A Família Mandible: 2029-2047

A Família Mandible: 2029-2047 Lionel Shriver

Resenhas - A Família Mandible

Amanda.Santos 08/09/2023

Infelizmente esse livro não foi pra mim, a premissa é muito interessante mas a leitura é extremamente cansativa com explicações e diálogos que facilmente poderiam ter sido cortados. O final é bom mas a experiência no geral não me agradou

Victória 22/08/2023

Resenha| A família Mandible
Tinha tudo pra ser um excelente livro. A temática é muito boa e a proposta do livro também, mas é muito enrolado. Tem muitos termos, explicações, que deixam o livro extremamente arrastado e cansativo.

Danny 14/08/2023

Um livro que tipo uma visão do futuro, quando EUA deixar de ser a superpotencia para china, sua moeda desvalorizada, sua economia em queda. E o livro se passa no futuro contando a vida de uma família rica e os impactos da crise econômica e como o estilo de vida da familia mudará drasticamente.

Luiza 09/08/2023

A queda de um novo mundo
Havia me interessado pelo livro exclusivamente pela autora. Mas posso dizer que é muito diferente da sua obra mais popular. O que não necessariamente é ruim. A temática é interessante, vemos o mundo já não mais dominado pela atual potência mundial, todos são afetados pela crise, o que nos faz pensar que o mundo é tão antigo e apenas vivemos uma pequena parte dele. O mundo que conhecemos nem sempre foi e nem sempre será o mesmo. Sobre a leitura, a historia se arrasta um pouco, mas conseguimos tirar um bom proveito da temática.

Amanda Garcia 04/08/2023

E se o maior país do mundo tivesse um declínio financeiro?
Primeiramente queria deixar claro, é sim uma distopia próxima. E o que mais assusta nesse livro, que os acontecimentos aqui descritos. São bem possíveis de acontecer em breve.
Aqui conhecemos uma família, muito rica , de muitos bens, os Mandible. O patriarca dessa família se chama Douglas Mandible de 99 anos e sua esposa Luella de aproximadamente 52 anos, seus filhos Carter e Nollie, e assim por diante, quem narra a maior parte dos acontecimentos é Florence neta de Douglas Mandible.
Para falar deles precisamente, precisamos falar do país. Os Estados Unidos, essa potência que conhecemos hoje, está a mingua. O dólar perdeu muito seu valor (mas muitoooo mesmo). Existe uma nova moeda pelo mundo, o bancor, e o EUA se recusa a cair na graça dessa moeda. O que acaba prejudicando o país. Eles devem muito aos demais países, e não tem dinheiro para pagar , o país está num declínio irreversível. As empresas fecham as portas, as universidades declaram falências, as pessoas perdem seus empregos, suas moradias, entram em desespero, viram moradores de ruas, pessoas com altos cargos .
O começo do livro, é bem chato, fala muito sobre economia, e se você for uma pessoa leiga como eu, vai praticamente desistir. O que não me fez desistir foi a persistência kkk e valeu super a pena. De 50% em diante, a história toma um rumo totalmente diferente.
Voltando a família, sim de pessoas ricas, eles se tornam sem teto, sem comida para todos e com isso, coisas acontecem (acharam que eu ia dar spoiler neh kkk ). Livros não existem mais ( isso me doeu muito). Smartphone? Esquece, aqui se usa o flex . Um aparelho que não precisa de carregamento.Chegamos em 2047, 18 anos depois, as coisas deram uma melhorada, mas a implantação de chip, é real. Não existia mais cartão de crédito e sim um chip implantado na sua nuca. Isso é tão assustador, pq é bem possível que realmente venha a acontecer.
Wiiling (filho de Florence) volta pra Nova York, fica uns meses lá e resolve se arriscar indo pro Estados Unidos de Nevada com a tia de 90 anos ... e lá ele se estabelece, descobrindo que a tia tinha algumas barras de ouro, ele volta estudar, e sua vida melhora muito, acaba se casando e tendo 3 filhos, decide tambem trazer todos os seus parentes vivos para o novo país. E todos constrói uma nova história, no livro da família Mandible, sua tia avó volta a escrever romances e quando falece, seus livros são comprados pelo universidade de nevada.

