Portrait of a Scotsman

Portrait of a Scotsman Evie Dunmore

Resenhas - Portrait of a Scotsman

nanclr 16/02/2023

Te amo evie dunmore te amo
é impressionante como a escrita dessa mulher me pegou! perfeição apenas! tudo que ela aborda, a forma como ela aborda, a contrução dos personagens e dos seus problemas, o enredo fechadinho... essa leitura é suceso garantido. deus abençoe a união de lucian e hattie, fofos (e muito maduros ein).

Jamile.Lucato 17/12/2022

Evie, por favor, ESCREVA MAIS LIVROS!
Desafiada (por mim mesma) a ler esse livro ainda este ano, eu corri como pude para terminar a leitura. Mas minha rapidez em finalizá-la não se deu somente pelo desafio - eu descobri, nesta mais recente obra de Dunmore, uma aula de história, cheia de conteúdos, somada a uma linda história de amor.

Quando terminei o segundo livro da série, eu já tinha ficado em choque com os capítulos finais (os quais não darei spoilers aqui). Todavia, de algo uma forma nem um pouco antecipada por mim, a história de Hattie e Lucian conseguiu me sacudir de surpresa ainda mais!

[SPOILERS DE PORTRAIT OF A SCOTSMAN ABAIXO!!]

Evie Dunmore faz um trabalho impecável no que diz respeito a criação de protagonistas históricas - as datas jamais serão uma desculpa! Hattie não difere das amigas, donas das edições anteriores - ela, aliás, acaba o livro pedindo um divórcio do marido que ama!
É isso mesmo que você leu, a mocinha do livro de época pede um divórcio, porque ela quer se descobrir além da boa londrina e quer, a todo custo, ter certeza de que não foi vítima de uma "Síndrome de Estocolmo". Ela se apaixonou por Lucian, seu príncipe cruel, seu Hades particular, mas ela fez questão de lutar por sua Perséfone anterior antes de qualquer coisa. Foi lindo de ler!

O livro trouxe diversos conteúdos além da história de amor - Dunmore trabalhou a questão dos mineradores, da fotografia e do movimento sufragista. Não preciso nem dizer quantas estrelas estou dando para a leitura, né? Foi maravilhoso! É tão bom ler um livro de época que sai da mesmice dos epílogos de gravidez e muitos bebes! Ler que Hattie fez seu próprio destino, a contragosto do pai, da mãe e do marido, foi emponderante!
É claro que Lucian a amava mais-que-tudo, e se era liberdade que ela queria, mesmo muito magoado, ele entendeu e a deixou ir! O Lucian é um mocinho tão encantador quanto o par romântico de Lucinda. Amei os dois, incandescentemente!
Toda a dor do nosso "recontado" Hades foi penetrante, e o embasamento histórico da autora só tornou toda a sensação ainda mais real.

É um livro que recomendo com toda a certeza do mundo, para qualquer um! Mas, especialmente, para aqueles que falam mal de romances de épocas!

bia prado 10/12/2022

odeio admitir isso, mas amo um romance entre um capitalista e uma nobre
eu não sei como essas autoras conseguem, mas esse ship funciona sempre. só alguns exemplos: "Tempt Me at Twilight", "Chasing Cassandra", "Secrets of a Summer Night", todos os três da Lisa Kleypas e "Norte e Sul", da Elizabeth Gaskell. é parecido com o enredo quando tem um CEO poderoso bilionário, mas quando é romance histórico acrescenta-se ao plot um elemento de proibido, já que não era bem visto buscar o lucro e nem trabalhar.

cada livro da série “A League of Extraordinary Women” foi uma surpresa e esse aqui não foi diferente. a autora realmente busca aprofundar os personagens, suas motivações e angústias, e não é raso como alguns romance históricos. não que ser raso seja necessariamente ruim, mas aqui é possível encontrar um maior aprofundamento nos protagonistas. a trajetória do casal não é isenta de turbulências e desentendimentos e gostei de como a autora trabalhou isso. eles vêm de contextos sociais muito diferente e é natural que tenham opiniões distintas sobre o mundo. então, foi muito bonito ler sobre eles encontrando um lugar em comum e realmente conversando. o casal realmente ouve, respeita e aprecia um ao outro. ao final, eles são realmente parceiros e, na medida do possível para o século XIX, iguais.

