O Homem da Casa 7

O Homem da Casa 7 Mariana Cardoso

Resenhas - O Homem da Casa 7

1 | 2 | 3 | 4

Aione 29/04/2020

O Homem da Casa 7 é o livro de estreia de Mariana Cardoso, selecionada no 5º Concurso Literário Conto Brasil da Editora Trevo. O romance YA foi publicado de maneira independente na Amazon e está disponível em eBook.

Frederick Hall é um professor aposentado e um pária na cidade onde vive, rejeitado por não seguir as convenções tradicionais. Em segredo, ele nutre uma amizade com quatro diferentes adolescentes solitários: Liz, Jay, Juno e Archie. Quando Frederick morre misteriosamente, cada um recebe um pedaço de uma carta que os reúne. Juntos, terão que descobrir os mistérios e segredos que o velho amigo deixou para eles.

Em terceira pessoa, Mariana Cardoso tece uma narrativa fluida e intimista, capaz de acompanhar cada um dos personagens principais em capítulos alternados e próprios de cada um, revelando ao leitor seus conflitos pessoais. Apesar de diferentes em origens, identidades e vivências, Liz, Jay, Juno e Archie tem em comum a busca pela aceitação: todos eles precisam assumir a própria voz e temem não ser aceitos pelo que são e desejam.

Em O Homem da Casa 7, essa jornada de empoderamento dos adolescentes ocorre por meio de enigmas e mistérios, o que torna a leitura ainda mais atrativa. A cada página, nos vemos curiosos para descobrir o que está por detrás das pistas de Frederick Hall e para onde a jornada levará os protagonistas. Também, as referências culturais enriquecem a leitura e o próprio caça-tesouro realizado por eles.

O cenário da história, apesar de fictício, representa muito de nossa própria sociedade. A cidade de Tenebras não tem localização geográfica ou temporal específicas, apesar de, pelas referências utilizadas, ser possível situar os acontecimentos em algum momento do século XXI, o que me deixou com a sensação de certo isolamento, como se o lugar estivesse estabelecido em uma espécie de realidade paralela ao universo real. Contudo, a cidade representa as convenções e limitações que encontramos em nossas próprias sociedades, regidas por preconceitos e exclusões. Mesmo que o romance traga uma aventura em seu enredo, O Homem da Casa 7 é uma história sobre empatia e superação.

Em linhas gerais, Mariana Cardoso trabalhou temas como o luto, amizade e empatia de maneira sensível, mas sem perder a leveza típica de um livro jovem adulto. Com passagens ora divertidas, ora mais sentimentais, O Homem da Casa 7 reúne uma história cativante e personagens encantadores, transmitindo uma importante mensagem de amor — próprio e ao próximo — em meio a uma gostosa aventura.

site: https://www.minhavidaliteraria.com.br/2020/04/29/resenha-o-homem-da-casa-7-mariana-cardoso/

SueSouza 06/09/2020

Leve e Muito Bom
Olá Pockets!!
No enredo temos Fred, um idoso que mora na cidade de Tenebras, é excluído pela população por ser autêntico, demonstra ser quem é sem fingimentos.

Fred é professor e único amigo de: Liz, Jay, Archie e Juno que aprendem e se sentem eles mesmo na presença dele. Infelizmente Fred morre de modo misterioso e deixa pistas para os jovens que vão se conhecer e se unem para descobrir um dos últimos ensinamentos de Fred.

Liz é uma leitura voraz, sarcástica, e ainda enfrenta um pai alcoólatra e uma mãe submissa. Seu único conforto é o irmão Nico. Mas Liz vai descobrir mais coisas além das páginas do livro que Fred sempre lhe dava.

Jay parece um badboy, daqueles que vivem metidos em confusão, foi expulso da escola e sempre é diminuído. Ele perdeu os pais e vive com seu tio, que não sabe bem como conviver com ele. Jay tem uma paixão enorme por astronomia e é o que vinha aprendendo com Fred.

Archie é um jovem tímido, amante da pintura e o que estava aprendendo com Fred. Ele vive com a mãe que tem TOC por limpeza e com o padastro. Archie tem medo de confiar nas pessoas e mostrar seu verdadeiro eu, por ter sofre com sua escolha sexual.

Juno é a musicista, uma jovem negra que veio de outro país e sofre a pressão de ser aceita, tenta não fazer nada de errado para não ser condenada por uma cidade hipócrita. Ela tem medos que acabam atacando sua ansiedade e se transformam em crise, sofremos com ela.

Liz, Jay, Archie e Juno vão se conhecendo e tornam-se amigos. Como Fred já os estava preparando, para perceberem que tinham muito em comum.

