Wuthering Heights

Wuthering Heights Emily Brontë

Resenhas - Wuthering Heights

Camila1856 18/10/2019

Uma paixão obsessiva
Trata-se de uma estória, ao meu ver, de uma paixão obsessiva, nada mais além disso. Não há resquícios de amor entre Catherine e Heathcliff, uma vez que ambos são extremamente egoístas e autodestrutivos.
Heathcliff é encontrado vagando perdido e então adotado por Mr. Earnshaw, porém este garoto desperta o ciúme do irmão mais velho, Hindley e a simpatia da irmã mais nova, Catherine e futuramente uma paixão obsessiva.
Após a morte do pai, o irmão mais velho assume o posto de chefe da família e a vida do irmão adotivo vira um inferno. O livro então nos conta o desenvolver de cada personagem dentro da trama, nenhum consegue ser totalmente bom ou mau. E a parcela de maldade fica por conta de todo o histórico de violências, abusos físicos e morais pelos quais os mesmos passaram.
Catherine casa-se com Linton um vizinho rico, Heathcliff some e retorna anos depois rico, tomado por ódio e com um forte desejo de vingança. Em contrapartida sua paixão e veneração por Catherine continua a mesma.

livrodebolso 14/10/2019

Insisto, mais uma vez, na contextualização; não basta apenas ler e apreciar a narrativa, ou sentir tudo que proporciona leitura tão intensa, ou ainda, questionar isso a que chamam de amor na obra (que ninguém romantize, amém). A experiência jamais será a mesma se não soubermos que Emily, que deu vida ao estado catastrófico no qual se encontram os personagens - que o protagonista não é ninguém mais que o próprio clima sombrio - relacionou-se quase nunca, e obteve, sabe-se lá como, uma capacidade ímpar de retratar as nuances da compleição humana.
Ninguém é vilão ou mocinho. Todos estão insanos, completamente cegos por sentimentos: seja o amor destruidor que sente Heathcliff por Catherine; o ciúme excessivo de Hindley, o irmão; a própria imaturidade de Cathy... que, ao mesmo tempo, podem ser encarados como benéficos: Hindley sente ciúme por amar seu pai e irmã; Catherine age conforme sua idade, no fim das contas; e Heathcliff sentia algo genuíno.
O enredo é bem básico: um homem rico encontra um órfão pobre e o leva pra criar. O que torna a obra devastadora é perceber que um ato de caridade pode se transformar em uma sequência de ódio e intriga. Mesmo uma atitude bem intencionada trás consigo uma tristeza na criação de Emily.
Não apenas a infância da criança foi terrível, mas o futuro de seus filhos também. Esse sofrimento refletiu na geração seguinte e não acabou até estarem todos os membros da família arruinados.
Também é interessante pensar no quanto é referida a questão de violência e abuso, e como a autora expõe temas vitorianos como pobreza e classe, causando impopularidade para o romance quando publicado.
A vingança torna-se o tema principal, e não a paixão, como era de se esperar.
O ultrarromantismo e o gótico ao qual recorre a autora cria cenas exageradas para situações até que nem tão desesperadoras assim.
De mais incômodo, obviamente, está a relação dos protagonistas, extremamente abusiva, na qual um usa o outro para alimentar seus próprios conflitos. A intenção de rompimento de Cathy com sua posição social é o que se tem de mais feminista na obra das irmãs até agora.

Bianca 12/09/2019

Com certeza um dos melhores livros que já li na minha vida. Um livro tenso que nos deixa sem fôlego do início ao fim. Um dos maiores clássicos da literatura inglesa, escrito por Emily Brontë, porém por muito tempo foi atribuído a seu irmão, por ser um livro denso e obscuro, características que não condiziam com o perfil de Emily. Além da polêmica sobre a autora do livro, a história também gerou muita controvérsia, já que a obra é considerada romântica, porém não é um livro sobre amor.

