A Família Mandible: 2029-2047

A Família Mandible: 2029-2047 Lionel Shriver

Resenhas - A Família Mandible

Camila 08/05/2022

Distopia econômica e civilizatória
Comecei esse livro após fortes indicações com uma expectativa que foi frustrada logo nas primeiras 50 páginas. Me obriguei a continuar, quase abandonei várias vezes até aí. Mas depois entendi. E me surpreendi.
Não acho que a resenha oficial faça jus a essa obra. O viés trazido sobre Florence faz dela, na resenha oficial, a personagem principal, quando na verdade o grande personagem é seu filho, Willing.
É um livro difícil de ler, não é o tipo de leitura que vc consiga desbravar 100 páginas num dia. Os temas são complexos do ponto de vista econômico, social e psíquico.
Depois de superar a marca das 50 páginas e começar a compreender a árvore genealógica dos Mandible, é possível empatizar com algumas figuras. Circunstancialmente reunidos numa Nova York apocalíptica, onde os EUA deixam de ser a potencial mundial, pedem moratória diante da perda de valor do dólar frente a uma nova moeda internacional que surge, o bancor, a família Mandible passa a enfrentar os desafios civilizatórios para adquirirem bens básicos de consumo (o drama da falta de papel higiênico é triste e hilário ao mesmo tempo) quando a moeda não vale nada diante da inflação galopante.
A difícil convivência dos membros de 4 gerações dos Mandible ressalta idiossincrasias, superficialidades e banalidades dos seres humanos frente ao desafio da sobrevivência. Curiosamente, o que mantém esta nova sociedade americana minimamente funcional é a Previdência Social que, a partir da impressão de mais e mais papel moeda (hello, hiperinflação), segue pagando os benefícios sociais. Entre o custo dos elevadíssimos encargos tributários que mantém esta mínima rede de segurança e o novo Estados Unidos de Nevada (o estado livre) sem qualquer proteção social, com tributação fixa e reduzida, o leitor se depara com o tipo de sobrevivência que optaria nesta distopia. Recomendo demais a leitura se vc está preparado para refletir econômica e socialmente sobre um possível futuro.
Ju Romero 20/05/2024minha estante
Terminei de ler hoje e amei sua resenha.

Marcela Carvalho 02/05/2022

Não fluiu
Simplesmente não gostei, achei uma história cansativa a leitura não fluiu como eu esperava e me decepcionei com esse livro

Talita.Chahine @cutucandoahistoria 01/05/2022

A decadência de uma família
Gente que jornada acompanhar a trajetória dos Mandible não foi muito fácil, mas mostrou que nada é certo nessa vida.
Uma família próspera que perde tudo quando os EUA deixa de ser uma grande potência, e precisa se adaptar as mudanças impostas pela sociedade, uma sociedade cada vez mais pobre, onde o dinheiro passa a não ter nenhum valor, e que aos pouco a pouca civilidade que resta vai sendo deixada de lado, as pessoas já não se importam se estão fazendo algo ilegal elas só querem sobreviver.

Cris 10/04/2022

10.04.2022
O relato é sobre a decadência da família Mandible em um cenário onde a política monetária dos EUA não está funcionando, o dólar deixa de ter valor, cria-se uma nova moeda chamada Bancor e todo o ouro é recolhido pelo governo a fim de pagar a dívida externa do país. Tudo vira um caos, perda de emprego, falta de comida, aumento de pessoas sem teto e da criminalidade. Até os agricultores são obrigados a repassarem um certo percentual da venda ao governo e ficar com o essencia para a subsistência da família. A receita federal instala chip nas pessoas com o intuito de não ter desvio de imposto. Em meio ao caos, o que resta da família, cruza a fronteira para começar uma nova vida.

Nanda Carvalho 09/04/2022

Me surpreendi.
Vi tanta gente falando pouco desse livro e a maioria falava mal. Que era parado, que não acontecia nada e que era chato. Não achei!
As discursões que essa história faz e de uma genialidade sem tamanho.
O que você faria se tivesse um colapso econômico no seu país??? O que você faria se sua família fosse rica e perdesse tudo??? A Familia Mandible está nessa situação difícil e sem eira nem beira. O mais irônico de tudo é que eles dependem da única pessoa assalariada da família.
Os diálogos sobre econômica são os melhores apesar de não entender sobre o assunto em termos técnicos não me deixou muito perdida.
Apesar de ser um futuro distópico um pouco difícil de acontecer nos Estados Unidos mesmo assim me deixou bem tensa com o ?será que é tão impossível assim???
A escrita da autora é ótima e ta longe de ser monótona.

Nicholas Sana 15/02/2022

Mais que uma distopia?uma possibilidade
Divertida a criação desse mundo tão próximo de nós e com desdobramentos econômicos tão possíveis de acontecer?
A escrita tem enorme qualidade mas a história é o que mais encanta?..uma divertida leitura?

