Tortura branca Victor Bonini

Resenhas - Tortura branca

1 | 2 | 3 | 4

Gabi 24/02/2021

Tombei na expectativa hahaha
Eu já tinha lido os 3 livros do Bonini lançados pela Faro Editorial, gostei de todos e fiquei super animada com esse lançamento, principalmente ao me deparar com Conrado Bardelli, detetive particular que atua em todos as histórias do Victor.

Um assassinato acontece ao vivo durante uma vídeo chamada pelo Zoom... po, chama a atenção, vai!!!

Acontece que eu achei a história mal escrita. Teve um capítulo, inclusive, que tive a impressão de estar invertido com o próximo pela sequência de acontecimentos.

Apesar de o plano de fundo ser a pandemia, eu fiquei cansada de ler "covid-19", "pandemia", "isolamento social", "quarentena". Passagens como: "Após deixar a máscara em cima do tanque na área de serviço...".

Ficou uma sensação de livro escrito as pressas para não perder o momento e a oportunidade...

Me incomodou também a revisão e edição. Tem páginas manchadas e erros de ortografia grotescos.

A história se fecha, mas chegou num momento que o desfecho ficou evidente...

Se você não conhece o autor eu não te aconselho a começar por esse livro! Fica a experiência e a expectativa de uma próxima história melhor trabalhada!
Alcione13 24/02/2021minha estante
Vou pular esse.
Não gostei muito do terceiro livro...

Erika 15/03/2021minha estante
Descreveu o que achei.

LuaTeresa 28/06/2022minha estante
Você sabe a ordem dos livros? Esse é o último?

Lua, são:
Colega de quarto
O casamento
Quando ela desaparecer

Obrigada, Alcione!

LuaTeresa 29/06/2022minha estante
Pode ler os livros separadamente? Não sei se vou conseguir ler o último. Acho que deve ter mais livros depois desse último né? O autor deve escrever mais com Conrado? Tem romance nos livros? Prefiro quando o foco não é Romance

Alcione13 29/06/2022minha estante
Lua, podem ser lidos for de ordem, sim. Esses que cotei têm o mesmo detetive.
Tem acontecimentos no segundo livro que vem do primeiro mas não comprometem o entendimento.
Quanto a ter outros livros, não sei.
Depois de o casamento não gostei do último e a resenha de Gabi me desanimou...

Citei rsrs não cotei.
E Victor é ótimo. Os livros são excelentes.

Alcione13 29/06/2022minha estante
Não têm romance, são mais focados na investigação e crescimento do detetive. Aliás, que eu amo de paixão.

Obrigada!

Jordana Borges 04/05/2021

Tortura branca
Eu amo a escrita do Victor, acho que ele consegue levar um livro inteiro de uma forma que prende o leitor, não dá vontade de desgrudar enquanto não acabar.

O livro conta uma história muito atual, em tempos de pandemia, mesmo esse já sendo um assunto mostrado a torto e direito na mídia o Victor consegue levar tudo de uma forma que não foi maçante, achei o timing do livro muito bom, tratou o assunto de uma forma muito correta, fez críticas à uma parte da população que não leva a seria a pandemia e o mais importante, entregou um suspense a lá Ágatha Christie.

Vale a pena a leitura!

Erika 16/03/2021

Tortura branca
Em meio a pandemia o casal de namorados , Julia e Guilherme, estão iguais a tantos outros casais: em quarentena, ora aproveitando a companhia um do outro, ora tendo que conviver e respeitar as diferenças. Não há lugar para ir, não há outras pessoas para ver. Em meio ao caos do dia a dia para quebrar a tensão Guilherme faz reuniões no zoom para aproximar os amigos e quebrar o gelo em casa. Numa dessas reuniões algo terrível acontece : Guilherme é assassinado no meio da chamada. Na vizinhança ninguém sabe ninguém viu nada. Júlia,a namorada, se torna A principal suspeita do crime e o detetive Lyra corre contra o tempo para tentar entender e solucionar o caso.
Um bom suspense, com a pandemia sendo usada como pano de fundo. Mais atual que isso... :)

costalucass 26/05/2021

Quase quem acerto quem matou, porém, acertei o motivo.
Simplesmente perfeito, Victor Bonini não decepciona nunca. Um livro que te prende do começo ao fim.
Tinha uns 3 na minha lista de quem poderia ter cometido o crime, só acertei o motivo da pessoa ter matado. Conrado Bardelli e Olga amo os dois. É isso, pra quem gosta de um suspense policial vai gostar desse livro. Recomendo.

