A Família Mandible: 2029-2047

A Família Mandible: 2029-2047 Lionel Shriver

Resenhas - A Família Mandible

Beatriz2371 18/07/2021

Clube Intrínsecos
Para mim foi uma leitura muito arrastada. No decorrer do livro teve algumas passagens interessantes e alguns finais inesperados.
Mas num geral a leitura não me correspondeu ao que esperava.
Infelizmente é o primeiro livro do clube que não me agradou.

Nat 10/07/2021

A família Mandible
Depois de meses, de desistências e retomada finalizei a leitura.
E apesar do tema, a linguagem do livro é muito difícil de entender,com muitos termos técnicos, e umas expressões pra dizer no mínimo estranhas... Não favorecem a leitura
Ponto positivo, achei o Willing o personagem que salva mesmo a estória.

Taislane.Dantas 23/06/2021

Poderia ser melhor
O tema é interessante, porém achei que faltou dinâmica na história. As partes com diálogos foram mais fáceis de ler, mas aqueles termos econômicos eram bem complicados de entender.

Carla Foster 15/06/2021

Difícil, mas extremamente inteligente
Não é uma leitura fluida. Não é a toa que demorei quase 4 meses para terminar esse livro.
Fiquei em conflito em abandonar, por que ao mesmo tempo que os capítulos eram grandes e eu tinha muita preguiça de retomar a leitura, eu tinha curiosidade de continuar e saber o que iria acontecer com a economia do país, que nesse livro é um personagem fortíssimo.
A segunda parte chamada de '2047' me deixou com um mistro de emoções.
Existe o gênero de distopia-terror? Por que fiquei com medo da realidade possível que esse livro apresentou.

Raisa.Alves 14/06/2021

Acho provável
Esse livro começa um pouco arrastado com seus termos econômicos que tem durante todo o livro até o final, mas a história que deveria ser futurista e fictícia, te leva a pensar será que isso pode acontecer ? Algumas pessoas hoje em dia já cantam algumas bolas do que é falado no livro, não acho um futuro muito distante, me apavorou um pouco, mas é muito bom de ler e ver o que vai acontecer, tem momentos em que eu pensava o que mais vai acontecer com eles... um bom livro! Recomendo!

Caroline 14/06/2021

Ao término dessa leitura, me indaguei se teremos algo semelhante no futuro?
No começo pensei que não iria ter algo a me prender na leitura, mas a forma como as histórias se entrelaçam nos faz olhar para o dia a dia que temos com os nossos parentes e que nem sempre ter tudo é a razão da existência?
No mais, recomendo!

Bruna Jéssika 10/06/2021

Terrivelmente possível.
Senta que lá vem a resenha

Lionel Shriver (mesma escritora de ?Precisamos falar sobre o Kevin?) narra um futuro bem próximo (2029) em que a economia dos Estados Unidos está em colapso: o dólar está super desvalorizado, alianças internacionais estão se dissolvendo e o país não é mais a superpotência mundial. Nesse contexto conhecemos a Família Mandible e suas 4 gerações que mesmo no meio do caos (escassez de água, comida, violência e etc) ainda tem alguns privilégios vindos da sua enorme fortuna, mas que inevitavelmente passam a ser atravessados por essa catástrofe econômica. A ruína financeira da família estremece todos os pilares que outrora balizavam suas relações. A escritora afirma que começou a escrever a obra após a crise econômica de 2008, lançando-o em 2018 nos EUA e aqui no Brasil a obra foi publicada em março de 2021 (antes, em janeiro, foi enviado para os assinantes do clube da editora). A escrita de Lionel é ácida, hiperbólica e assustadoramente premonitória. Diferente de distopias que já li, a escritora não fala de um futuro distante, mas apenas alguns anos a nossa frente. Os elementos da sua narrativa são familiares, não temos um futuro com carros voadores, viagens no tempo ou teletransporte. Temos o colapso de uma cultura que já está dando sinais de que as medidas ambientais, econômicas e sociais (como distribuição de renda, preconceitos e desigualdades) são os furos que farão a sociedade como temos agora não se sustentarão por muito tempo, talvez por isso seja tão fácil imaginar esse cenário descrito por Lionel. Diante disso, temos uma família toda, todas as suas gerações, com todas as suas feridas e diferenças potencializadas pelo caos econômico, a obra é diferente de tudo que já li, coloca em xeque o nacionalismo estadunidense e o próprio estilo de vida que é tão valorizado nos dias atuais. Foi desafiador. Mas nem de longe é uma leitura tranquila, que te prende do começo ao fim. Ao meu ver, a descrição exacerbada de termos e conceitos econômicos deixou o ritmo lento, fato que é revertido do meio pro final do livro, com um evento que é um grande divisor na narrativa. Foi uma experiência de leitura incrível, que sai da minha zona de conforto, que não é meu estilo de escrita favorito mas que com um balanço de prós e contras, tem seu espaço no meu coração.