Natalia Cunha 10/02/2022

Bom e enrolado
O livro tem uma premissa excelente. A ideia da autora é incrível e foi o que mais me chamou para a leitura. A execução é intermediária, pois passa muito tempo em conversas sobre economia que me cansaram um pouco.

Não achei os personagens cativantes, o que dificultou um pouco a leitura também. Os capítulos foram arrastados e senti dificuldade em adiantar, muitas vezes.

No entanto, achei o saldo positivo. O final do livro é bom e acho que uma mensagem boa também foi passada (nem tanto e nem tão pouco).

Um livro pra ser lido sem pressa e quando estiver de bom humor, no clima. Porém, ao terminar, dá uma satisfação!

Ju 02/02/2022

Muito arrastado, mas com a ideia distópica muito boa!
Foi uma leitura meio maçante, como exemplo: há mais de dez páginas um mesmo diálogo. Isso foi muito cansativo.
Achei que a autora se perdeu um pouco em questão dos personagens. É uma história que traz muitos personagens. Há alguns personagens que morrem na história e ela trata de um jeito banal (tem um que ela praticamente falou ?morreu e eu não sei onde está? e até o final do livro não descobrimos o que aconteceu com aquela pessoa). Achei um pouco de falta de respeito sobre esses personagens que ela abriu mão. Alguns personagens eu senti que, ao invés de com o tempo progredirem, achei que regrediram.
Achei a escrita um pouco rasa também.
Mas, a ideia da distopia é ótima! Eu adorei os detalhes de como a autora imaginou esse caos e eu queria muito que tivesse alguma adaptação de filme.
Gostei do final que ela deu para os personagens, mesmo que não muito detalhado.
Natalia Cunha 10/02/2022minha estante
Nossa, nossas resenhas foram bem parecidas. Não tinha parado pra pensar sobre as mortes, mas achei interessante esse teu ponto. Sobre o final, também achei apressado. Mas precisava ser, porque se não o livro ficaria grande demaaaais hehe

Juliete23 27/01/2022

A Família Mandible
Foi uma luta terminar esse livro.
Pensei que não conseguiria, dos livros do clube pra mim este é o segundo pior livro. Só perde pro Nossa Parte da Noite.
A única diferença é que neste pelo menos eu entendi alguma coisa kkkkk

Sandro 27/01/2022

Antes de mais nada quero esclarecer que dou nota 5 para todos os livros na minha avaliação, isto não quer dizer que gostei ou deixei de gostar da leitura. Não concordo com avaliações, pois o gostar ou não de uma leitura é complexa e diferente em cada um nós.
Interessante a narrativa, o que não gostei foram os diálogos muito longos e cansativos, o que me deixou entediado. Não há emoção na narração dos acontecimentos, em distopias sempre espero isto. Valeu pela reviravolta no final o que compensou um pouco a leitura. Para quem curte finanças é um prato cheio.

ellie 21/01/2022

as primeiras 200 páginas são cansativas e monótonas, não acontece nada demais, é a habitação do ambiente e muito detalhamento (inclusive algumas coisas desnecessárias), principalmente sobre economia. ao decorrer da distopia, há uma maior percepção da família e você começa a se habituar na leitura; alguns acontecimentos impulsionam um tanto pra que comece a dar vontade de ler de verdade.
acredito que, no futuro, seja mais perceptível se adequar ao mundo criado pela autora (mesmo que em metáforas), como são os de orwell :)

Carol 06/01/2022

Apesar de ter umas partes bem lentas, recomendo para quem curte distopias, principalmente por tratar de um futuro financeiramente caótico.

Kamila.Rodrigues 05/01/2022

O início do livro pode ser um tanto quanto maçante para aqueles que se consideram leigos em economia, assim como eu. O livro retrata um colapso econômico vivido nos EUA que levam famílias como os Mandible à falência, fazendo-os perderem tudo, inclusive a sua dignidade.

Isis Porto 31/12/2021

Poderia ter sido melhor
Gosto muito de ficção científica e seus subgêneros, mas esse aqui não me prendeu. A proposta é boa, mas pra mim não rolou. Até refleti sobre algumas questões do livro, mas nada que me deixasse pesando nisso por muito tempo. Vai funcionar melhor pra outras pessoas, mas valeu a leitura

Celia.Mattos 28/12/2021

A narrativa acompanha 4 gerações da família Mandible tendo que lidar com uma grave crise econômica que atinge os Estados Unidos em 2029. De diferentes posições sociais, o patriarca Douglas Mandible, seu filho Carter e os filhos e netos deste, vão sendo apresentados ao decorrer da história, nos inserindo nos diversos níveis em que a crise atinge a sociedade americana.
A escrita é bastante descritiva, e por vezes até técnica, deixando a leitura um pouco lenta e maçante, dependendo do grau de interesse e conhecimento do leitor em economia. Mas os personagens são bem interessantes e seus conflitos convincentes, apesar de pouco aprofundados. Particularmente me arrastei um pouco com a leitura, a história não me pegou muito, seria um livro que certamente abandonaria não fosse minha vontade de seguir sem deixar leituras incompletas.