O Morro dos Ventos Uivantes em Capa Dura

O Morro dos Ventos Uivantes em Capa Dura Emily Brontë

Resenhas - Wuthering Heights

gaby 12/03/2020

vou passar dias pensando em como avaliar ou dar nota a esse livro AA

May @maynemet 19/02/2020

Ótimo
Que romance trágico... É incrível como a autora conseguiu descrever tanta maldade e vinganças fazendo com que o leitor, de certa forma, entenda o malfeitor. Por mais infame que sejam as atitudes de Heathcliff acabei por "entende-lo" mesmo sem aprovar suas atitudes. O sofrimento das personagens é marcante e creio que não há pessoa no mundo que não acabe sentindo na pele as humilhações pelas quais passaram Heathcliff e Hareton e, também, o desespero e a angústia vivida pela jovem Catherine. Foi lindo, angustiante e comovente.

Steffani 07/02/2020

null
O livro possui momentos envolventes que te prendem e fazem refletir. Porém, no geral, o livro deixa a desejar.

Camila1856 18/10/2019

Uma paixão obsessiva
Trata-se de uma estória, ao meu ver, de uma paixão obsessiva, nada mais além disso. Não há resquícios de amor entre Catherine e Heathcliff, uma vez que ambos são extremamente egoístas e autodestrutivos.
Heathcliff é encontrado vagando perdido e então adotado por Mr. Earnshaw, porém este garoto desperta o ciúme do irmão mais velho, Hindley e a simpatia da irmã mais nova, Catherine e futuramente uma paixão obsessiva.
Após a morte do pai, o irmão mais velho assume o posto de chefe da família e a vida do irmão adotivo vira um inferno. O livro então nos conta o desenvolver de cada personagem dentro da trama, nenhum consegue ser totalmente bom ou mau. E a parcela de maldade fica por conta de todo o histórico de violências, abusos físicos e morais pelos quais os mesmos passaram.
Catherine casa-se com Linton um vizinho rico, Heathcliff some e retorna anos depois rico, tomado por ódio e com um forte desejo de vingança. Em contrapartida sua paixão e veneração por Catherine continua a mesma.

livrodebolso 14/10/2019

Insisto, mais uma vez, na contextualização; não basta apenas ler e apreciar a narrativa, ou sentir tudo que proporciona leitura tão intensa, ou ainda, questionar isso a que chamam de amor na obra (que ninguém romantize, amém). A experiência jamais será a mesma se não soubermos que Emily, que deu vida ao estado catastrófico no qual se encontram os personagens - que o protagonista não é ninguém mais que o próprio clima sombrio - relacionou-se quase nunca, e obteve, sabe-se lá como, uma capacidade ímpar de retratar as nuances da compleição humana.
Ninguém é vilão ou mocinho. Todos estão insanos, completamente cegos por sentimentos: seja o amor destruidor que sente Heathcliff por Catherine; o ciúme excessivo de Hindley, o irmão; a própria imaturidade de Cathy... que, ao mesmo tempo, podem ser encarados como benéficos: Hindley sente ciúme por amar seu pai e irmã; Catherine age conforme sua idade, no fim das contas; e Heathcliff sentia algo genuíno.
O enredo é bem básico: um homem rico encontra um órfão pobre e o leva pra criar. O que torna a obra devastadora é perceber que um ato de caridade pode se transformar em uma sequência de ódio e intriga. Mesmo uma atitude bem intencionada trás consigo uma tristeza na criação de Emily.
Não apenas a infância da criança foi terrível, mas o futuro de seus filhos também. Esse sofrimento refletiu na geração seguinte e não acabou até estarem todos os membros da família arruinados.
Também é interessante pensar no quanto é referida a questão de violência e abuso, e como a autora expõe temas vitorianos como pobreza e classe, causando impopularidade para o romance quando publicado.
A vingança torna-se o tema principal, e não a paixão, como era de se esperar.
O ultrarromantismo e o gótico ao qual recorre a autora cria cenas exageradas para situações até que nem tão desesperadoras assim.
De mais incômodo, obviamente, está a relação dos protagonistas, extremamente abusiva, na qual um usa o outro para alimentar seus próprios conflitos. A intenção de rompimento de Cathy com sua posição social é o que se tem de mais feminista na obra das irmãs até agora.

Bianca 12/09/2019

Com certeza um dos melhores livros que já li na minha vida. Um livro tenso que nos deixa sem fôlego do início ao fim. Um dos maiores clássicos da literatura inglesa, escrito por Emily Brontë, porém por muito tempo foi atribuído a seu irmão, por ser um livro denso e obscuro, características que não condiziam com o perfil de Emily. Além da polêmica sobre a autora do livro, a história também gerou muita controvérsia, já que a obra é considerada romântica, porém não é um livro sobre amor.

O morro dos ventos uivantes é narrado por uma das empregadas que trabalhou naquela casa durante muitos anos e pôde presenciar momentos terríveis. Ela conta que o patrão, Mr. Heathcliff, foi adotado pelo antigo dono da casa, mas logo que conheceu seus novos irmãos começou a enfrentar problemas. O mais velho jamais o considerou parte da família e portanto sempre o maltratou, enquanto que a menina Catherine se tornou uma grande companheira.

Esse foi o início de uma família extremamente problemática. Nenhum dos personagens é o 'mocinho' da história. Seus comportamentos são detestáveis e extremamente egoístas.

O livro é dividido em duas partes, e conta a história de duas gerações da família. O clima sombrio e de tensão se mantém nas duas partes. Alguns momentos também são bastante violentos e macabros.

