A Família Mandible: 2029-2047

A Família Mandible: 2029-2047 Lionel Shriver

Resenhas - A Família Mandible

EuT0nt0m 15/03/2024

História muito cativante. Personagem bem construídos. Willing um protagonista ímpar, sempre o protetor da família, e um idealista convicto .

Gabi 13/03/2024

Um dos livros mais geniais que eu já li. Muita dificuldade em ao menos tentar explicar sua história.

Eu gostei muito do economês usado, gostei da linguagem dele, da sua ENORME inteligência, sacada, com um humor ácido e sarcástico surreal. Vi parte das críticas e entendo que pode não ser um livro para qualquer um.

Apesar de muito bom, esse livro futurístico traz perspectivas cada vez mais presentes e reais, acontecimentos políticos, crises econômicas e é bem triste.

Também gostei muito das visões mais politicas, de esquerda e direita, e da forma que foram apresentadas, no limite do estereótipo. Me trouxe muita reflexão.

Tipo de livro que, toda vez que for relido, terá um novo ensinamento. ?

Lucas.Yoshi 10/03/2024

Única parte boa de ter lido foi saber que não valeu a pena ler sksksksksk, de vdd um início PÉSSIMO, devagar, falando de inflação e deflação a rodo sendo q isso não faria tanta diferença assim. Se for falar dos personagens ai que é ruim mesmo, muito mal desenvolvidos e mts nem fazendo diferença na trama.

Não aconselho pra simplesmente ninguém, mas aquelas, tem quem possa gostar e quem não, e eu fui um deles

Eduardo1550 29/02/2024

Sem grandes surpresas
Não tinha grandes expectativas em relação ao livro, no começo achei a leitura bem cansativa, que pode estar associada à grande quantidade de termos técnicos sobre economia, que no deixa um pouco perdidos na história. O livro fala de uma família que possuía um enorme fortuna e que acabou perdendo tudo devido uma enorme crise vivida pelo país, trazendo relatos de situações bem desesperadoras vivenciadas por eles. O começo do livro foi bem cansativo, muitas informações técnicas que dificultou o entendimento em algumas partes, mas depois a leitura foi mais fluída, mas nada demais. Portanto, foi um livro "ok" pra mim, pouco me prendeu.

Mari356 15/02/2024

Fiz as pazes com Lionel Shriver
Depois de dois livros que amei e um que detestei, faço as pazes com Lionel Shriver.
Acho que se não tivesse entrado pra essa leitura com um pé atrás, talvez tivesse até gostado mais. Mas ainda assim, ela conseguiu me envolver na história e me fez até simpatizar com gente rica (depois que ficam pobres).
O livro tem alguns problemas bem complicados como ela tratar doenças mentais como se fossem falta de problemas reais, a gordofobia que é foda e uma demonização sobre os impostos que me incomodaram bastante.
Mas a narrativa é boa e fluida, o caos distópico que ela criou é bem interessante e seria bastante crível se quem perdesse a grana não fossem os multimilionários (nisso daí não tem contorcionismo em economiquês que me faça crer). Os aspectos futuristas como o chip e as formas de pagamento eu achei interessantes.
Os personagens são bem construídos, não são maniqueistas, são complexos e a maioria tem diversas camadas. Bons de se conviver ao longo da leitura.
Gostei!

Edu Carvalho 14/02/2024

Cansativo!
Capítulos muito extensos, com muito blá blá blá. Último livro que me causou essa sensação de nadar, nadar e nadar e não chegar na praia logo foi a dança da morte, do King. Senti a mesma vibe nesse livro, parecia um livro do King kkkk o final foi bom, mas até chegar lá...

Thomas 12/02/2024

Não me conectei com a história, nem com os personagens. Foi um livro bem arrastado e uma narrativa repetitiva.
Fiquei agoniado com o tanto de desgraça que aconteceu com essa família, pensei várias vezes em abandonar a leitura. Só não dei meia estrela porque aprendi algumas coisas úteis sobre economia então aumentei a nota pra uma estrela.

