Wuthering Heights

Wuthering Heights Emily Brontë

Resenhas - Wuthering Heights

juliane.orosco 13/02/2017

Morro dos Ventos Uivantes: Uma história de vingança
Morro dos Ventos Uivantes foi lançado em 1847, e é considerado um clássico da literatura inglesa. A autora Emily Brontë morreu de tuberculose aos trinta anos e lançou apenas um livro. Teve uma educação extremamente rígida, de religião protestante, o que fez muitas teorias surgirem, atribuindo a obra ao seu irmão mais velho, considerado uma figura perturbada, por ser alcoólatra. O livro foi publicado pela primeira vez sob um pseudônimo masculino, pois na Inglaterra Vitoriana os costumes eram muito rígidos.

Tudo começa com o patriarca da família Ernshaw (que vivia com sua família no Morro dos Ventos Uivantes) que resolve fazer uma viagem e traz consigo um pequeno órfão, que ninguém sabe a origem, eles acreditavam que o menino era um cigano, mas ninguém sabe ao certo, e passam a chamá-lo de Heathcliff. Hindley o filho mais velho se sente enciumado e passa a fazer da vida do pequeno órfão um inferno.

A narradora da história é a governanta Ellen Dean (também conhecida por Nelly), que conta a história ao locatário da propriedade Thrushcross Grange, enquanto este esteve adoentado. Esse ponto é muito importante para a compreensão da história. Nelly não gosta de Heathcliff, talvez tenha adquirido de maneira inconsciente um pouco da antipatia que o filho mais velho nutria por ele, portanto, não podemos considerar que a narrativa seja isenta.

Quando o patriarca morre, Hindley faz da vida de Heathcliff um inferno, transformando-o em um burro de carga, retirando-lhe completamente a dignidade. Catherine a filha mais nova se apaixona pelo irmão adotivo.

Heathcliff e Catherine, os protagonistas da história, são descritos por Ellen Dean como pessoas cheias de falhas de caráter: A moça era ambiciosa e mimada, e o rapaz sinistro.

Catherine não se casa com Heathcliff por ele ser pobre, unindo-se a Edgar Linton, que morava na Thrushcross Grange. Posteriormente, o protagonista sai do Morro dos Ventos Uivantes e depois de um tempo volta rico e com um plano de vingança muito bem estruturado a respeito de Hindley e Edgar.

Não poderei contar mais senão correrei o risco de dar spoillers. Posso dizer que a trama é muito bem construída, fazendo com que o leitor fique curioso em saber o que ocorrerá posteriormente. Em alguns momentos eu me pegava dizendo Heathcliff para por favor!!

site: https://juorosco.blog/2017/02/10/resenha-livro-morro-dos-ventos-uivantes/?iframe=true&theme_preview=true

Beatriz 07/10/2016

Lendo pela segunda vez e impressionada com a quantidade de coisas novas que eu descobri nesta releitura. Muito amor por esse livro!
Camila Queiroz 07/10/2016minha estante
Melhor livro da vida

Marcela.Morena 04/09/2016

Esse é um dos livros mais profundos e revolucionários na literatura na minha opinião, escrito no século XIX, uma época bem diferente e escrito por uma mmulher, o que foi de grande impacto e absurdo espanto naquela sociedade. Sou muito grata pela mensagem que esse livro me traz, de que o "amor" exacerbado é prejudicial, e que os atos decorrentes de uma frustração amorosa são capazes até mesmo de mudar o caráter de alguém.

Amanda.Passos 30/08/2016

Melhor livro da vida

Minha opinião: Antes de qualquer coisa, Emily Brontë é uma autora incrível que no decorrer de sua vida não teve muito sucesso com os textos que publicou. Eles eram definidos por sua irmã Charlotte como “uma música especial – selvagem, melancólica e elevada”. Mesmo com a pressão da época sobre a mulheres, Emily e suas duas irmãs (Charlotte e Anne Brontë) publicaram alguns romances com pseudônimos masculinos. E, dessas publicações, surgiu O morro dos ventos uivantes. No início, Emily não obteve muito sucesso com as vendas do livro, porém, atualmente, esse romance é um clássico da literatura.

O morro dos ventos uivantes é narrado por Nelly, uma criada que esteve presente durante a história do casal protagonista, e por Mr. Lockwood, um homem que habita a cidade depois dos acontecimentos principais. É uma história narrada em primeira pessoa por narradores que também são personagens, porém a história se divide no passado (na maior parte do tempo) e no presente.