? Extra:
? O Estados Unidos foi dividido em o Estados Unidos aonde as pessoas eram obrigadas a usar chip.
? E se criou um novo país chamado Estados Unidos de Nevada, aonde faltava tudo mas as pessoas eram felizes, e estavam construindo do zero uma nova nação.

RNA 03/08/2023

Imprescindível para entender os EUA de hoje
Livro muito bom, superou positivamente minhas expectativas, apesar de ser um livro grande e acompanhar a vida de uma familia em nenhum momento o livro se torna monótono, mantém seu ritmo do inicio ao fim, livro essencial para quem gosta de geopolitica e quer entender o que se passa com os EUA hoje.

Leitora Exaltada 31/07/2023

"Os animais que não se adaptam, morrem"
Imaginem o cenário: crise econômica nos EUA, fome, violência, desvalorização do dólar e 3 gerações de uma familia com diferentes níveis econômicos juntos que esperavam por uma herança milionária que não apareceu porque o EUA fez o "Fernando Collor" nos investimos da população.

A distopia foi excelente, se você tive uma conhecimento básico sobre os jargões econômicos e de investimentos, dá pra lê tranquilo o livro, mas tem um motivo pra eu ter levado 9 dias lendo isso: a história é extremamente prolixia sem necessidade.

De 2029 até 2047 a história era extremamente arrastada; tirando Will, Nollie, Esteban e Florence; o resto da galera era insuportável. Eu entendo que era necessario pra dá construção ao cenário, mas as vzs nao tinha muito necessidade de se fazer isso.

Gostei bastante do final, a familia ja se lascou tanto, que eu tinha ficado com medo de dar mais merda ainda pra eles, mas foi ótimo o final. Achei que nao teria plot nesse livro, achei que seria um livro mais de vibe, mas ele foi excelente.

Unico ponto negativo foi esse, detalhar demais coisas que nao precisava muito, por mais que precisasse dá contextualização ao cenário. A autora pecou no excesso

anaclarbastos 25/07/2023

A história de uma família rica que em meio a uma das maiores crises dos EUA perde tudo. A miséria humana e o lado ruim dos homens que ela revela são abordadas neste livro, revelando ainda como as classes altas são desconectadas da realidade social em que vivem. O livro peca pelo excesso de termos técnicos da economia, no entanto, a história é interessante

Herbert Beauchamp 07/06/2023

Bom esse é um daqueles livros que tem o potencial para ser 5 estrelas. O livro tem potencial, mas o que peca e o número de explicações desnecessárias o que acaba tornando a leitura bem arrastada. Olha, a proposta do livro é bem legal (ver uma potência mundial, os Estados Unidos se afundando em dividas e fazendo com que o país vire um caos), não acho interessante o fato do autor precisar de duas páginas para uma coisa que poderia ser exemplificada em apenas uma. Com certeza se houvessem feito um resumo do livro ele teria ficado maravilhoso.
Marilucia 28/06/2023minha estante
Já tentei lê-lo duas vezes, mas não consigo bancar. Arrastado demais, apesar de a proposta do tema ser boa. Uma pena!

Herbert Beauchamp 30/06/2023minha estante
Eu consegui pois sou do tipo que me forço a ler kkkkk... Tenta fazer um cronograma pra ler ele. Tenta ler 10, 20 páginas dele por dia. Eu fiz isso e me ajudou muito.

Marilucia 03/07/2023minha estante
É uma boa estratégia. Mas não me forço a ler o que não me agrada, a não ser que seja leitura obrigatória de algum curso e tals. Depois de duas tentativas, A Família Mandible ficará para algum fragmento de futuro ?