A história tem um enredo muito bom, uma escrita acessível. A evolução dos personagens foram ótimas, assim como os temas abordados, amizade, ansiedade, homossexualidade, família e sonhos. Fred nos encanta ao ensinar os quatro jovens, mostrando a importância de ser quem são e buscar seus sonhos.

Quote:
*"Eis a palavra que vai salvar as pessoas, minha querida: empatia"*

site: https://www.instagram.com/p/CEzLk1MjG2u/

Let 12/11/2021

Que livro lindo
A trama é muito bem desenvolvida e envolvente, te leva a criar várias teorias sobre os enigmas deixados pelo professor e sobre sua morte. O Fred é apaixonante, assim como todos os personagens da história e forma que todos eles lidam com o luto, a amizade deles crescendo no decorrer do livro e todos os mistérios que os rodeiam só tornam o livro ainda mais especial.

O livro é tão incrível quanto a autora, meus parabéns pela história maravilhosa e lhe desejo todo o sucesso do mundo, você merece ??

SanderleyAlves 29/06/2020

É NOSSO!
Sabe aquele livro que você pega na dúvida, meio desconfiado e quando você termina se questiona como ousaria não ler essa história? Então, "O homem da casa 7" é esse livro!

Mariana Cardoso consegue nos prender do início ao fim, com uma sutileza impecável e um mistério arrebatador somos obrigados a não largar essa história enquanto não terminá-la por completa.

Necessário, divertido, profundo, arrebatador e o melhor de tudo: nacional! "O homem da casa 7" é uma história de superação, empatia e um olhar profundo para uma minoria que vem sendo esmagada pela massa das maiorias.

"O mundo ainda vai mudar e pessoas como eu e você serão vistas com normalidade!" (Mariana Cardoso)

Gabriela Araujo 19/01/2021

Um trabalho de excelência máxima
Mariana, honestamente, ouvi muito de amigos escritores como sua obra era incrível e pude confirmar em cada segundo de leitura como eles estavam certos.

Seu talento é inegável, mas o universo que você criou nos transportou para outra dimensão.

Que especial é fazer com que adultos leiam uma história protagonizada por adolescentes sentindo suas dores, suas aflições e principalmente, entendendo o que lhes move. Cada personagem entregou um pouco de si para dar vida à história e com isso, nos presenteou.

E Fred... Que adjetivos usar para Fred? Gostaria de ter feito parte do seleto grupo que o conheceu. Ele me ensinou tanto de longe, imagine o que faria de pertinho.

Obrigada por essa obra rica em aprendizado e entretenimento

Inaiara.LAbo 02/08/2021

Livro de mistério infantojuvenil, de autoria contemporânea brasileira e publicação independente. Uma aventura divertida, linguagem não complicada.

rebeca 21/10/2021

sensacional e tocante!
Eu nunca falo sobre os livros que eu li aqui no skoob dessa forma mas eu nao podia deixar batido, acabei de finalizar o livro que mais me tocou em toda minha vida

de madru n vai chegar em ngm mas caso vc tenha visto isso aq, te mostro um pouco de "O homem da casa sete" de Mariana Cardoso

Caso tenha preguiça de textos longos (Não te julgo) LEIA ESSE LIVRO!! Os assuntos mais delicados são bem abordados e não vi romantização doentia (o livro alerta dos gatilhos), a divisão de capítulos é simplesmente deliciosa, o livro me prendeu do início ao fim, não teve um único capítulo "entediante", os romances ou amizades não são forçadas e tem representatividade!  além de ter O PLOTWIST!! o livro é cheio de mistérios e revelações!

Não costumo gostar de livros que envolvem luto por motivos de: eu não sei sentir o luto, ignoro e finjo que a pessoa nunca existiu?

O que dizer do livro? A capa e diagramação são perfeitas! O único erro ortográfico que talvez seja um é esse aqui mas nada demais, inclusive travei mt pensando se era o Archie se assumindo?