Nelly narra a história de duas famílias: os Linton (donos da Granja Thrushcross) e os Earnshaw (donos do Morro dos Ventos Uivantes). Ela conta sobre a chegada de Mr. Heathcliff na família Earnshaw quando ainda era criança e sobre sua relação com os irmãos de criação. Conta sobre o amor por Catherine Earshaw (futura Mrs. Linton) e também sobre sua vingança. A história gira em torno dos motivos e consequências da vingança de Heathcliff e seu amor incondicional por Catherine. É um romance que mostra que o amor vai além da morte e que a vingança também.

Quando começei a ler foi bem complicado pois não me vi interessada de primeira, porém, no desenrolar da história me apaixonei completamente por esse romance TÃO diferente. Não é comum como os romances de Nicholas Sparks ou Jojo Moyes, claro, eles são autores atuais, mas esse romance não é do tipo mimimi cheio de amor e palavras bem bonitas que fazem você suspirar a qualquer momento. É um romance fechado, que mostra o pior de cada personagem, cada detalhe (bom ou ruim) da personalidade deles e a maneira de falar de cada um (por exemplo: se é alguém que não tem estudo, a fala muda, e vice-versa).

Uma das coisas que mais gostei nesse livro foi a narração, pois achei a participação do Mr. Lockwood e de Nelly essencial para o andamento da leitura. Acredito que Emily quis mostrar muito mais da vida naquela época, sobre como uma criada poderia ver as situações. Há muito relatos de Charlotte sobre a irmã, dizendo que ela nunca viveu exatamente o que escreveu, mas observava muito e essa característica esta presente em Nelly, que apesar de participar da história de maneira ativa, é muito observadora e seus comentários acrescentam no entendimento da leitura. Gostei dessa narração pois na maioria dos romances podemos ver que sempre é a visão de um dos protagonistas e dessa vez foi uma visão ampla das coisas, uma visão de quem estava fora da situação, ou seja, fora do romance.

Difícil criticar de forma negativa esse romance, pois Emily soube desenvolver tão bem a história que eu me vi envolvida em cada momento. É um livro relativamente grande com uma linguagem um pouco mais rebuscada em comparação aos livros atuais, mas mesmo com esse tipo de linguagem a leitura flui muito bem e no decorrer do livro você se vê amando Catherine e Heathcliff e outras vezes odiando esse casal. É um livro extraordinário e entrou na minha lista de livros favoritos. É o tipo de leitura que se eu puder, indico para qualquer pessoa. Amante ou não de romance, esse livro é capaz de conquistar até os corações “anti-amorzinhos” (até porque não é um livro amorzinho).

Dani 06/07/2016

Clássico Preferido
Talvez não consiga expressar aqui, com palavras, o que senti e como estou me sentindo ao finalizar esse precioso clássico. Em parte porque é uma história fortíssima, em alguns momentos até angustiante; ou, não menos importante, pelo misto de sentimentos que desperta no leitor. Essa confusão de ânimos é inquietante, pois não se percebe em que momento se unem e/ou separam o ódio, o amor, a degradação, a injustiça, a tragédia, a vingança... Só se sabe que quando duas almas são iguais, nem a morte é capaz de separá -las.

Suhh 19/06/2016

O Morro dos Ventos Uivantes
"Literatura romântica baseado em uma historia de amor e vingança".

"Queria ser de novo uma menina, meio selvagem, impetuosa e livre, rindo dos problemas, em vez de me deixar enlouquecer por eles!" - Catherine

O morro dos ventos uivantes foi o primeiro e único livro escrito por Emily Brontë. O livro aborda uma historia de amor e vingança, que é contada na primeira pessoa por dois personagens (Mrs. Dean e Mr. Lockwood). No inicio a leitura é um pouco confusa, porém a partir do momento em que se começa a narrativa da história de vida da família Earnshaw e da família Lintons, você caro leitor se sente mais cativado e entusiasmado a continuar a leitura, pois o texto é cheio de suspense sobre o que vai acontecer com cada personagem.
Os personagens: Mr. Heathcliff, Mrs. Catherine e Mr. Edgar Linton são os personagens principais, Mr. Heathcliff é o tipico vilão que toda historia tem, este é um homem ignorante e cruel, apaixonado por Mrs. Catherine e que procura vingança contra as famílias Earnshaw e Lintons (Heathcliff foi adotado quando criança pelos Earnshaw).
Mrs. Catherine é a tipica mocinha mimada e autoritária e Edgar Linton considerado um homem bom, torna-se marido de Catherine, sendo odiado então por Heathcliff.