O morro dos ventos uivantes é narrado por uma das empregadas que trabalhou naquela casa durante muitos anos e pôde presenciar momentos terríveis. Ela conta que o patrão, Mr. Heathcliff, foi adotado pelo antigo dono da casa, mas logo que conheceu seus novos irmãos começou a enfrentar problemas. O mais velho jamais o considerou parte da família e portanto sempre o maltratou, enquanto que a menina Catherine se tornou uma grande companheira.

Esse foi o início de uma família extremamente problemática. Nenhum dos personagens é o 'mocinho' da história. Seus comportamentos são detestáveis e extremamente egoístas.

O livro é dividido em duas partes, e conta a história de duas gerações da família. O clima sombrio e de tensão se mantém nas duas partes. Alguns momentos também são bastante violentos e macabros.

Certamente não é uma história de amor, mas sim de obsessão. Porém, a obra é daquelas que nos prende de um jeito insuportável até o final. Um livro que a gente ama de tanto que odeia. Simplesmente, sensacional.

girlbetweenbooksandcoffee 19/07/2019

O maior romance de todos os tempos!
O Morro dos Ventos Uivantes é um clássico mundial, e considerado por muitas pessoas, e eu me incluo entre elas, a maior história de amor de todos os tempos.

Nossos protagonistas, na primeira geração, não são os mocinhos, não são as pessoas boas e carismáticas que imaginamos ser quando se trata de um romance tão profundo. Na verdade, Catherine e Heathcliff passam longe da bondade, e se mostram como duas pessoas orgulhosas, arrogantes e prepotentes, beirando à manipulação. Mas eles se amam. Um ama ao outro com tamanha intensidade, que o simples ato de pensar que eles talvez não fiquem juntos é suficiente para angustiar aos leitores.

Heathcliff chegou à vida de Catherine da forma mais improvável possível: o pai da garota encontrou o menino abandonado durante uma viagem, e se recusou a deixar a pobre criança sozinha.

Devido à forma tumultuada de sua chegada, o garoto é hostilizado pela família de seu bem feitor. Essa hostilidade é, finalmente, quebrada por Catherine, que se apega ao menino como quem se apega a própria vida.

Toda a narrativa é construída por meio de um diálogo entre Nelly Dean, criada de Catherine, que acompanhou toda a turbulenta história de amor da patroa, e Mr. Lockwood, um visitante temporário da granja onde Nelly trabalha.

Ainda que seja contado por alguém que viu a história de amor entre eles, e não quem a viveu, a narrativa valoriza ainda mais a profundidade do livro, algo que talvez não fosse possível se contado somente em primeira pessoa.

A escrita flui gradualmente, com marcadas passagens de tempo e amadurecimento de todo o arco de personagens (os que aprendemos a amar e odiar).

Quanto ao amor de Catherine e Heathcliff, é um pouco difícil falar sobre ele de forma mais profunda sem contar algum spoiler, então tentarei ao máximo não expor nada que seja de crucial importância à resenha, certo?

Catherine é ambiciosa, é busca muito valorização social na hora de escolher seu futuro esposo. Essa decisão pesa diretamente em Heathcliff, pois o mesmo não tem posses, o que dificulta a situação de ambos, já que Cathy consideraria degradante casar-se com alguém que não fosse rico.

Essa rejeição atinge Heathcliff de tal forma, que o mesmo desaparece por um longo período de tempo, retornando somente quando acredita estar a altura de Cathy, e quando acredita que pode fazê-la pagar por todas a s palavras ditas (diretamente ou não).

Por fim, o desfecho de Cathy e Heathcliff é inesperado e doloroso, para ambas as partes. Entretanto, esse desfecho mostra que nem toda história, ainda que seja a mais bela delas, precise terminar com um ?...e viveram felizes para sempre...?.

A obra já originou diversas adaptações para os cinemas, e as minhas versões favoritas são as de 1992 e 2011.