Liliane32 08/02/2024

Distopia financeira
Tipo a recessão severa que abateu o Brasil na década de 80. O livro lembra muito mesmo o que realmente acontece na vida real.
Conta a história da familia Mandible, mas foca principalmente no Willing. Aliás vários personagens tem nomes de coisas ou que significan coisas ex. Enola - Alone (sozinho), Willing (querer agradar), Bing (provedor de Internet), Goog (inspirado no Google) etc
Gostei muito mas o livro pode ser não muito fácil de entender devido aos constantes termos econômicos que a Autora utiliza para contar o que esta acontecendo.

DaniloVeronezzi 28/01/2024

A FAMÍLIA MANDIBLE
A história é um tanto lenta no começo, mas depois vai se desenrolando melhor. Para quem gosta de ler por capítulos, os capítulos são relativamente longos. É o segundo livro que eu leio dessa autora. Sinto que tenho um pouco de dificuldade com a escrita da autora. Não sei se eu recomendaria o livro. Não fiquei empolgado.

joordy 14/01/2024

O início é um pouco arrastado, uma construção lenta da história e personagens, mas aos poucos vai melhorando. Gosto muito das outras obras da autora, porém esta não me cativou tanto.

Lara 09/01/2024

Eu gosto muito de livros que apresentam um cenário distópico, mas eu vim ler esse com poucas expectativas então eu me surpreendi muito positivamente.

Falando do universo em si, eles falam muito sobre a questão econômica e esse é o foco da distopia, tem descrições longas sobre o cenário e sobre as mudanças econômicas, esse foi o único ponto que chegou a ser maçante na minha experiência, mas é por falta de interesse meu mesmo, tudo foi descrito muito bem e eu entendi a maior parte, mas não é a minha preferência, só por isso eu não dei 5 estrelas.

Mas o autor faz um trabalho magnífico em te transportar pro universo e pra vivência da família sem nem deixar tão claro. Eu me surpreendi demais no final da leitura quando percebi o quão apegada eu fiquei em todos os personagens, lendo eu achava que só gostava de verdade de 3 (Willing, Florence e a Nollie), mas no final, após o salto temporal eu percebi o quanto eu me apaguei muito em todos, em como eu me conectei com a família deles e como foi uma sensação feliz ver eles se aproximando novamente no final, chorei de alívio e felicidade com o final do livro e eu nem vi esse sentimento todo chegando.

A história acompanha diversas partes de uma família que vivência uma crise completa nos EUA, durante e depois. Como eu disse tem um salto temporal que funciona muito bem no enredo, realmente fiquei curiosa pra saber o que tinha acontecido e como todos estavam. Achei muito inteligente no final o foco ser no Willing e na Nollie, são dois personagens que me conquistaram ao longo do livro e a relação dos dois é interessante de se ver.

É uma distopia interessante, trágica e cômica ao mesmo tempo, ri muito e me diverti com as situações desastrosas que os personagens se encontravam. Foi uma ótima leitura, gostei muito do livro.

MarianaCota 07/01/2024

Eu tô lutando pra ler esse livro desde o ano passado. Eu amo distopia, mas esse foi agarrado.
Sei essa nota porque parece demorar uma eternidade pras coisas começarem a acontecer e tem muita explicação de economia, assunto que não sou muito chegada.

Aninha 07/01/2024

Um contexto muito bom para uma história
A autora arrasou com a ideia de um futuro da forma como se passa no livro, porém acho que ela falhou na forma como executou, no começo o leitor fica um pouco perdido com a apresentação de tantos personagens e ainda a economia atual.
Gosto como o livro falou sobre o futuro do capitalismo nos Estados Unidos e como ele representou o desespero das pessoas.
Uma boa história!

Almeida, Davi 06/01/2024

O ensaio sobre um futuro extremamente palpável e plausível.
Ler este livro é como ter a confirmação de tudo que os geopolíticos prevêm. É muito interessante como o autor acompanha a família e como ela se relaciona com o pano de fundo de apocalípse econômico. Aprendi muito com este livro, enquanto sorria por sua leveza ( na maior parte dele). Leiam.