De todo, o livro é interessante, não é uma tipica historia de amor com final feliz que agrada a maioria das pessoas, mas a personalidade dos personagens e como a historia se desenvolve à faz com que seja interessante a cada capitulo.

jonatas.brito 21/07/2015

Abaixo das expectativas!
Emily Brontë, a escritora, nasceu em 1818 e morreu precocemente aos 30 anos de idade, vítima de tuberculose. Por ser extremamente tímida, era a mais solitária de todos os irmãos. Diferente das irmãs, Charlotte e Anne, que escreveram livros de sucesso, Jane Eyre e Agnes Grey respectivamente, Emily não teve a mesma sorte ao lançar O Morro dos Ventos Uivantes. Seu romance, publicado em 1847, foi recebido com indiferença pelos críticos por ser considerado muito mórbido e violento. E de fato é. Sua obra só teve o reconhecimento merecido depois do empenho de sua irmã Charlotte ao divulgá-la, contribuindo assim para torná-la um dos grandes clássicos da literatura inglesa.

Se você sempre ouviu falar do O Morro dos Ventos Uivantes como uma grande história de amor entre Heathcliff e Catherine, eternizada em forma de canção através da cantora performática Kate Bush em 1978, esqueça! Essa história foge de todos os padrões de literatura romântica além de ter uma alta dose de violência e misticismo...

Continue lendo essa resenha em nosso blog!

site: https://garimpoliterario.wordpress.com/2015/03/30/resenha-o-morro-dos-ventos-uivantes-emily-bronte/

rachel__ 05/06/2015

MVU!
É uma história de amor tão forte e que foi capaz de influenciar na vida de todos que estavam ao redor de Cathy Earnshaw e Heathcliff. É lindo, triste, emocionante e meio macabro. Mas, o mais impressionante é como os sentimentos de todos são "a flor da pele", como o amor e o ódio eram intensos em um único personagem e como ao mesmo tempo ele pode ser terrível e adorável!
É surpreendente e cheio de suspense!

otxjunior 28/05/2015

Wuthering Heights, Emily Brontë
I can't explain the fascination that this book exerts, definitely there's something about the moors. Or maybe it's the 18th century Yorkshire dialect. The lack of true heroes certainly makes a point too. I don't know, can't help it but love it.
Second time I read it, this time in the original language, Wuthering Heights remains one of my favourite books ever. It's got everything which makes a story exciting: an unreliable narrator, star-crossed lovers, romantic rivalry, a dark, vengeful protagonist, ghost, dogs, fiends... It's like hell on those moors. And that's only the first phase of the novel. Love the second section, often ignored by many adapations for some reason, just as much. The second generation of the Earnshaws deals with the consequences of the first one and concludes them beautifully.
Needless to say, a classic this powerful deeply polarizes the readers. Some are concerned about the unlikeable characters or the unhealthy relations between them. Not me. I can really feel the magic from the memorable opening to the very last scene. Love or hate it, this book will haunt you, in my case, to the point of obsession.

Nati 22/05/2015

Dor no coração
Citando meu professor na faculdade "Se você não gostar de 'Wuthering Heights' então provavelmente não gosta de literatura inglesa!" Claro que o comentário não deve ser levado tão a sério, mas há um fundo de verdade!

Wuthering Heights é sem dúvida uma obra-prima. Tanto pela maneira como a história é contada quanto pelos temas explorados: amor, vingança e crítica social. Há ainda elementos góticos e misteriosos para se encantar e devorar o livro. É impossível não se emocionar com os personagens desde o início e querer acompanhar toda sua trajetória. Além disso, Heathcliff é simplesmente extraordinário.

Cris 22/11/2014

Um clássico sempre é bem-vindo
Sabe aquela trama bonita de se ler? Com um romance floreado, repleto de promessas ternas e eternas? Pois bem, isso é o que você não encontrará em 'O Morro dos Ventos Uivantes'! (OI?) Isso mesmo, vocês leram certo! Neste livro o amor será evidenciado através do ódio e da vingança. Sem mais!

Olha a definição dada pelo Edward Cullen (Crepúsculo), concordo cem por cento:

- Não sei como Heathcliff e Catherine terminaram ao lado de casais como Romeu e Julieta ou Elizabeth Bennet e o Sr. Darcy. Não é uma históia de amor, e sim uma história de ódio.

A narrativa da autora não flui facilmente, os pensamentos e a construção da história nos fazem divagar por minutos e qualquer distração pode comprometer a leitura. Sendo assim, só leiam se o momento literário de vocês contribuir para isso, caso contrário acho que vocês não vão gostar.

Infelizmente o casal Catherine&Heathcliff não teve o final que todos esperavam e Emily Brontë orquestrou magistralmente um amor fadado ao fracasso antes mesmo de ele nascer.
Entrei em contradição a todo momento, amei e odiei o pobre do Heathcliff. E mesmo não suspirando de amores tive uma ótima experiência. Verdadeiramente um bom livro, muito bem escrito e desenvolvido! - claro que seria, é um clássico Cris rs!

E é isso, aos que vão ler, se preparem! Fortes emoções virão.

(...) Oh, Deus! É Inexprimível! Não posso viver sem minha vida. Não posso viver sem minha alma - Heathcliff