A Família Mandible: 2029-2047

A Família Mandible: 2029-2047 Lionel Shriver

Resenhas - A Família Mandible

Rayssa 05/05/2024

Livros com moral da história
"... A Austrália fora invadida pela Indonésia. O presidente dos Estados Unidos enviou a Camberra um comunicado especial para dizer que lamenta muito. (...) Criou -se finalmente um estado palestino, e ninguém se importou (...).

Então vamos lá, eu li este livro super rápido e super investida no caos social econômico. O que achei mais interessante é a perspectiva social da economia que fazia todos estarem um pouco certos e as frases boas demais pra se refletir:

"Dinheiro é uma coisa emocional (...) Como todo valor é subjetivo, o dinheiro vale o que as pessoas acham que vale"

E várias coisas vão acontecendo e você vai querendo saber o próximo acontecimento e como essa família vai lidar.

A história é, então, muito bem construída e amarrada.

Todavia, já no início você observa aqueles sinais estranhos: o caos dos EUA acontece por causa de atitudes idiotas do primeiro presidente latino, tudo aconteceu em meio a políticas de previdência para todos (o que é apontado como uma das causas do estado ter quebrado), a língua principal é o espanhol, todos estão pensando em como não ofender imigrantes... várias coisinhas preconceituosas que vc vai deixando passar, pq são pano de fundo.

Todavia, quando vamos chegando no fechamento da história fica claro o posicionamento do autor. O pano de fundo é na verdade a moral da história. O que é subentendido se torno bem vibrante.

E lá vamos nós para um apocalipse americano nos moldes americanos: contra o sus, os idosos (sim!!! Eles precisam morrer. E isso é eugenista tá?), a previdência privada e pro idade média. Vira loucura total kkkk
Sério.

Não tem como eu dar 5 estrelas mesmo gostando da construção do livro em um projeto que quer levar essa mensagem completamente maluca.

E eu já falei aqui diversas vezes sobre a diferença de falar de um assunto (o que acho que livros precisam falar) e militar sobre, dando uma moral da história. Eles poderiam colocar um personagem preconceituoso (ou todos). Não tem problema. O problema é a história provar que ele estava certo e trazer uma moral no estilo "quem não se comunica se trumbica.

Pelo amor de Deus! Ela prega que é um absurdo a criação de um estado palestino e que os EUA deviam ter feito algo contra!!!! E é a narração onisciente que flerta com essa "ironia".

Enfim, dei 3 estrelas pq escreve extremamente bem, mesmo sendo uma pessoa péssima
AliJu 06/05/2024minha estante
Você foi extremamente generosa ainda, isso aí pela sua descrição foi claramente uma tentativa dela de criar uma obra de propaganda no maior estilo Ayn Rand... Mas como nunca ouvi falar, claramente ela fracassou até nisso kkkkk

Rayssa 06/05/2024minha estante
Amiga, foi bem propaganda sim. Até do muro que O MÉXICO FEZ PARA SE SEPARAR dos EUA ela falou, naquele viés "eles fariam a mesma coisa no nosso lugar". Eu dei uma nota boa, pq ela chuta o pau da barraca, citando ódio sem fundamentação nenhuma, nas últimas folhas real. Até 90% dava pra dizer que era velado, sabe? E eu gostei das saídas dos personagens Mas ela n quis deixar subentendido no fim virou maluquice total.

Isac.FeijAo 03/05/2024

Distopia Econômica
O livro realmente me fisgou, apesar de concordar com as opiniões de que muitas vezes é massante e tedioso o excesso de termos econômicos que a autora usa, mas ela sabe equilibrar bem com os comentários irônicos e opiniões ácidas dos personagens. Valeu muito a pena ler.

Taly 21/04/2024

Visão distópica de uma derrocada econômica dos EUA
O livro traz uma distopia onde a economia americana está afundando, com o dólar perdendo o valor para uma nova moeda. Acompanhamos o drama da família Mandible para superar essa derrocada econômica.

AliJu 05/04/2024minha estante
Me pergunto qual a intenção da autora nesse livro com a visão de mundo dela...

httb_runa 04/04/2024

"Familia Mandible: 2029 - 2047" - Lionel Shriver
15° - ???
(1° vez lendo)
Esse livro trouxe prós e contras;
Primeiramente, o enredo distópico não é ruim, achei a parte de sarcasmo e humor ácido bem inteligente, porém tem partes no começo do livro que a história começa a ficar muito complexa e extensa, no meio do capítulo quando está sendo bem desenvolvido entra muitos detalhes que "arrasta" a história, e acaba ficando um pouco tediosa, mas se tiver foco de terminar fica cativante.
Recomendo para quem gosta de Utopia mesmo kkk.

