A Família Mandible: 2029-2047

A Família Mandible: 2029-2047 Lionel Shriver

Resenhas - A Família Mandible

Patriciacella 05/12/2023

Socorrooooo
Nunca li um livro tão chato, insisti porque pensei não é possível que não vai melhorar nunca. E não melhorou!

Rayssa 16/11/2023

O CAPITALISMO FALHOU FALHA E FALHARÁ
é maravilhoso para uma comunista ler uma "ficção científica" que dita praticamente como o capitalismo tem que se reinventar e mesmo assim fracassa. a autora simplesmente conseguiu envolver o leitor com a aflição da família e para quem não entende de economia, muito menos a economia estadunidense, o livro se explica e você consegue compreender que o sistema é fracassado e soberbo em achar que nunca seria derrubado, o fato da família que nunca foi próxima ter que se unir em uma era de dificuldade torna ele mais humano.
uma excelente leitura para aqueles que gostam de distopias sociais próximas a realidade.

Camila.Castanon 02/11/2023

Colapso econômico
Vale dizer, esse é o primeiro livro que li da autora e gostei muito do estilo dela.
Esse livro acompanha o colapso econômico dos EUA, acompanhando uma família rica.
Ele faz uma contextualização do porquê se deu o problema, lá no comecinho, e depois mostra como a família lidou com os anos mais difíceis da crise. Essa parte do contexto eu achei meio complexa, às vezes meio difícil de entender, e a linguagem inteira do texto não é das mais fáceis não, mas quando se pega o jeito, você acaba gostando.
Eu gostei muito dos personagens, são pessoas que parecem bem comuns, bastante reais.
Eu gostei de ver os americanos perdendo o posto de maior economia do mundo, confesso, foi interessante ver uma família rica de lá ter que se adaptar a perder tudo (ou quase tudo) e ver como cada um reagiu nessa situação. Teve um de cada tipo, a filha que era mais afastada do dinheiro da família, a que vivia com muito dinheiro, o irmão que foi viver no mato, a tia brigada com a todo mundo, uma bisavó doente, um agregado. Acho que um dos melhores personagens é o tio economista, que fica tentando explicar o que está acontecendo, mas não conseguiu aceitar que o jogo virou para eles kkkkkk.

Lulu 19/10/2023

Apocalipse financeiro
Confesso que não entendi quase nada das descrições técnicas sobre economia. ? Mesmo assim curti muito a leitura. A narrativa é lentilha na medida certa. A segunda parte parece que foi escrita por outra pessoa. Pra mim, o final destoou um pouco do resto do livro.

Camila.Prioste 14/10/2023

Iniciei a leitura já com um estigma sobre o livro: havia visto muita gente reclamando, falando sobre os jargões econômicos e sobre não ter finalizado o livro. Por isso, para mim, foi uma surpresa ter ficado tão cativada pela história.
?A família Mandible? retrata a vida do clã após a quebra da economia dos EUA em dois momentos temporais. São muitos personagens, o que gera uma confusão até familiarizarmos com eles. Eu, particularmente, achei a história muito bem construída e acho que é um livro que valeu o tempo dedicado a ele.

Ju Harue 26/09/2023

Dei uma estrela e meia porque a trama central crua do livro é bem interessante, tem pontos sobre política, economia e sociedade bem pertinentes, mas foi uma leitura árdua, prolixa, o que tornou extremamente cansativa e monótona, confesso que não via a hora de terminar a leitura. As poucas cenas de ação foram o que mais me prenderam durante a leitura. Talvez se tivesse uma outra linguagem, com uma versão mais resumida, achei bem mais incrível.

Dougnuz 12/09/2023

O "investimento" emocional que importa...
O leitura pode parecer ser confusa em alguns pequenos momentos (exclusivamente quando trata de forma muito técnica termos de economia, porém nada que atrapalhe o entendimento geral), mas não desanimem, pois acompanhar a trajetória dos personagens não tem "preço" e emociona muito, inclusive o final. Nollie, Florence e Willing eu amei profundamente conhecer cada fragmento de vocês!

Rafael 11/09/2023

Especulação ao pé da letra
Achei bastante ideológico e tendencioso. Diferente de outras distopias, essa não conseguiu ser atemporal.

A história poderia ter sido melhor desenvolvida se tivesse menos personagens. Não foi possível conhecer bem e nem desenvolver o universo de cada um. O final foi meio resumido e algumas pessoas mencionadas na trama não tiveram desfecho.

Quando a parte política do livro, bem, essa seria bastante apreciado por teóricos da conspiração de grupos como o Qanon ou os ?patriotas brasileiros?.

Vai ficar na estante como decoração.