Herbert Beauchamp 03/07/2023minha estante
Kkkk, eu me obriguei mais por conta que pode ser um bom repertório para a redação do ENEM a depender do tema desse ano. Mas você está certíssima a não ler o que não te agrada kkk.

Sem estante 26/05/2023

Una história muito bacana
Eu tava doida pra ler esse livro desde quando li a sinopse e ele não decepcionou. O Willie é um personagem muito maravilhoso e complexo. A família Mandible em si é um pessoal meio maluquinho, que parece ser gente como a gente. Os termos ligados a economia deixa a leitura um pouco densa, mas ainda assim é muito interessante.

Dá uma certa agonia perceber que certos acontecimentos do livro parecem próximos demais daquilo que vivemos atualmente

Claudio.Berlin 22/05/2023

Que livraço !!
A ordem econômica mundial mudou .
Uma nova moeda , o bancor serve de base de troca mundial substituindo o dólar .
Os Estados Unidos, não são mais os donos do mundo mas querem pagar em dólares que nenhum país aceita .
Os Estados Unidos estão falidos , ninguém compra deles ninguém vende para eles .
Está declarado o caos interno e externo.
No entanto o livro é focado no caos interno.
Os membros de família , os Mandible, cada um com seu temperamento, representam as várias facetas do ser humano em degradação, com poucos fortes e muitos fracos .
Habitantes de um país antes poderoso e orgulhoso, vivem na mendicância .
Ninguém tem dinheiro para comprar faqueiros de prata ou copos de cristal , e o que vale mesmo é a comida no prato ( quando possível) e itens como papel higiênico.
O mais impressionante é que a mentalidade dos governantes não muda.
O livro me prendeu e me encantou.
As nuances de cada personagem, refletindo a sociedade são muito interessantes .
Claro que o livro tem um pouco de "economês" pois sem isso não há como explicar a derrocada do império.
É uma boa lição para revermos nossos valores .

Beatriz 21/05/2023

Fui surpreendida
Esse livro é gigante em seu conteúdo e assim sendo, eu não consigo analisar ele de uma única forma e não ter sentimentos conflitantes.
Primeiro vamos ao enredo: após um colapso apocalíptico de td a sociedade norte americana, vamos acompanhar a família Mandible, um microcosmo da sociedade estadunidense, tentando sobreviver nessas condições de carência econômicas, morais e éticas.
A primeira vista, pela sinopse, "A família Mandible 2029-2047" parece uma distopia focada nas consequências de algumas mudanças q estao em curso na realidade, mas ao iniciar a leitura a primeira coisa q salta aos olhos é a carga tragicômica dos acontecimentos e dos personagens. Os acontecimentos q levam a derrocada desta sociedade parece muito, q a autora juntou todos os medos da sociedade atual e produziu esse Apocalipse. Não há indícios de q ela tentou fazer qq analisa da realidade e produzir uma projeção ao futuro, assim como há muita coisa q deixa clara a visão pessimista da autora, apesar do "final feliz", ou a incapacidade dela criar uma realidade utópica. E aí reside o ponto fraco do livro.
Porém, como análise da sociedade e crítica a mesma, esse livro é muito bom. A autora cria, através dessa família, a mesma estrutura social dos EUA, tanto em classes como em gerações, então vc tem a visão de como cada um lida com essa realidade catastrófica. E por ser extremamente caricatural isso torna td muito engraçado.
Outra coisa q percebi nesse livro é a visão a partir dos EUA ser tão marcante e como ele entrou em conflito comigo em alguns momentos. E na verdade, muitas das opiniões contidas nesse livro foram MT conflitantes com as minhas.
Eu ficaria aqui por anos falando desse livro, mas seria dar MT spoiler.

leazvd 11/05/2023

O dinheiro não vale o que as pessoas acham que vale.
Muito descrito, não gosto de livro assim. Mas a história é boa.
Florence Mandible sofre as consequências desse cenário como uma típica moradora de classe média do Brooklyn.