A Visitação do Real nos Fatos Clínicos Psicanalíticos

A Visitação do Real nos Fatos Clínicos Psicanalíticos Ricardo Trapé Trinca

Resenhas - A Visitação do Real nos Fatos Clínicos Psicanalíticos

Samuel 11/03/2021

Deus.
Comecei este livro sendo um e terminei outro. Junto da análise, durante meses, mesclei ideias do livro com sentimentos sobre mim: explosão de descobertas. Uma leitura que me fez entender os limites da linguagem, e, por sua vez, os limites do próprio humano. Quando o autor diz sobre o eu mesmo como estrutura mítica, meu cérebro deu um boom. Palavras não serão nunca suficiente (nem necessárias) para descrever o que me causa o saber psicanalítico. Um amor e admiração pelo que "não cessa de não se escrever" nunca.
E, para finalizar, um dos trechos mais especiais da minha leitura e que versa sobre o que é o Deus pra mim: "Em cada nomeação do divino, há simultaneamente sua negação, o que corresponde, em última análise, à experiência do divino não como objeto, não como outro, mas como abismo ou como nada. Surge, assim, na tradição cristã da teologia negativa, o Deus vazio, que recusa, portanto, de Deus, qualquer predicado, por entender que essa realidade transcendente excede as possibilidades de linguagem".

O meu Deus recusa qualquer predicado!