A Família Mandible: 2029-2047

A Família Mandible: 2029-2047 Lionel Shriver

Resenhas - A Família Mandible

Raquel.Euphrasio 16/02/2021

Logo na primeira metade, a minha vontade era retirar meus 10 centavos que fosse do banco, assustador eu diria as reflexões que essa história me trouxe, a proximidade desse futuro é tão real, que parece que acordarei nessa realidade amanhã. A narrativa não tem um grande plot twist e nem nada, mas a cada página, mais pensamentos surge, vale muito a leitura, mas recomendo que não leem em uma sentada, pois pode ser que fique cansativa, já que não tem muita ação.

Marília 16/02/2021

Esse livro fala sobre a importância da convivência em família. É interessante ver como alguns personagens mudam de postura diante da vida e tem atitudes inesperadas.

Jóice 16/02/2021

O valor do dinheiro
O livro é b desafiador de se ler, nos faz refletir muito sobre o valor que damos ao dinheiro e o status que é atribuído a ele. Ter uma ficção científica onde o foco não é a invasão alienígena, guerra ou desastres ambientais, foi uma proposta muito legal, nos faz pensar nesse futuro distópico a partir de uma realidade de queda financeira.
Gostei de terem sido usados fatos atuais e reais para dar base para essa realidade, torna tudo bem possível como se fosse realmente acontecer com a nossa sociedade.

Erika.Karollyne 13/02/2021

Gente alguém mais leu esse livro é teve sintomas de ressaca literária?
Sabe aquele livro q vc reza para acabar que já não aguentava mais?????
Gente a palavra ?fluir? passou longe!
14 dias somente com este livro, mais vamo lá talvez se mastigasse ele embasado em um enredo leve tivesse funcionado para vários leitores que o abandonou, hipocritamente falando me deu muita vontade de abandoná-lo !

euacarla 12/02/2021

"Se tropeçar, alguém que se importa com você que trate de segurá-lo, ou você cai de bunda."

Leléu Ltd. 11/02/2021

Um baita livro para aulas de Macroeconomia
Cada leitura tem seu propósito. Eu tenho lido histórias interessantes, mas sem maiores interesses, só para passar o tempo mesmo. Mas às vezes, seja por necessidade ou escolha, precisamos nos aprofundar um pouco nas temáticas, consumir algo mais... substancial, que mergulhe de cabeça em algum assunto específico.

O livro de janeiro de 21 da Intrínsecos trouxe uma distopia (gosto delas), onde a principal componente é a transformação brusca da economia de um país.

Como um autêntico leitor despretensioso, experimentei um início arrastado e incrivelmente desestimulante por ser muito técnico, com um embasamento sólido que justifica toda a situação vivenciada pelos personagens. Isso é bom: as coisas não são como são simplesmente por licença poética, mas porque há todo um cenário bem explicado que justifica tudo, de como a economia quebrou e tudo mais. Mas isso também é ruim: pegou de surpresa alguém que a princípio estaria ali apenas passando o tempo com mais uma historinha.

Depois da (mais que) devida introdução, o enredo em si se inicia (lá pela página 120) e aí sim, vira uma história interessante.

Este livro não é uma leitura descartável. Ele possui conceitos importantíssimos de economia, que me levaram de volta às aulas de macroeconomia com o espetacular professor Chico Saboya. Aliás, eu penso que Mandible deveria ser uma das leituras complementares dessa disciplina, o que talvez automaticamente o torne meio que inadequado a um clube de leitura.

Com um vocabulário rico, uma escrita sofisticada, um embasamento técnico bastante sólido e uma história interessante, A Família Mandible se tornou para mim como uma das leituras mais marcantes dos últimos anos, mostrando que, assim como aconteceu aos "novos pobres" da trama, o espírito do tempo (o zeitgeist) sempre impede os atores de perceberem a importância do período histórico em que vivem.
bru 11/02/2021minha estante
????

Leléu Ltd. 11/02/2021minha estante
Era o que tinha a dizer né?

Nathy 10/02/2021

Uma boa premissa distópica
Um livro distópico com uma boa premissa para render uma ótima história, o que só acontece em parte.
A trama acompanha vários núcleos de uma família, que acabam sendo de classes sociais diferentes, durante a queda do dólar e, consequentemente, dos Estados Unidos.
Com 448 páginas, só consegui começar a ter vontade de ler o livro na página 120 e alguma coisa, quando os caminhos das personagens começam a se cruzar e interferir de verdade, trazendo ação e movimento na história.
A partir daí, a narrativa fica até interessante, mesmo com os parágrafos enormes somente de descrição e mais descrição que duram páginas e mais páginas. Vamos conhecendo mais a fundo cada personagem e acompanhando a sua mudança, transformação ou degradação junto com todos os acontecimento do país.
Na minha opinião, o livro é extremamente explicativo, mas sem se fazer entender. A autora quis trazer tanta veracidade para o livro, que escreve até os mínimos detalhes o acontecimento da desvalorização do dólar e do país, trazendo todos os jargões financeiros que acho que só uma pessoa formada em economia conseguiria entender plenamente. Mesmo assim, consigo ver como algo que poderia acontecer daqui alguns anos, pois ela cria a situação com todo esse embasamento econômico financeiro.
Chegando no final, com o tanto que ela explicou no começo, parece que a autora desiste de fazer a gente entender o percurso que levou as personagens a chegarem onde chegaram, não explicando como tudo se desenvolveu e dando poucas informações sobre o novo status quo. No final (final mesmo), ela decide dar um felizes para sempre com uma vírgula de ?talvez tudo se repita? e eu fique levemente decepcionada.
A escrita dela é excepcional para quem gosta de acompanhar parágrafos grandes de monólogos internos das personagens e o livro em si tem um mote muito bom que faz você se identificar em vários momentos por falar de família, o que é algo comumente conhecido pelo mundo.

