A Família Mandible: 2029-2047

A Família Mandible: 2029-2047 Lionel Shriver

Resenhas - A Família Mandible

laris 02/05/2023

O final foi meio mé
Gostei muito de acompanhar a saga da família Mandible em um Estados Unidos desolado por muita pobreza. Muitas vezes era difícil de acompanhar por causa da linguagem rebuscada que os personagens usavam - até às crianças - e por todo papo de economia que eu não compreendo. Por isso, entenderia quem abandonasse essa história. Na parte final do livro, em que eles vão começar uma jornada para a fazenda do Jarred - que pra mim foi um personagem simplesmente jogado no fim - nada dessa jornada e a vida na fazenda é mostrada para o leitor e corta para anos no futuro acompanhando os mais jovens - que a não ser Willing, não eram personagens muito bons. É nos dito que a Florence simplesmente morre, o marido dela vai pro México e a irmã vai pra outro lugar. E achei o final clichê, com clima utópico e aquela sensação de que no final todos conseguiram realizar seus sonhos mesmo num país todo ferrado.

França 24/04/2023

Chato, chatíssimo, chatérrimo...
Comprei esse livro na maior expectativa do mundo. Apesar de ter achado Precisamos Falar Sobre o Kevin um pouco arrastado, eu estava confiando no talento da autora... Sinceramente, não podia ter me decepcionado mais. O livro não é ruim: tem uma escrita rebuscada e correta e contextualiza bem os personagens. O problema na minha opinião é que ele faz essas duas coisas em excesso e acaba se tornando extremamente enfadonho. Em capítulo longos, Lionel descreve detalhes da distopia do ponto de vista econômico - o que, pra quem gosta do assunto, talvez funcione. Para mim, foi um martírio.

JAlia 24/04/2023

A família mandible
Muito se fala sobre o quanto essa leitura é complexa, rebuscada e que deve ser lida com calma para não se perder na história e para que se compreenda cada etapa. Confesso que para mim não foi assim. Pelo contrário, a leitura fluíu de forma bem mais rápida que o livro 1964 de George Orwell. Claro, para conseguir esse feito eu fiz uma lista com os nomes de todos os personagens e o grau de parentesco, além de ir marcando e colocando sinônimos para as palavras que não compreendia (ajuda muitoo a enriquecer o nosso vocabulário). Não sou de ler muitas distopias justamente pelo fato de me perder muitas das vezes na história, mas este livro me surpreendeu. A história é interessante, conseguimos compreender cada etapa, sofremos junto aos personagens e refletimos o quanto alguns fatos apresentados estão presentes no nosso dia a dia ou em um futuro próximo podem vir a acontecer, como o desaparecimento dos livros físicos (confesso que deu um certo desespero em pensar que os livros físicos podem vir a sumir e ficarmos dependendo das telas, me sentiria tão mal quanto Douglas Mandible ao ter de deixar sua biblioteca para trás). Apesar de muitas pessoas não conseguirem se acostumar a ler livros digitais, isso é questão de tempo para acontecer. Gosto muito de ler no Kindle, é confortável e prático em vários aspectos, mas prefiro os livros físicos que posso sentí-los, marcá-los e grifá-los. Sinto que assim consigo absorver melhor a história e fazer minhas anotações da forma que quero. Enfim, essas foram as minhas considerações e eu indico super este livro.
?????, ?

Luan 19/04/2023

O livro tem um conceito e uma história interessantíssimaos, mas o enredo ... Só a misericórdia pra ajudar a terminar! Arrastado onde poderia ser dinamico, superficial onde deveria ser aprofundado, mas no final a história continua interessante! O melhor Madible é o Willing e a tia Nollie, os demais são até pé no saco .. é interessante ler uma distopia causada apenas pela falência da (ainda) maior economia do mundo ... Difícil imaginar a queda de um gigante, mas a história nos ensina que nenhum imperio é eterno!

Tamara Mendes 15/04/2023

Bem-vindo ao futuro e a nova versão do sonho americano!
“Ser roubado – disse MGM – é uma experiência emocional. Muito mais intensa que a de não poder comprar um barco, de uma hora para outra. E não fomos roubados por saqueadores forasteiros, mas pelo nosso próprio governo.”

O ano é 2029 e os Estados Unidos estão passando pela pior crise financeira da história, uma nova moeda o Bancor é inventada e o dólar perde o valor no mercado. Uma guerra fria de escala mundial reestrutura a ordem socioeconômica do planeta, criando novos eixos de poder. A União Europeia se desfaz, a China enfim é alçada ao posto de maior potência global e o longo período de prosperidade dos Estados Unidos termina.

Acompanhamos os diferentes membros da família Mandible que, ao longo dos anos, fantasiaram uma vida de luxo com a herança do patriarca Magno Gran Man, ou Douglas Mandible. Após a queda do Tio Sam, o dólar não vale absolutamente nada e a família Mandible perde tudo que tem, são quatro gerações lutando pela sobrevivência durante anos de miséria e insegurança com o futuro.

Florence Mandible sofre as consequências desse cenário como uma típica representante da classe média, seu filho Willing que é muito carismático e tem uma percepção muito aguçada dos acontecimentos e como será a vida a partir desse momento. O Filho, netos e bisnetos do patriarca perderam tudo e como Florence e a única da família que ainda tem um trabalho ela acolhe todos os seus familiares sob seu teto, logo se tornando responsável pela administração de uma família extremamente frágil e com muitas questões pessoais pendentes.

