A Família Mandible: 2029-2047

A Família Mandible: 2029-2047 Lionel Shriver

Resenhas - A Família Mandible

Driely 16/05/2021

A Família Mandible
Esse livro mostra como os EUA que antes eram a maior potencia mudial pederam seu valor e iremos acompanhar a vida de uma familia que vive todos os dias sem saber como será o amanhã.

Nicole 22/04/2021

Vai com Deus
Não dou palco para pessoas que não defendam o mínimo de senso comum quanto à pandemia, que não sejam a favor da diversidade cultural e inclusão de temas em prêmios literários e que acreditam que "apropriação cultural" seja apenas uma coisa passageira.

Sobre o livro em si, digo que foi um PARTO chegar além da página 110 por a história se desenvolver a passos de lesma, além de apontar detalhes totalmente desnecessários nos diálogos. A sinopse engana bem a enrolação do livro, que, para mim, não desceu.

Disponibilizo minha edição do livro com o kit completo mandado pela intrínseca para troca.
Nicole 03/05/2021minha estante
Queridinho, eu não tinha preconceitos com a autora, já que comecei minha leitura em fevereiro, dois meses antes de ter conhecimento das falas públicas de sua parte. E quem é você pra querer julgar minhas leituras? Tenha santa paciência!

Jana 21/04/2021

Interessante
O viés econômico é muito interessante, faz a gente pensar o quanto seria possível mesmo que isso acontecesse. Mas em diversos trechos o livro é muuito arrastado, o autor abusa da prolixidade o que fica muito moroso. Se for para analisar o enredo do livro é ótimo, mas poderia ter 250 páginas que estaria ótimo.

Camilla.Larocca 18/04/2021

Uma distopia muito interessante. Um dos melhores livros que li em 2021.
Apesar da leitura ser um pouco dificil (possui várias passagens que os personagens discutem sobre política e economia bem tecnicamente) fiquei presa no livro de uma maneira inimaginável.

É tambem uma crítica severa sobre a sociedade americana com frases bem cruas.

Isabelle 17/04/2021

Intrisecos Jan 2021
Me arrastei praticamente 3 meses entre idas e vindas nesse livro.
A ideia de uma catástrofe financeira parece mais real e passível de acontecer que os famosos zumbis.
Achei a parte de economia muito técnica e massante, parece que a estória não anda, personagens ficam em longos diálogos, que não agregam tanto. Muitas estórias que se interligam mas não ligam os pontos de forma fluida.
Talvez releia pra tentar absorver algo.
Hyrm 17/04/2021minha estante
Tentei ler por 3 vezes, não foi. Achei essa parte técnica insuportável, não te deixa fluir na leitura. Acabei abandonando :(

Tay 17/04/2021minha estante
Eu ainda não li, mas com certeza vai ser um dos últimos a ser lido

Thammy 17/04/2021minha estante
Não consegui também. E olha que estava com uma expectativa altíssima. Talvez volte um dia.

Thainara Ramalho 14/04/2021

A família mandible
Gente esse foi muito difícil terminar!
Leitura cansativa, maçante, chato demais.

Andre.S 13/04/2021

Será que já vimos isso em algum lugar?
Sombria e muito bem escrita distopia mostrando um negro futuro com economia e sociedade em colapso nos Estados Unidos. Brilhante e brutal, achei esse livro espetacular e genial apesar das muitas críticas negativas que li na internet sobre ele. Entre os melhores do ano lidos até agora.

misaverso 12/04/2021

Se eu não me sentir livre, não serei livre.
O livro é uma distopia, e o personagem central da história é o dólar.

O livro obviamente vai contar a história da família Mandible, uma família rica, que sua fortuna vem de herança, nunca conheceram a pobreza, mas suas vidas financeiras ficam instáveis, depois de surgir uma nova moeda no mundial, o BANCOR, porém os EUA não aderido a nova moeda, o que faz que o comércio internacional despenque, e consequentemente o valor do dólar, e a bolsa de valores.

O livro se passa em 2029 e decorre até 2047, depois de recentemente ter se recuperado de uma crise tecnológica, todo o país mergulha em uma crise econômica.

Milionário se encontram nas filas para sem tetos, vizinhos bondosos acabam sujando suas mãos de sangue para manter suas famílias alimentadas, roubos se torna algo comum, e nos mercados o preço sobe a cada dia, além da constante falta de reposição dos produtos, quando pensas que não pode piorar, o governo tira tudo o dinheiro que sobrou das pessoas, e esconder pode custar sua vida.

Explorando um dos maiores medos dos norte-americanos, a autora Lionel Shriver constrói uma narrativa com um excelente embasamento teórico, desabrochando para uma história instigante, necessário, objetiva e bem construída.

Não nego que as cem primeiras páginas são cansativas e difíceis de se ler, principalmente para quem não tem um conhecimento básico sobre economia, mas é uma leitura muito necessária e que vale muito apena.

Eu indico para todas pessoas, o livro vai te mostrar e te despertar para a necessidade de você saber sobre economia, além de abordar sobre o significado da familia, do dinheiro, identidade e falar sobre xenofobia.

@lidosporwendy 11/04/2021

Primeira experiência com o clube
Minha primeira experiência no clube intrinsecos.
E apesar de ser um livro denso e cheio de termos complicados de entender é uma leitura indispensável.
Mostrou que os ricos (em alguns casos) conseguem ficar mais ricos e os pobres (em todos os casos) ficam mais pobres.
Vivendo numa pandemia a leitura se torna essencial, pois a tragédia do livro foi por causa do dinheiro, e hoje vivemos uma por causa da falta de organização dos políticos.

Marcele 05/04/2021

A família Mandible - Lionel Shriver
Nos EUA, em um futuro não tão distante, a família Mandible que é próspera, privilegiada, estudada e que esperam uma grande herança do seu patricarca acabam tomando uma rasteira em um cenário socioeconômico terrível do país causado por uma nova ordem mundial em que a moeda principal não é mais o dólar e sim o bancor. São obrigados a reaprender a viver com concessões, empatia, paciência entre muitas outras coisas. O personagem que uni todos os outros é Willing um adolescente que consegue enxergar e se adaptar mais facilmente com as mudanças bruscas locais e mundiais causadas por um cenário que lembra a guerra fria.
Confesso que essa distopia usa bastante termos e expressões econômicos o que tornou a leitura um pouco difícil para mim.

Aline.Silva 04/04/2021

Beira o insuportável!
CHATÍSSIMO! Minha dificuldade em abandonar leituras me obrigou a continuar nessa tortura de livro. Sabe quando éramos obrigados a ler livros para vestibulares ou para a escola!? Foi assim que me senti nessa leitura.
Termos técnicos de economia quase 100% da leitura, extremamente maçante e arrastado. Não gostei! Para um livro sobre economia, meu resumo é NÃO VALE UM CENTAVO DE INVESTIMENTO!
Felipe Seibert 11/04/2021minha estante
Hahah esses relatos verdadeiros, quando achamos muito ruim um livro, eu acho genial. É muito assim o sentimento mesmo.

Aline.Silva 14/04/2021minha estante
Nossa um dos piores livros que já li na vida, triste. Rs

Ju 03/04/2021

Futuro
Mais um distopia contemporânea, porém, achei muito maçante, tediosa a leitura. E o tema abordado no livro não me agradou muito.

Marques60 27/03/2021

Nem acredito que consegui terminar!
Desde o início do livro precisei de muita força de.vontade para não abandoná-lo. Não queria dizer que o livro é tedioso, mas, infelizmente, não posso dizer outra coisa, é essa a palavra que vem à mente quando eu penso nele.