Amanda.Santos 08/09/2023

Infelizmente esse livro não foi pra mim, a premissa é muito interessante mas a leitura é extremamente cansativa com explicações e diálogos que facilmente poderiam ter sido cortados. O final é bom mas a experiência no geral não me agradou

Victória 22/08/2023

Resenha| A família Mandible
Tinha tudo pra ser um excelente livro. A temática é muito boa e a proposta do livro também, mas é muito enrolado. Tem muitos termos, explicações, que deixam o livro extremamente arrastado e cansativo.

Danny 14/08/2023

Um livro que tipo uma visão do futuro, quando EUA deixar de ser a superpotencia para china, sua moeda desvalorizada, sua economia em queda. E o livro se passa no futuro contando a vida de uma família rica e os impactos da crise econômica e como o estilo de vida da familia mudará drasticamente.

Luiza 09/08/2023

A queda de um novo mundo
Havia me interessado pelo livro exclusivamente pela autora. Mas posso dizer que é muito diferente da sua obra mais popular. O que não necessariamente é ruim. A temática é interessante, vemos o mundo já não mais dominado pela atual potência mundial, todos são afetados pela crise, o que nos faz pensar que o mundo é tão antigo e apenas vivemos uma pequena parte dele. O mundo que conhecemos nem sempre foi e nem sempre será o mesmo. Sobre a leitura, a historia se arrasta um pouco, mas conseguimos tirar um bom proveito da temática.

Amanda Garcia 04/08/2023

E se o maior país do mundo tivesse um declínio financeiro?
Primeiramente queria deixar claro, é sim uma distopia próxima. E o que mais assusta nesse livro, que os acontecimentos aqui descritos. São bem possíveis de acontecer em breve.
Aqui conhecemos uma família, muito rica , de muitos bens, os Mandible. O patriarca dessa família se chama Douglas Mandible de 99 anos e sua esposa Luella de aproximadamente 52 anos, seus filhos Carter e Nollie, e assim por diante, quem narra a maior parte dos acontecimentos é Florence neta de Douglas Mandible.
Para falar deles precisamente, precisamos falar do país. Os Estados Unidos, essa potência que conhecemos hoje, está a mingua. O dólar perdeu muito seu valor (mas muitoooo mesmo). Existe uma nova moeda pelo mundo, o bancor, e o EUA se recusa a cair na graça dessa moeda. O que acaba prejudicando o país. Eles devem muito aos demais países, e não tem dinheiro para pagar , o país está num declínio irreversível. As empresas fecham as portas, as universidades declaram falências, as pessoas perdem seus empregos, suas moradias, entram em desespero, viram moradores de ruas, pessoas com altos cargos .
O começo do livro, é bem chato, fala muito sobre economia, e se você for uma pessoa leiga como eu, vai praticamente desistir. O que não me fez desistir foi a persistência kkk e valeu super a pena. De 50% em diante, a história toma um rumo totalmente diferente.
Voltando a família, sim de pessoas ricas, eles se tornam sem teto, sem comida para todos e com isso, coisas acontecem (acharam que eu ia dar spoiler neh kkk ). Livros não existem mais ( isso me doeu muito). Smartphone? Esquece, aqui se usa o flex . Um aparelho que não precisa de carregamento.Chegamos em 2047, 18 anos depois, as coisas deram uma melhorada, mas a implantação de chip, é real. Não existia mais cartão de crédito e sim um chip implantado na sua nuca. Isso é tão assustador, pq é bem possível que realmente venha a acontecer.
Wiiling (filho de Florence) volta pra Nova York, fica uns meses lá e resolve se arriscar indo pro Estados Unidos de Nevada com a tia de 90 anos ... e lá ele se estabelece, descobrindo que a tia tinha algumas barras de ouro, ele volta estudar, e sua vida melhora muito, acaba se casando e tendo 3 filhos, decide tambem trazer todos os seus parentes vivos para o novo país. E todos constrói uma nova história, no livro da família Mandible, sua tia avó volta a escrever romances e quando falece, seus livros são comprados pelo universidade de nevada.

? Extra:
? O Estados Unidos foi dividido em o Estados Unidos aonde as pessoas eram obrigadas a usar chip.
? E se criou um novo país chamado Estados Unidos de Nevada, aonde faltava tudo mas as pessoas eram felizes, e estavam construindo do zero uma nova nação.

RNA 03/08/2023

Imprescindível para entender os EUA de hoje
Livro muito bom, superou positivamente minhas expectativas, apesar de ser um livro grande e acompanhar a vida de uma familia em nenhum momento o livro se torna monótono, mantém seu ritmo do inicio ao fim, livro essencial para quem gosta de geopolitica e quer entender o que se passa com os EUA hoje.