o início do relacionamento deles é bem turbulento e isso faz com que tudo que eles construam juntos seja feito em cima de um terreno instável. logo, a “solução” pra essa questão foi bem inusitado e algo que eu nunca tinha visto num romance histórico. apesar de inicialmente não aprovar, fez muito sentido pra história e acho que essa foi uma das adversidades mais difíceis que um herói já teve que passar pra provar seu amor. realmente fiquei com dó dele kkk

a autora também traz vários elementos históricos que deixam o enredo mais interessante. além do feminismo, são abordados no livro outros temas com respaldo em questões sociais, como desigualdade social e de gênero, problematizando a relação de patrão x empregado, os direitos trabalhistas e as melhores condições em ambientes de trabalho insalubre. e gostei da forma como tudo isso foi abordado. não com um tom educativo, mas mais leve e que mostra esse lado político dos personagens. a protagonista, Hattie, não era uma das minhas favoritas do quarteto de amigas, mas ela tem uma agência e força que eu não esperava. além disso, ela realmente estava tentando buscar seu lugar no mundo e foi uma bela surpresa acompanhar sua jornada.

também vale apontar que grande parte do enredo é um: quando eles vão consumar o casamento? então, achei que quando realmente acontecesse, o livro pararia de ser interessante, mas não foi exatamente isso que aconteceu. ainda fiquei instigada a continuar lendo, justamente pelos protagonistas serem interessantes e o final foi algo que eu não esperava, como disse anteriormente.

o livro é longo, sim, mas valeu a pena a leitura. eu gosto bastante da autora e do que ela se propõe a fazer, porque dá pra ver que o trabalho não é feito pela metade sabe. as referências que Dunmore traz pro enredo são fruto de pesquisa e ela consegue balancear muito bem o romance com as questões políticas, sem ofuscar o casal ou ficar cansativo. acho que Portrait of a Scotsman não é o meu favorito da série, mas, se você gostou dos outros, vale a pena dar uma chance pra esse. (e o hot é sempre muito bom kk)

tropes/ conteúdo:
- arranged marriage
- only one bed
- em alguns aspecto remete à história da “bela e a fera”

site: instagram.com/trechosdelivros
Evelyn 10/12/2022minha estante
Uau, fiquei curiosa, vou comprar, obrigada por compartilhar ?

J 01/07/2022

Demorei mas acabei
Eu gosto dessa coleção porque 1) ela aborda alguns problemas da sociedade do final do século 19? tipo não é como Bridgerton ou qualquer outro romance de época que só fala do casal 2) eu sempre penso que vai ser um final simples e eu sempre me surpreendo com o que acontece

Jenni Pradera 01/05/2022

Esse livro não foi o meu favorito da série mas ainda gostei da leitura.
O Lucian é um Escocês e eu tenho uma quedinha por um...o que facilitou para gostar mais ainda desse livro.
Achei a leitura rápida e divertida

malu 09/02/2022

Demorou pra história andar, mas quando andou ??
"Portrait of a Scotsman" segue uma linha diferente dos outros dois livros da trilogia. Neste, temos casamento arranjado, só uma cama, grumpy X sunshine e referências a livros que aqueceram meu coração!
A Hattie sempre me chamou a atenção nos dois primeiros livros, então estava super ansiosa pra ler a história dela. Seu amadurecimento no decorrer de seu livro tendo em vista tudo pelo que ela passa é admirável! Ao fim, deu pra ver que ela alcançou quem ela queria ser nos livros anteriores e eu fiquei muito orgulhosa dela

Wélida 11/12/2021

Informativo
Por mais que a mocinha seja meio mala, aprendi muita coisa com o livro. Eles tinham diálogos muito interessantes sobre diversos problemas sociais, principalmente distribuição de renda, trabalho em minas e as sufragistas. Damos um passeio também pela falta de noção dos privilegiados, uma olhadinha em questões de artes e administração humanizada. Quase um Norte e Sul. Bacana mesmo.

Nanda511 09/12/2021

Apesar da minha nota (2/5), recomendo que leiam! Se eu estivesse em um clima melhor certamente teria gostado, mas no momento só acho ambas as personagens principais irritantes pra chuchu. Talvez seja a hora de dar um tempo dos romances de época.