Luiza.Ambrazvicius 11/04/2023

Diferente (no bom sentido)!
Comprei esse livro em promoção pela Amazon, o que me motivou foi o preço baratíssimo por uma capa dura + alguns "brindes". Depois de ler uma sinopse, fiquei mais motivada ainda: adoro distopias, e essa prometia.
Eu diria que não é um livro pra qualquer um, porque tem muita economia (o que cansa um pouquinho às vezes).
O que eu mais amei nesse livro foram os diálogos inteligentes e o mundo distópico que podemos estar prestes a presenciar (a "falência" dos EUA e a perda do valor do dólar), o que o tornou muito interessante pra mim!
Porém não gostei muito do final (segunda parte - 2047)...acho que foi muito corrido, me deu a sensação de que a autora inventou qualquer coisa pra acabar a história e não detalhou alguns personagens também...
Mas o livro em si e no todo é ótimo, eu nunca tinha lido algo assim e me surpreendeu bastante! Queria que mais pessoas conhecessem!

vinirc 13/03/2023

Uma Distopia Moderna
Nunca terminei um livro e fiquei divido sobre o que achei dele; se gostei ou não. O livro tem uma premissa interessante e alguns personagens legais, mas ao mesmo tempo a história é por muitas vezes arrastada e alguns acontecimentos são extremamente fora da realidade levando em conta a proposta do livro, uma distopia nos moldes de uma sociedade a maneira que conhecemos.
Nollie e Willing são os pontos altos do livro e Goog serve como um contraponto, principalmente na segunda fase em 2047, porém os demais personagens são mal desenvolvidos na segunda fase e simplesmente jogados nas últimas páginas do livro só para terem um ?final feliz?.
Achei a autora muito ácida, de uma maneira que não funcionou com a proposta do livro e algumas vezes deu rumos preguiçosos para a história. Ao mesmo tempo, gostei de alguns acontecimentos e da construção de determinados personagens.

Hellen Prigol 16/02/2023

Achei o livro interessante, a distopia criada pela autora e a forma como a família reagia aos acontecimentos foi legal de acompanhar. Por outro lado, houve vários trechos um tanto prolixos e que, na minha opinião poderiam ser descartados, não tendo uma grande contribuição à história. Acho que não é um livro para todo mundo e eu mesma tive de insistir na leitura para terminar.
Nicole Galdino 03/03/2023minha estante
Sabe qual é a classificação indicativa?

Carolina 01/02/2023

A família chata
Meu senhor, que história arrastada, sem condições. Entendi a premissa, entendi o rolê do livro e o que ele queria passar, mas gente? Precisava uma descrição de 4 páginas pra uma nota de dólar????? E que tanto de capítulo gigante, minha nossa, eu não me conectei com nenhum personagem, todo mundo totalmente insignificante pra mim

Lucas 19/01/2023

Uma distopia diferente
Família Mandible é uma distopia que trata do colapso financeiro dos Estados Unidos, caso eles percam seu espaço de "nação líder do mundo" para a China. Achei curioso a Intrínseca ter apostado nesse livro para o agora finalizado Clube Intrínsecos: o livro tem uma estrutura "complicada" de ser lida, pois discute com certa densidade alguns conceitos importantes das Ciências Econômicas.

Como já falado em outras resenhas, às vezes a autora "perde" páginas e mais páginas explicando a natureza de uma nota de dólar; tem uma hora do livro que simplesmente são explicadas as três funções básicas da moeda (meio de troca, reserva de valor e unidade de conta). E isso acaba afastando os leitores.

Contudo, acho importante dizer que esse livro está contido no gênero literário dos "Romances de Sistemas" (tradução ao pé-da-letra de System Novels). Esse é o gênero que consagrou gente como o grande Don DeLillo, autor de Ruído Branco, e que se assemelha muito ao Família Mandible. Os dois livros são distópicos, mas a ideia não é fazer algo nos moldes daquelas três conhecidas, quais sejam: Fahrenheit 451, 1984 e Admirável Mundo Novo.

Aqui o problema é mais simples, só que as pessoas são mais burras, justamente porque a ideia é discutir problemas reais, como diferenças de gênero no mercado de trabalho, a prepotência de acadêmicos que se acham indispensáveis para o mundo, a acumulação de capital, a transformação dos bens tangíveis em intangíveis, diferenças geracionais, entre outros.

Mas o livro não é perfeito: acho que a parte final dele, já em 2047, dá uma derrapada justamente porque deixa um pouco de lado o (excelente) humor ácido que havia permeado a obra até então.

De qualquer forma, se você está interessado em ler algo para sair da zona de conforto e rir com situações que podem ser consideradas horríveis normalmente, esse livro é para você.

Aline Bitencourt 17/01/2023

Lionel Shriver nunca me decepciona. Demorei um pouco para engrenar na leitura mas terminei com um sorriso no rosto e o coração quentinho. Que família foi essa, senhoras e senhores...

Kethelen3 18/12/2022

Talvez um futuro próximo?
A narrativa dessa história pega um pano de fundo muito atual, a escalada da china como potência mundial e de como o mundo mudou seu ponto de vista sobre os EUA, que ele não é tão bonzinho assim e nem presa tanto pelo bem estar mundial.

Lele 28/10/2022

Me surpreendeu
O livro fala sobre um tema que eu não curto muito, economia é uma coisa que apesar de importantíssimo não é algo q me interessa ao ponto de eu pegar um livro só pra ler sobre isso, MAS, a história é incrível, eu adorei o desenrolar do livro e imaginar os Estados Unidos em colapso total com o dólar valendo NADA é muito surreal e isso que faz o livro ser muito bom. A gnt vai acompanhando uma família que sofre horrores com a crise e gostei muito de todos os personagens, cada um de um jeito diferente. O final me surpreendeu muito e apesar de eu demorar pra engrenar na leitura quando peguei o ritmo foi muito bom!