bandido (Aventura Histórica)

LAMPIÃO: Herói ou Bandido (Aventura Histórica) Ranulfo Prata

Resenhas -

Bruno939 02/09/2023

Recomendo.
A história de quem viveu em tempos de banditismo sertanejo, comentários ácidos sobre o sofrimento vivenciado pelos moradores da caatinga. O sofrimento causado não só por Lampião e seu bando, mas também causado pelo estado, que muitas vezes era ainda mais impiedoso que o próprio bandido. De toda forma, Ranulfo Prada não mede palavras para descaracterizar qualquer ideologia de Lampião como herói.

Leitura recomendável pra quem estuda o cangaço, principalmente.

Margo_livros 05/02/2023

Macabro
Texto bem articulado, narra as viagens e destruição por onde passava do bando de Lampião.

Não entra nos detalhes dos criminosos, mas nem por isso não relata as monstruosidades praticadas contra tudo e todos.

Inicialmente faz um breve relato dos atuantes centrais do bando, e por fim de forma simples e direta conta como foi extirpados esses milicianos do sertão, inclusive afastando os inúmeros boatos surgidos sobre a suposta sobrevivência de Lampião.

Importante enquanto história conhecer a malignidade ali reinante, atuação inexistente, em especial, do governo federal.