Ah, para ler quotes e outras informações sobre o livro, acesse: www.pequenasmemoriasliterarias.blogspot.com

Lorrine 23/04/2019

"Pessoas feridas, ferem pessoas"
Morro dos ventos uivantes é um ciclo vicioso entre pessoas feridas, que, por ter feridas tão vivas, ferem outras. O livro tão conhecido por ser um romance, traz pouco de um romance romântico, entre mocinha e mocinho, trata muito mais de amores tóxicos e mágoas que não curam. Até que ponto é amor, até que ponto é ódio? A história é sombria, profunda, e é difícil de dizer, certamente, qual sentimento sentir após lê-la. Mas, seguramente, uma história bem escrita, diferente e provocante.

Lara 31/03/2019

Intenso e brilhante
-Título: Wuthering Heights ( O Morro dos Ventos Uivantes)
-Autor: Emily Brontë
-Editora: Barnes & Noble
-Impressões: Reli pela quarta vez esse livro, mas agora no idioma original (inglês). Se tornou meu favorito no ensino médio. O romance trágico entre Cathy e Heathcliff me arrebatou, pois fugia de tudo o que eu havia lido até então. É um tipo de livro que te provoca múltiplas emoções (amor, compaixão, tristeza, angústia, raiva, etc.), e você não quer largar o livro até que saiba tudo o que ocorreu naquele pedaço de terra aparentemente tranquilo e afastado da civilização, assim como o Sr. Lockwood. Personagens complexos e difíceis de decifrar, assim como nós. Emily fez um trabalho brilhante na construção de cada uma das personagens da história, principalmente com o rústico e enigmático Heathcliff. Leitura incrível!
-Nota: 5/5

@autoraflaviakalpurnia 09/08/2018

?? Eu levei milênios para ler esse livro, e agora até consigo entender porque. Emily Brontë escreveu um romance repleto de sofrimentos e tragédias, de angústias e tristezas. Eu não sou tão crítica com livros, mas esse sempre me chamou a atenção e me repeliu ao mesmo tempo. Nessas 391 páginas vemos a personagem principal Heathcliff e a teimosa Catherine lutarem com unhas e dentes contra seus sentimentos, e isso acarretando em todas as tragédias e situações do livro. Achei que por mais que fosse uma outra época, Emily os fez turrões demais, insanos demais e tristes demais. Porém, eu havia me comprometido a ler esse livro e levei até o fim.
? Nota 3/5

Juliana.Calfa 05/11/2017

Amor que destrói
Personagens muito marcantes.
Narrativa fácil de ler, que nos leva a um mundo que não queremos acreditar que possa ter existido.

Kleber Rafael 23/08/2017

Amor obsessivo...
Olha, eu não sei se eu comecei a ler com muita expectativa, mas não me surpreendeu. Não é um livro ruim, mas também não achei nada de especial. Essa edição de luxo é maravilhosa. Podemos dar uma chance ao livro para ver o quão assustador é um amor obsessivo.
“Entreguei-lhe o meu coração e ele se apoderou dele, destroçou-o e, depois, o devolveu.”

Fê @nanndaffer 22/08/2017

Resenha no insta: @a_garotadalivraria
"Qualquer relíquia dos mortos é preciosa, se os estimávamos quando vivos."
O Morro dos ventos uivantes é um dos maiores clássicos da literatura inglesa. Nele, conhecemos Heatcliff, um homem amargurado rancoroso. E Catherine, uma moça ingênua e muitas vezes louca. ..
Quando pequeno, Heatcliff fora adotado pelo patriarca dos Earnshaw, passando a ser da mesma família de Catherine. Após a morte do Sr. Earnshaw, pai de Catherine, ele passa a ser tratado como escravo e assim é proibido de ver Catherine, por quem sempre fora apaixonado.
Seu amor por Catherine era tão forte, que chegava a ser doentio, e por vezes beirava a loucura.

Ao descobrir sobre o noivado se sua amada com o homem que despreza, Heathcliff vai embora do Morro dos ventos uivantes, voltando anos depois. No entanto, ele não volta o mesmo rapaz ingênuo que era quando partiu. Agora, ele está rico, e tudo que deseja é vingança por nunca ter podido ficar com a mulher que amava.

"Não importa do que são feitas nossas almas, a dele e a minha são iguais."
Apesar de ter demorado quase dois meses para ler esse livro, valeu a
O Morro dos ventos uivantes é o livro favorito de Bella e Edward, de Crepúsculo.

