Conversa sobre a poesia & Fragmentos da Athenäum

Conversa sobre a poesia & Fragmentos da Athenäum Friedrich Schlegel

Resenhas - Conversa sobre a poesia & Fragmentos da Athenäum

TineC 27/06/2023

Leitura muito densa
Confesso que entendi cerca de 40% do que li (Foi uma leitura obrigatória para uma disciplina de graduação e felizmente tive um professor comentador. Com ajuda o entendimento chegou a uns 70%)

O tema é teórico, crítico, filosófico, mas o formato é de ficção, com uma linguagem ora teórica, ora narrativa, com construções poéticas eventuais.

Achei interessante a dinâmica entre os personagens. (A cada encontro um discorria sobre um tópico e em seguida havia um debate com opiniões divergentes)

É preciso um imenso arcabouço cultural para a compreensão das referências (ou infinitas paradas para pesquisar no Google sobre quem ou o que estavam falando).

Os personagens debatem obras de literatura, teatro, pintura alemães, francês, ingleses, gregos, dos clássicos da antiguidade aos contemporâneos dos autores na virada do Séc VII para o XIX. (Haja referência bibliográfica para conhecer todos os nomes e obras citados.)