Alessandra @euamolivrosnovos 10/06/2021

Instagram @euamolivrosnovos
Em 2029 os Estados Unidos sofrem um golpe irreversível no campo econômico, levando o país ao caos, a pobreza e a criminalidade. A moeda corrente, o dólar, não pode mais quitar a dívida pública e a concorrente "bancor" é imposta aos americanos. O presidente, na tentativa de preservar a hegemonia do Tio Sam, acaba levando o país a bancarrota.

Alguns dos Mandible sempre se sentiram seguros sobre o futuro, ainda que essa calma se devesse a possível herança de seu patriarca. Mas nada pôde ser salvo diante da Moratória e não sobrou pedra sobre pedra.

Cada membro dessa grande família se encontra em uma posição social diferente. Uns beiram a pobreza, enquanto outros são extremamente abastados. E é na dificuldade que precisarão se unir para sobreviver a esse grande golpe da vida.

Uma distopia moderna, extremamente detalhista e complicada de se ler, embora a história seja genial. A autora exagera ao usar, em abundância, o "dialeto" da economia, tornando o texto um pouco maçante e de difícil compreensão para qualquer leitor médio.

A escrita é inteligente e a ideia da trama audaciosa, mas faltou aquela linguagem mais fácil e convidativa, o que acabou transformando um livro de tamanho médio em um calhamaço.
Entretanto, eu gostei do enredo. Nada nessa narrativa foi amenizada e temos um retrato de verdadeiro desespero diante de tamanha calamidade.

Sei que essa leitura dividiu muito as opiniões dos leitores e agora entendo o porquê. Assim, caso você se interesse, eu recomendo ler o livro bem aos pouquinhos, sem compromisso e não tentar se prender muito a todas as terminologias apresentadas.

site: https://www.instagram.com/euamolivrosnovos

Tawana 03/06/2021

Quase abandonei!
Um livro que se passa no futuro onde o caos reina e sugere uma utopia, a proposta parece interessante mas o livro foi extremamente cansativo, foi um dos poucos livros que pensei em abandonar, mas terminei ??.
Com muitos termos de economia e mercado financeiro (acredito eu) ele torna a leitura muito pesada e difícil de continuar, não foi algo que me prendeu.

Gisele Santos 02/06/2021

Leitura finalizada na base de muito esforço
Tenho que começar esta resenha sendo bem sincera e dizendo que ler A Família Mandible me causou um grande desconforto e sabe o que é mais estranho? O livro certamente não é feito para isso, eu apenas o li em uma época muito errada. Viver no Brasil de 2020/2021 não tem sido nada fácil, agora imagina viver tudo o que estamos vivendo e ler o livro que nos apresenta uma distopia que, se não tomarmos cuidado pode acabar acontecendo por aqui?

Já nas primeiras páginas foi impossível não comparar o cenário criado pela trama com o que os brasileiros viveram na época do Plano Collor e o que deixava a minha mente ainda mais perturbada era pensar que, no rumo que as coisas andam tomando o Brasil poderia acabar caindo facilmente no cenário da trama.

Resenha completa no blog:

site: http://www.vagandoedivagando.com.br/2021/06/resenha-familia-mandible-2029-2047.html

rdrg 26/05/2021

Dá vontade de ler Vamos falar sobre Kevin
Achei bem complexo e me perdi bastante nos rolês financeiros, mas gostei? gostei

thamyrescas 21/05/2021

O livro faz a gente passa nas nossas ações hoje e mostra as consequências futuras no mundo, meio ambiente, entre outras coisas. É bem interessante porém nem todo mundo vai gostar.

Bruna 20/05/2021

A Família Mandible
Ufa, consegui terminar. No começo achei que seria impossível continuar a leitura, mas fui persistente pois não gosto de abandonar um livro pela metade. Tinha esperanças de que pudesse melhorar ao longo da leitura, mas não, eu não gostei do livro. Eu gosto de histórias que me prendam, personagens que me cativam... O gênero literário desse livro não faz meu estilo, então já comecei a leitura com a certeza de que não iria gostar. Mas acredito que pra quem gosta desse tipo de leitura, seja um livro bom...

Debyh 17/05/2021

A Família Mandible: 2029 – 2047 é um daqueles livros de distopia financeira, não sei se realmente existe este termo, porém já li outro livro distópico onde o mundo funciona de outro jeito por conta da situação financeira mundial. É o que acontece aqui, com a diferença que acompanhamos mais de perto uma família e de como eles se adaptaram através de suas gerações por conta dessa mudança no mundo.
Os Mandible (são) eram ricos, mas desde a queda dos EUA o dólar passou a valer muito pouco e o país está em um declínio absurdo já que sua moeda está se desvalorizando com o passar do tempo. E tudo piora ainda mais quando o governo americano se recusa a usar a nova moeda, o bancor. Essa é a história de uma família que precisa aprender a se adaptar à nova situação em que se encontra e sobreviver em meio ao caos que parece estar se iniciando nos EUA.
completa: https://euinsisto.com.br/a-familia-mandible-2029-2047-lionel-shriver/

site: https://euinsisto.com.br/a-familia-mandible-2029-2047-lionel-shriver/