Paula 17/06/2017

Wuthering Heights (O Morro dos Ventos Uivantes), de Emily Brontë
O romance Wuthering Heights é composto por dois volumes e foi publicador Emily Brontë, sob o pseudônimo Ellis Bell, em 1847. Na época, a obra foi considerada inapropriada por descrever uma paixão desgovernada que leva a atos de crueldade. Hoje em dia, porém, a autora é considerada uma das maiores escritoras da literatura mundial. Em uma época em que mulheres viviam reclusas, criadas para serem donas de casa realizarem casamentos arranjados por conveniência financeira, Emily Brontë - assim como suas irmãs Charlotte e Anne - realiza a proeza de escrever um romance em que esses valores aparecem de modo desconfortável para o leitor.
A história começa quando Mr. Lockwood. um dos narradores, tendo alugado a Thrushcross Grange, vai falar com Heathcliff, o proprietário da granja, que mora em Wuthering Heights. No primeiro dia, Mr Lockwood não é muito bem recebido, mas mesmo assim julga o comportamento de Heathcliff como uma reserva, uma dificuldade de demonstrar afeto que ele também tem. O inquilino se propõe a voltar no dia seguinte, mas devido ao mal tempo e ao fato de que ninguém lhe oferece um guia para que ele volte para casa, Mr. Lockwood precisa passar a noite em Wuthering Heights.
Uma das criadas o hospeda, sem o consentimento de Heathcliff, em um quarto não ocupado há muitos anos, onde Mr. Lockwood encontra os diários de Catherine Earnshaw. Durante a leitura, Mr. Lockwood adormecece e tem pesadelo com uma moça que segura sua mão e grita para lhe deixe entrar, pois estaria tentando entrar há vinte anos. Quando Mr. Lockwood volta para casa, sua governanta Mrs. Ellen Dean (Nelly), que também fora governanta em Wuthering Heights, conta-lhe a história de Catherine Earnshaw e Heathcliff.
O velho Mr. Earnshaw, pai de Catherine e Hindley, deixa Wuthering Heights por alguns dias e viaja a Liverpool, prometendo trazer um violino para Hindley e um chicote para Catherine. Em vez disso, Mr. Eranshaw volta com uma criança abandonada, que ele chama de Heathcliff. Catherine e seu pai são os únicos que se afeiçoam do menino, Hindley não suporta e o provoca o tempo inteiro, mas Heathcliff não revida, pelo menos durante a infância. Catherine e Heathcliff adoravam um ao outro viviam brincando juntos até o dia em que ela é mordida por um cachorro na Thrushcross Grange, onde moravam os irmãos Edgar e Isabella Linton. Tendo sido cuidada pela família vizinha, Cathrtine se acostuma à boa vida que teve e começa a zombar das roupas sujas e do rosto se Heathcliff. Em um certo momento, Heathcliff ouve Catherine dizer que seria degradante para ela casar-se com ele. Ao perceber-se rejeitado pela única pessoa que amava e que Hindley o tratava como empregado depois da morte do Sr. Earnshaw, Heathcliff vai embora e deixa o caminho livre para que Catherine se case com Edgar Linton. Três anos depois ele volta amargurado. Toda sua mágoa guardada desde as provocações de Hindley, dos criados e vizinhos se somam ao fato de que a única pessoa que lhe dedicava um amor recíproco o rejeitou por alguém com melhores condições financeiras.
A partir daí, prefiro não revelar detalhes da história. Cabe ao leitor descobrir o que acontece. Trata-se de uma história de um amor tão arrebatador e ao mesmo tempo tão doentio, que a amargura de Heathcliff contagia os personagens - aqueles que receberam Mr. Lockwood no começo da história, literalmente soltando os cachorros - e seus leitores, que se sentem angustiados até o momento em que a obra se encerra, com uma brisa suave.

Debbie 14/06/2017

N é uma resenha. Apenas uma lembrança. Foi leitura obrigatória do TTC no Inglês - Literatura ( Americana e Inglesa )