Mayara 09/02/2021

Distopia?
A história trata de uma distopia vivida por uma família, achei a história, em certos pontos, pesada, pode ser por medo de algo parecido esteja prestes a acontecer, não sei. Mas é medonho.

@raqueloteca 09/02/2021

Escrita muita arrastada!
O livro tinha tudo para ter uma temática interessante, mas a escrita maçante e as vezes muito técnica deixa a história a desejar... Decepcionante rs

Mhery 09/02/2021

a sinopse é bacana, já o desenvolvimento da história...
essa foi a segunda vez que comprei uma dessas caixas/assinaturas para leitores, por conta de um post que vi no feed da intrínseca no instagram promovendo a caixa de janeiro de 2021, com um livro de distopia. fiquei ansiosa pela entrega, e assim que chegou e li a sinopse, achei fantástica a base da história, pois eu particularmente nunca tinha lido antes um livro de distopia fortemente relacionado à economia.

a revista de apoio que vem no kit meio que nos ajuda a entender mais o contexto do que virá no livro, sendo assim já iniciei a história conhecendo um pouquinho sobre a família mandible, que no livro nos é apresentada cada vez mais ao longo da história. nela, o magno grand man é um cara muito rico, e é um dos entes vivos mais antigos da família. todos na família meio que aguardam pelo bater das botas dele a fim de meterem as mãos na herança. porém ocorre meio que da noite pro dia um revés econômico mundial, onde os estados unidos é o país que mais sai perdendo, e acompanhamos (mais) a família mandible (do que o resto do país) entrar em apuros por conta dessa situação.

basicamente, o resumo da ópera é esse. minha percepção sobre o livro: quando eu li a história, achei que ela poderia crescer de muitas maneiras possíveis - afinal é uma distopia econômica (uma área que eu não conheço muito), então vamos lá, autora, me surpreenda! mas acabou que o livro não chegou nesse ápice para mim, e pior que isso - a história parece ambientada em uma aula da faculdade de economia do 5º período em que você chegou na metade, e você começa a perceber que mal finalizou o ensino médio... fiquei perdida em alguns conceitos que foram utilizados a fim de justificar o que vai se desenrolando na história, e fiquei pensando: será que havia necessidade de entrar nesses méritos? os possíveis leitores medianos (e eu me incluo aqui) que pegam esse livro acabam por criar meio que uma antipatia, um distanciamento, por conta disso. a história poderia ser mais leve e não entrar tanto nos méritos e conceitos econômicos, e pegar mais pesado mostrando como a população está sofrendo.

fora isso, do meio pro final há uma quebra na narrativa com um pulo para alguns anos no futuro, onde as situação da população mudou bastante. eu, particularmente, achei que foi uma forma muito abrupta de fazer isso. talvez a autora pudesse até dividir o livro em dois, pois ficou muito mais pesado ter que digerir novamente outra realidade.

acho que a autora teve umas ideias bacanas além da questão econômica e saiu jogando na história - como por exemplo, a questão da relação da família com os livros, tendo toda uma crítica em cima da outra crítica, fora outras críticas a outros temas que também são feitas - por exemplo a questão da americanos e latinos. ela basicamente tirou tudo o que tinha na sexta feira à noite e fez a janta, sabe? mas deixou MAIS PESADA AINDA... porquê, Lionel???

achei o encerramento da história piegas, foi uma forma não muito ruim (mas não chega ao nível de ser boa) que ela encontrou pra resolver algumas questões. não me convenceu.

é isto. basicamente a intrínseca prometeu e a autora não entregou. o que é uma pena, pois seria relevante ter livros de distopias atuais não tão YA como "Jogos Vorazes", "Divergente" e até mesmo "O Poder".

Aline 08/02/2021

Ritmo lento
O livro tem tudo para ser excelente, porém sua linguagem específica em economia e outros assuntos econômicos faz a leitura ser lenta e maçante. As partes que abordam a dinâmica dentro da família são de uma genialidade e simplicidade assustadora.

Giovana Mocellin 08/02/2021

Leitura extremamente arrastada, capítulos muito grandes com diálogos longos (+ de 10 páginas). A temática da história tinha potencial, mas acredito que pelo fato de todos os personagens (até mesmo crianças) entenderem quase tudo sobre economia, se esquece q o leitor talvez não tenha todo esse conhecimento fazendo assim com que fique maçante a leitura. Além de que, eu não me conectei com os personagens e isso fez com que, por muitas vezes não tivesse vontade de continuar a leitura.

Maxe 08/02/2021

Tedioso mas com um final que vale a pena!
Não é um livro ruim, mas infelizmente extremamente tedioso em inúmeras partes. Carrega uma bagagem literária muito boa e tem um peso na sua consciência sobre tudo o que vivemos.
O final é maravilhoso é muitíssimo justo ao livro.

Agda 08/02/2021

Bem reflexivo.
Porém muito chato. Foi uma leitura lenta e tediosa, falava muito de economia , capítulos muito longos, veio melhorar um pouco no fim, mas deixou a desejar, faltou muito a ser dito, e foi focado muito na economia ao invés do drama da família.

Walison Rodrigues 08/02/2021

um livro pra refletir...
mesmo sendo uma leitura densa e arrastada, vale a pena ler, mergulhar e refletir no que a autora quis passar com essa obra. faz a gente pensar no futuro e no impacto que a crise econômica pode causar na sociedade