Moya2 03/04/2024

Não é um livro pra todo mundo.
O livro definitivamente não é para qualquer um.
É uma distopia generosamente recheada de informações, índices e jargões financeiros ainda conta com geopolítica do começo ao fim.
Mas eu achei bem interessante o enredo, apesar de remoer o óbvio por 300 páginas, o 1/3 final faz valer a pena.
Contudo, desnecessariamente, os 2 ou 3 capítulos finais são atabalhoados como semana final de novela.
É um exercício de imaginação sobre a insolvência da moeda dos EUA, e a relação de uma família abastadíssimo e as novas condições do país.
A situação foge ao controle e os relatos do fim do egocentrismo da população, agora transformando em pária mundial é deveras satisfatório.

O tema e algumas atitudes lembram, de relance, o excelentíssimo 🤬 #$%!& do collor e o confisco da poupança no Brasil da década de 90.

Renan 01/04/2024

Genial
Já começo dizendo que quando peguei esse aqui pra ler foi sem pretensão nenhuma, porque todas as resenhas que li diziam que era interessante mas que os conceitos econômicos e coisas do gênero apresentados na trama tornavam a leitura difícil, e claramente não criei expectativa nenhuma, apesar de apreciar muito grande parte dos outros livros da autora já publicados. Enfim, adianto que as resenhas estavam erradas porque, ao menos pra mim, todas as coisas mais técnicas relacionadas à economia não afetaram a experiência da leitura, uma vez que apesar de não compreender tais conceitos, você poderia simplesmente seguir a leitura e ser feliz.

A história é sobre uma família rica, os Mandible, e toda a trajetória deles quando ocorre uma grave crise econômica que muda drasticamente a maneira como a economia funciona.

Quando digo que achei o livro genial é que tem muitos detalhes friamente calculados, desde de nomes dos personagens como Bing, Goog e Willing que remetem a detalhes da trama, até críticas, umas sutis e outras nem tanto, ao modo de vida americano (famoso ?american life?) e tudo que ele representa: o ideal de liberdade, o sonho da casa própria e essa ideia de carreiras e vidas perfeitas. Mas não só isso, em alguns trechos os personagens tem discussões interessantes sobre o que esperar do futuro em relação a praticamente tudo: carreira, família e sonhos. Enfim, foi uma leitura que me fez refletir porque algumas dessas discussões eu já tive com amigos e achei muito interessante. Em relação à história, acredito que o desfecho é muito interessante, não achei muito previsível mas satisfatório - uma vez que praticamente todos arcos de personagens se fecharam de modo satisfatório. Recomendo demais a leitura!

@tigloko 20/03/2024

"Reveses nunca trazem à tona o que as pessoas têm de melhor"
Acompanhamos a família Mandible, dinastia rica e antiga, durante uma crise econômica que afeta de forma catastrófica os Estados Unidos. Nesta situação, em que a ordem social e econômica mudam totalmente, as relações entre os membros da família tem grande reviravolta.

Gostei do livro apesar da dificuldade nas partes econômicas, em conjunto com a escrita profunda e cheia de divagação característica da Lionel Shriver. Mas para o entendimento da história funciona, até para um leigo com eu ?.

O livro é classificado como distopia, mais especificamente uma distopia econômica. Fiquei intrigado com esse termo durante a leitura, pois nunca tinha lido uma Ficção-Científica que explorasse tanto esse lado. Mas a autora aborda bastante o conceito de liberdade econômica, então de certa forma é como se fosse uma distopia completa mesmo, já que o lado econômico é determinante para outras áreas da sociedade. Tirando isso da equação, o controle é enorme.

Ainda que não seja tão tecnológico para uma distopia, é muito sombrio em desenvolver esse cenário, especialmente nas partes de conflito entre os personagens. Ela tem o dom de mostrar o pior do ser humano. Por isso, não senti tanta falta desse elemento tecnológico tão presente.

Outro ponto interessante é como ela pega alguns clichês da FC e subverte as expectativas do que se espera encontrar no gênero. E até mesmo tira sarro deles( FC é dos meus gêneros favoritos mas consegui dar boas risadas nessas partes ?).

Foi uma ótima leitura, recomendo
Regis 21/03/2024minha estante
Não conhecia o livro, Tiago, mas deu para sentir que gostou de fazer essa leitura. É tão bom quando descobrimos novos autores e novas histórias. Adorei a resenha, parabéns! ???

