A Família Mandible: 2029-2047

A Família Mandible: 2029-2047 Lionel Shriver

Resenhas - A Família Mandible

joolivis 03/01/2024

A história tem uma demora significativa para se tornar interessante. Nas primeiras 100 páginas, a autora parece esquecer que, apesar de as questões econômicas serem um tema central, esse livro é ficção.

Se eu não tivesse pagado, do meu bolso, esse livro, eu teria abandonado de cara, porque, peço perdão, não tenho interesse em leituras de economia que eu simplesmente não entendo.

Contudo, na medida que os membros da família começam a se juntar, a história muda e se torna mais dinâmica. É bastante interessante acompanhar os acostumados com luxo tendo que se contentar com o quase nada.

Foi um bom livro, no geral.

PITUCALELE 30/12/2023

A família Mandible
Leitura bem interessante, uma distopia girando em torno de uma família onde o patriarca adquiriu ao longo dos anos uma fortuna, que aos poucos foi sendo reduzida junto com as mudanças que acontecem em um Estados Unidos caótico, com uma economia instável.

Lariely 28/12/2023

Esse livro foi um misto de emoções pra mim, comecei não gostando, achando muito tedioso e não tendo nenhuma conexão com os personagens ou a estória, mas conforme a leitura, sem perceber, eu me envolvi tanto no livro que tive uma desconexão da realidade; chorei por personagens e fiquei genuinamente feliz e reconfortada com o final do livro.
Lara 08/01/2024minha estante
Aconteceu a mesma coisa na minha leitura, eu nem sei quando eu me apeguei tanto aos personagens mas no final eu chorei de felicidade com eles

Annaplima 10/12/2023

"As tramas que se passam no futuro são sobre os medos das pessoas no presente... O futuro é só o maior monstro no armário, o grande desconhecido."
Concordo plenamente,

Vitória L 10/12/2023

Gente que loucura não esperava nada disso quando li a sinopse.
Fiquei simplesmente chocada a cada palavra e o jeito de escrita dessa autora torna tudo tão realista que chega a dar medo.
A segunda parte de 2047 foi apressada demais e tudo era muito conveniente.

gabrielakobayashi 07/12/2023

O começo é um pouco arrastado por conta de tantas explicações acerca da economia atual dos EUA e sobre como eles chegaram naquela situação, mas confiem pq depois que pega o embalo a leitura vai que vai. Muito bom e visceral o livro, mostra a humanidade como ela realmente é, sem firulas. Leitura que com certeza teve grande contribuição.

Patriciacella 05/12/2023

Socorrooooo
Nunca li um livro tão chato, insisti porque pensei não é possível que não vai melhorar nunca. E não melhorou!

Rayssa 16/11/2023

O CAPITALISMO FALHOU FALHA E FALHARÁ
é maravilhoso para uma comunista ler uma "ficção científica" que dita praticamente como o capitalismo tem que se reinventar e mesmo assim fracassa. a autora simplesmente conseguiu envolver o leitor com a aflição da família e para quem não entende de economia, muito menos a economia estadunidense, o livro se explica e você consegue compreender que o sistema é fracassado e soberbo em achar que nunca seria derrubado, o fato da família que nunca foi próxima ter que se unir em uma era de dificuldade torna ele mais humano.
uma excelente leitura para aqueles que gostam de distopias sociais próximas a realidade.

Camila.Castanon 02/11/2023

Colapso econômico
Vale dizer, esse é o primeiro livro que li da autora e gostei muito do estilo dela.
Esse livro acompanha o colapso econômico dos EUA, acompanhando uma família rica.
Ele faz uma contextualização do porquê se deu o problema, lá no comecinho, e depois mostra como a família lidou com os anos mais difíceis da crise. Essa parte do contexto eu achei meio complexa, às vezes meio difícil de entender, e a linguagem inteira do texto não é das mais fáceis não, mas quando se pega o jeito, você acaba gostando.
Eu gostei muito dos personagens, são pessoas que parecem bem comuns, bastante reais.
Eu gostei de ver os americanos perdendo o posto de maior economia do mundo, confesso, foi interessante ver uma família rica de lá ter que se adaptar a perder tudo (ou quase tudo) e ver como cada um reagiu nessa situação. Teve um de cada tipo, a filha que era mais afastada do dinheiro da família, a que vivia com muito dinheiro, o irmão que foi viver no mato, a tia brigada com a todo mundo, uma bisavó doente, um agregado. Acho que um dos melhores personagens é o tio economista, que fica tentando explicar o que está acontecendo, mas não conseguiu aceitar que o jogo virou para eles kkkkkk.

Lulu 19/10/2023

Apocalipse financeiro
Confesso que não entendi quase nada das descrições técnicas sobre economia. ? Mesmo assim curti muito a leitura. A narrativa é lentilha na medida certa. A segunda parte parece que foi escrita por outra pessoa. Pra mim, o final destoou um pouco do resto do livro.

Camila.Prioste 14/10/2023

Iniciei a leitura já com um estigma sobre o livro: havia visto muita gente reclamando, falando sobre os jargões econômicos e sobre não ter finalizado o livro. Por isso, para mim, foi uma surpresa ter ficado tão cativada pela história.
?A família Mandible? retrata a vida do clã após a quebra da economia dos EUA em dois momentos temporais. São muitos personagens, o que gera uma confusão até familiarizarmos com eles. Eu, particularmente, achei a história muito bem construída e acho que é um livro que valeu o tempo dedicado a ele.

Ju Harue 26/09/2023

Dei uma estrela e meia porque a trama central crua do livro é bem interessante, tem pontos sobre política, economia e sociedade bem pertinentes, mas foi uma leitura árdua, prolixa, o que tornou extremamente cansativa e monótona, confesso que não via a hora de terminar a leitura. As poucas cenas de ação foram o que mais me prenderam durante a leitura. Talvez se tivesse uma outra linguagem, com uma versão mais resumida, achei bem mais incrível.

Dougnuz 12/09/2023

O "investimento" emocional que importa...
O leitura pode parecer ser confusa em alguns pequenos momentos (exclusivamente quando trata de forma muito técnica termos de economia, porém nada que atrapalhe o entendimento geral), mas não desanimem, pois acompanhar a trajetória dos personagens não tem "preço" e emociona muito, inclusive o final. Nollie, Florence e Willing eu amei profundamente conhecer cada fragmento de vocês!

Rafael 11/09/2023

Especulação ao pé da letra
Achei bastante ideológico e tendencioso. Diferente de outras distopias, essa não conseguiu ser atemporal.

A história poderia ter sido melhor desenvolvida se tivesse menos personagens. Não foi possível conhecer bem e nem desenvolver o universo de cada um. O final foi meio resumido e algumas pessoas mencionadas na trama não tiveram desfecho.

Quando a parte política do livro, bem, essa seria bastante apreciado por teóricos da conspiração de grupos como o Qanon ou os ?patriotas brasileiros?.

Vai ficar na estante como decoração.