Quando a autora foi falando sobre Tenebras e os moradores eu fiquei horrorizada principalmente pela forma que falavam de Fred que era tão amável. Até cheguei a perguntar da autora em que época se passava pois senti falta do mundo tecnológico principalmente por ser protagonizado por adolescentes

Após ela ter me dito que era entre os anos 30-40 parei pra pensar que Tenebras se encaixa muito bem nos dias atuais, aqui no Brasil inclusive, onde artistas e professores são mal tratados e desvalorizados, artistas são chamados de malucos e desnecessários, tratam a arte como uma perda de tempo e um desserviço, professores sendo chamados de doutrinadores sofrendo ameaças constantemente enquanto tentam os calar

Me senti muito acolhida pelo livro, não só me ajudou a aceitar o luto e sentir ele mas a forma como ele me fez me sentir confortável em relação a arte em si, sempre tive muito afeto por todas as áreas que ela abrange mas sempre evitei por medo de me apegar e saber que não vou exercer pelo medo financeiro

A forma como esse livro me tocou me fez ter vontade de me aproximar dela novamente, a forma como me senti lendo foi incrível e preciso sentir outras vezes, larguei o piano e meu conto ano retrasado justamente com a ideia de que seria perda de tempo e que eu poderia estar fazendo algo útil e que traria resultado no futuro, talvez por isso vim me sentindo vazia

Agradeço de coração a Mari por não ter desistido da obra e ter me ajudado da melhor maneira que posso imaginar, de coração, imagino que tenha passado por desafios para ter escrito e publicado, tiraste uma corda que estava apertando meu pescoço a tempos, pode contar comigo para tudo, espero ser uma professora tão boa quando deve ser e e que minha arte possa tocar pessoas como a sua tocou a minha

juliana 07/11/2020

um mistério emocionante
O começo desse livro não me prendeu muito mas eu insisti e começou a ficar bem interessante. A escrita da autora é maravilhosa e eu queria saber como tudo ia se resolver. As revelações são surpreendentes e o final dá um quentinho no coração. Recomendo demais!

iammoremylrds 31/10/2023

Uma obra tocante, quebrando diversos tabus além de padrões, uma leitura fascinante, uma escrita muito cativante, sem igual, sendo uma trama bem desenvolvida, com tudo se conectando de modo fluído e natural, mistério bem construído!

Schmidt 08/09/2021

É um livro bastante especial
Este livro é um DIAMANTE da literatura BR. Estou apaixonado.

Em um momento tão retrógrado e difícil que atravessamos em todo o território nacional, com um governo tão contrário à ciência, à cultura e à educação, O Homem da Casa 7 se torna um livro ainda mais especial, justamente por glorificar, corretamente, a figura do professor. Por destacar a importância da cultura na vida dos seres pensantes. Por exaltar a ciência. Tudo isso são coisas que salvam e mudam vidas. E Mariana soube aproveitar tudo muito bem.

É notável a paixão e o carinho da autora por cada uma das paixões dos protagonistas Liz, Archie, Jay e Juno. É claro para qualquer pessoa que converse um pouco com a Mariana, que é uma autora totalmente acessível e simpática, que ela conseguiu colocar um pouco de si em cada um dos personagens principais, seja nas qualidades, paixões ou nos defeitos.

Mariana desenvolve muito bem a história, mantendo o mistério e o suspense até as páginas finais, destacando, também, sempre a paixão de cada um dos personagens e a importância desses interesses para resolver cada uma das situações.

Viva a arte! Viva a cultura! Viva a ciência!

fernanda :) 25/06/2020

Amizade
O Homem da Casa 7 mostra o quão importante é a amizade. A cumplicidade, lealdade. O livro é uma surpresa atrás da outra, além de o final ser incrível. Apesar de cada capítulo ser visto do ponto de vista de um personagem, o livro é escrito em 3° pessoa, o que facilita muito e deixa a leitura muito fluida. Livro muito bem escrito. Liz, Jay, Juno e Archie, os principais personagens, são muito bem construídos, me apeguei demais.

Sofia 08/05/2020

Incrível!
O Homem da Casa 7 nos mostra a importância da amizade e empatia.
Mesmo sendo próximos de algumas pessoas, podemos não convencê-las por inteiro. Por isso, devemos ser gentis, já que nunca saberemos direito o que cada um está passando.
Recomendo!!!

Tarcila de Oliveira 22/09/2020

Amei
Chorei e ri com esse livro... Amei esse livro... A história é envolvente...

Livia.Gabriela 28/01/2024

Uma leitura que flui facilmente. Uma história com suspense, amizade, descobertas pessoais e que deixa algumas reflexões.

Lanna 21/05/2020

Uma boa leitura
O quarteto principal é formado por jovens de personalidades bem demarcadas, a história é agradável e os temas propostos (empatia, preconceito, amizade, conhecimento) aparecem de maneira constante, mas sem soar piegas, tornando o livro cativante. Gostaria de ter lido mais sobre a vida social de Tenebras para entender melhor a dinâmica dos moradores como comunidade, assim conseguiria enxergar com mais solidez os anseios dos personagens.

1 | 2 | 3 | 4