Certamente não é uma história de amor, mas sim de obsessão. Porém, a obra é daquelas que nos prende de um jeito insuportável até o final. Um livro que a gente ama de tanto que odeia. Simplesmente, sensacional.

girlbetweenbooksandcoffee 19/07/2019

O maior romance de todos os tempos!
O Morro dos Ventos Uivantes é um clássico mundial, e considerado por muitas pessoas, e eu me incluo entre elas, a maior história de amor de todos os tempos.

Nossos protagonistas, na primeira geração, não são os mocinhos, não são as pessoas boas e carismáticas que imaginamos ser quando se trata de um romance tão profundo. Na verdade, Catherine e Heathcliff passam longe da bondade, e se mostram como duas pessoas orgulhosas, arrogantes e prepotentes, beirando à manipulação. Mas eles se amam. Um ama ao outro com tamanha intensidade, que o simples ato de pensar que eles talvez não fiquem juntos é suficiente para angustiar aos leitores.

Heathcliff chegou à vida de Catherine da forma mais improvável possível: o pai da garota encontrou o menino abandonado durante uma viagem, e se recusou a deixar a pobre criança sozinha.

Devido à forma tumultuada de sua chegada, o garoto é hostilizado pela família de seu bem feitor. Essa hostilidade é, finalmente, quebrada por Catherine, que se apega ao menino como quem se apega a própria vida.

Toda a narrativa é construída por meio de um diálogo entre Nelly Dean, criada de Catherine, que acompanhou toda a turbulenta história de amor da patroa, e Mr. Lockwood, um visitante temporário da granja onde Nelly trabalha.

Ainda que seja contado por alguém que viu a história de amor entre eles, e não quem a viveu, a narrativa valoriza ainda mais a profundidade do livro, algo que talvez não fosse possível se contado somente em primeira pessoa.

A escrita flui gradualmente, com marcadas passagens de tempo e amadurecimento de todo o arco de personagens (os que aprendemos a amar e odiar).

Quanto ao amor de Catherine e Heathcliff, é um pouco difícil falar sobre ele de forma mais profunda sem contar algum spoiler, então tentarei ao máximo não expor nada que seja de crucial importância à resenha, certo?

Catherine é ambiciosa, é busca muito valorização social na hora de escolher seu futuro esposo. Essa decisão pesa diretamente em Heathcliff, pois o mesmo não tem posses, o que dificulta a situação de ambos, já que Cathy consideraria degradante casar-se com alguém que não fosse rico.

Essa rejeição atinge Heathcliff de tal forma, que o mesmo desaparece por um longo período de tempo, retornando somente quando acredita estar a altura de Cathy, e quando acredita que pode fazê-la pagar por todas a s palavras ditas (diretamente ou não).

Por fim, o desfecho de Cathy e Heathcliff é inesperado e doloroso, para ambas as partes. Entretanto, esse desfecho mostra que nem toda história, ainda que seja a mais bela delas, precise terminar com um ?...e viveram felizes para sempre...?.

A obra já originou diversas adaptações para os cinemas, e as minhas versões favoritas são as de 1992 e 2011.

Ah, para ler quotes e outras informações sobre o livro, acesse: www.pequenasmemoriasliterarias.blogspot.com

Mari 21/04/2020

Hipnotizante
Além de toda atmosfera gótica, existe alguma magia na escrita da Emily Brontë que prende, e hipnotiza de uma forma que não dá para largar a leitura. O mais incrível é a autora conseguir essa proeza com um livro cheio de personagens detestáveis. Uma história de amor e ódio, paixão pela vingança. Diferente dos romances vitorianos cheio de puritanismo, em O morro dos ventos Uivantes esses personagens são extremamente humanos.
Para mim a leitura deste livro foi uma grande experiência literária. Amei!

Lara 31/03/2019

Intenso e brilhante
-Título: Wuthering Heights ( O Morro dos Ventos Uivantes)
-Autor: Emily Brontë
-Editora: Barnes & Noble
-Impressões: Reli pela quarta vez esse livro, mas agora no idioma original (inglês). Se tornou meu favorito no ensino médio. O romance trágico entre Cathy e Heathcliff me arrebatou, pois fugia de tudo o que eu havia lido até então. É um tipo de livro que te provoca múltiplas emoções (amor, compaixão, tristeza, angústia, raiva, etc.), e você não quer largar o livro até que saiba tudo o que ocorreu naquele pedaço de terra aparentemente tranquilo e afastado da civilização, assim como o Sr. Lockwood. Personagens complexos e difíceis de decifrar, assim como nós. Emily fez um trabalho brilhante na construção de cada uma das personagens da história, principalmente com o rústico e enigmático Heathcliff. Leitura incrível!
-Nota: 5/5

Juliana.Calfa 05/11/2017

Amor que destrói
Personagens muito marcantes.
Narrativa fácil de ler, que nos leva a um mundo que não queremos acreditar que possa ter existido.

Kleber Rafael 23/08/2017

Amor obsessivo...
Olha, eu não sei se eu comecei a ler com muita expectativa, mas não me surpreendeu. Não é um livro ruim, mas também não achei nada de especial. Essa edição de luxo é maravilhosa. Podemos dar uma chance ao livro para ver o quão assustador é um amor obsessivo.
“Entreguei-lhe o meu coração e ele se apoderou dele, destroçou-o e, depois, o devolveu.”

Audisio 10/01/2011

I am Heathcliff

A bom entendedor meia palavra basta:

"I am Heathcliff"

Um belo resumo do livro.