Ilíada

Ilíada Homero

Resenhas - Ilíada

Cassio 03/01/2024

Leitura obrigatória de um dos principais clássicos da literatura e da história do berço da humanidade, a Grécia

João 23/12/2022

História ótima, mas estrutura do livro ruim.
Uma história boa e que prende, porém, por ser da editora "Principis" achei que cada capítulo teria uma introdução ( como em " A Divina Comédia), o que não acontece e dificulta muito a leitura. Só consegui ter o entendimento, pois antes de ler cada capítulo eu lia um resumo dele. Realmente as traduções no rodapé e uma introdução antes do capítulo fariam o livro muito mais fácil e prazeroso de ler, o dicionário e notas no final são desperdício de papel.

ares 02/06/2023

Confesso que decidi ler por causa de A Canção de Aquiles, só por curiosidade.
Foi uma leitura um pouco difícil pra mim, pois os textos acabam sendo muito grandes e com vocabulário antigo, além de uma estrutura diferente.
Em geral gostei, ficou dentro das expectativas que eu tinha, mas sem excedê-las.
É uma obra legal pra entender as relações de hierarquia e como a sociedade grega em geral funcionava, além de ver as relações entre deuses e mortais.

Leo 02/03/2022

Foi uma das leituras mais difíceis da minha vida.

Repleto de mitologia e diálogos muito bem feitos, mesmo no calor da batalha. Achei que teria uma participação maior do herói Aquiles, mas pelos acontecimentos iniciais onde Atrida tomou dele a escrava Breiseida, essa sendo muito importante para nosso herói, ele se retira e só retorna para o combate após a morte de seu amado amigo Patroclo. Heitor tem um destaque bem significativo, e sendo sincero vi ele como o protagonista desta obra, criei grande ranço do irmão dele, mas Heitor é um gigante como líder e guerreiro.

Outros heróis tem seus destaques como Ajax e Ulisses.

Jardan 15/03/2023

O Ocidente nasce!
Ilíada representa o início do pensamento Ocidental. O mito fundador daquela que seria um dos pilares da civilização Ocidental: A filosofia grega. Sim, isso mesmo. Sem Ilíada, não teríamos a filosofia grega, pelo menos não como ela é hoje. Muitos acha que Homero narra apenas a guerra de Tróia. Não! Absolutamente não! Ele narra a miséria humana, como que um homem sem valores pode levar à destruição a sua própria cidade e, por consequência, seu povo. É sobre honra, sobre amizade e sobre sabedoria.