@tigloko 21/03/2024minha estante
Obrigado Régis ?. Foi uma leitura bem imersiva apesar do cenário ?

Vitoria.Menezes 15/03/2024

Uma perspectiva fascinante sobre desastres econômicos e relações familiares!
"A Família Mandible: 2029 - 2047" é um livro que eu com certeza indico para todos aqueles que gostam de perspectivas econômicas aliadas a um cenário de desastres e relações familiares. Tenho que admitir que os termos que envolvem a economia me deixaram um pouco aérea em algumas partes do livro, mas ele é absolutamente cativante justamente pela sua composição de palavreado e conteúdo junto com um leve toque de sentimentalismo.
De início ele foi bem angustiante de ler, imaginar toda a derrocada econômica de uma nação e seus efeitos é realmente incômodo, mas ao final o livro termina com um toque de leveza tão simples e singelo... isso é impulsionado fortemente pelo desenvolvimento dos personegens, que inicialmente começas com histórias separadas, apesar de serem da mesma família, mas que no final convergem, mudando da frieza para o calor da relação familiar com suas complexidades e dinâmicas próprias.
A escrita é ótima, o enredo fascinante, os personagens complexos e é devinitivamente um livro para se pensar... altamente recomendado!!!

EuT0nt0m 15/03/2024

História muito cativante. Personagem bem construídos. Willing um protagonista ímpar, sempre o protetor da família, e um idealista convicto .

Gabi 13/03/2024

Um dos livros mais geniais que eu já li. Muita dificuldade em ao menos tentar explicar sua história.

Eu gostei muito do economês usado, gostei da linguagem dele, da sua ENORME inteligência, sacada, com um humor ácido e sarcástico surreal. Vi parte das críticas e entendo que pode não ser um livro para qualquer um.

Apesar de muito bom, esse livro futurístico traz perspectivas cada vez mais presentes e reais, acontecimentos políticos, crises econômicas e é bem triste.

Também gostei muito das visões mais politicas, de esquerda e direita, e da forma que foram apresentadas, no limite do estereótipo. Me trouxe muita reflexão.

Tipo de livro que, toda vez que for relido, terá um novo ensinamento. ?

Lucas.Yoshi 10/03/2024

Única parte boa de ter lido foi saber que não valeu a pena ler sksksksksk, de vdd um início PÉSSIMO, devagar, falando de inflação e deflação a rodo sendo q isso não faria tanta diferença assim. Se for falar dos personagens ai que é ruim mesmo, muito mal desenvolvidos e mts nem fazendo diferença na trama.

Não aconselho pra simplesmente ninguém, mas aquelas, tem quem possa gostar e quem não, e eu fui um deles

Eduardo1550 29/02/2024

Sem grandes surpresas
Não tinha grandes expectativas em relação ao livro, no começo achei a leitura bem cansativa, que pode estar associada à grande quantidade de termos técnicos sobre economia, que no deixa um pouco perdidos na história. O livro fala de uma família que possuía um enorme fortuna e que acabou perdendo tudo devido uma enorme crise vivida pelo país, trazendo relatos de situações bem desesperadoras vivenciadas por eles. O começo do livro foi bem cansativo, muitas informações técnicas que dificultou o entendimento em algumas partes, mas depois a leitura foi mais fluída, mas nada demais. Portanto, foi um livro "ok" pra mim, pouco me prendeu.

Mari356 15/02/2024

Fiz as pazes com Lionel Shriver
Depois de dois livros que amei e um que detestei, faço as pazes com Lionel Shriver.
Acho que se não tivesse entrado pra essa leitura com um pé atrás, talvez tivesse até gostado mais. Mas ainda assim, ela conseguiu me envolver na história e me fez até simpatizar com gente rica (depois que ficam pobres).
O livro tem alguns problemas bem complicados como ela tratar doenças mentais como se fossem falta de problemas reais, a gordofobia que é foda e uma demonização sobre os impostos que me incomodaram bastante.
Mas a narrativa é boa e fluida, o caos distópico que ela criou é bem interessante e seria bastante crível se quem perdesse a grana não fossem os multimilionários (nisso daí não tem contorcionismo em economiquês que me faça crer). Os aspectos futuristas como o chip e as formas de pagamento eu achei interessantes.
Os personagens são bem construídos, não são maniqueistas, são complexos e a maioria tem diversas camadas. Bons de se conviver ao longo da leitura.
Gostei!