Helder 15/03/2021

Fique em casa e leia este livro
Tortura Branca é o mais novo lançamento de Victor Bonini, agora pela Editora Coerência, e mostra mais uma vez que até Agatha Christie aplaudiria de pé a criatividade deste rapaz.
No livro conhecemos Julia e Guilherme, um casal de namorados que está cumprindo a quarentena sozinho na casa dos pais do rapaz.
Este isolamento vem causando um grande stress no casal, principalmente em Julia, que vive irritada com tudo. E até os amigos mais próximos já perceberam isso.
Para tentar relaxar, Guilherme faz reuniões semanais via zoom com seus amigos de faculdade, e é durante uma destas reuniões que os amigos presenciam uma grande briga entre o casal, seguida pelo encerramento abrupto da transmissão.
Porém, no dia seguinte descobrem que o amigo foi esfaqueado em sua casa durante esta reunião e morreu.
Automaticamente a suspeita cai sobre Julia.
O pessoal que estava no vídeo diz a polícia que presenciou Julia voltando com o cachorro e iniciando a discussão.
A mulher que trabalha como segurança da rua onde mora o casal diz que não viu ninguém entrando nem saindo da casa naquela noite além de Julia.
Em busca de ajuda, a mãe da moça entra em contato com nosso conhecido detetive Conrado Bardelli, ou Lyra, que por fazer parte de grupo de risco, está em isolamento com sua namorada, e decide ajudar, com a intenção de sair um pouco do marasmo da quarentena.
E começa aí uma investigação que eu nunca tinha visto nem em livros nem em filmes: Através das redes sociais.
Facebook, Instagram, Whatsapp e Zoom
Acontece que nosso amado Lyra não entende nada de redes sociais, mas de repente percebe que durante uma pandemia, estas são as únicas ferramentas que ele possui para desvendar este crime.
E lá vai ele aprender a usar tudo isso!
Todas as provas indicam que Julia é a culpada, mas para Conrado está tudo simples demais.
Com a ajuda de Olga, sua companheira que tem um Instagram de jardinagem, ele passa a conhecer os amigos de Guilherme e Julia.
Pelo WhatsApp consegue conhecer os pais do casal.
E assim ele vai conseguindo recolher pistas e vai montando um pequeno quebra cabeça que desafia o leitor a cada página.
Li o livro em um dia, pois tinha que entender o que tinha acontecido naquela reunião, e mais uma vez o autor não decepciona.
Bonini foi extremamente inteligente ao usar o momento atual em sua nova obra.
Talvez, daqui a alguns anos este livro fique um pouco datado, ou talvez seja até considerado um marco histórico. Só o tempo dirá. Porém, por hoje, eu digo que é uma leitura enxuta e deliciosa.
E além de todas estas redes sociais e ferramentas, ouso dizer também que o Covid é mais um dos personagens essenciais neste livro, e tudo sem ser panfletário ou chato.
Vi algumas resenhas onde os leitores acharam a motivação para o crime fraca.
Eu achei perfeita, pois está completamente associada a temática do livro, e mais atual, impossível.
Como sempre, nada nesta história está fora do lugar.
Nos outros livros nos acostumamos a sentar numa sala onde Bardelli vem nos contar o que aconteceu. Aqui ele nos convida para uma reunião no zoom.
Aceite o convite, clique no link e não perca esta reunião, pois Tortura Branca vem para mostrar que realmente Victor Bonini é um dos melhores autores nacionais do momento .

fabio.orlandini 02/02/2021

Impossível parar!
Quem nunca leu Victor Bonini não pode deixar de fazer um dia. Um crime aparentemente óbvio, mas mesmo o evidente pode nos enganar. Não consegui parar de ler depois que comecei.

Thainá 04/08/2022

Tortura Branca
?4 amigos entram em uma chamada de vídeo no Zoom, mas somente 3 saem vivos dela.?

Tortura Branca é um livro diferente. A história se passa no Brasil, em 2020, durante a pandemia de COVID-19. A temática atual logo me chamou atenção e fiquei MUITO curiosa pra ver como a história se desenrolaria nesse contexto.

O detetive Conrado Bardelli é a grande estrela e novamente aparece nas histórias do Bonini pra desvendar mais um crime. Só que dessa vez ele não pode sair de casa por causa da pandemia. Sim: o Conrado desvendou um crime de dentro de casa ? Confesso que por mais genial que isso possa parecer, em alguns momentos fiquei ? com o fato dele nem sequer ter pisado na cena do crime.

Basicamente 2 fatores me fizeram dar essa nota ao livro: os constantes lembretes do autor sobre uso de máscara e álcool gel (senti uma certa crítica social implícita, que é muito importante, mas que ficou repetitiva e chata em alguns momentos, além de eu não gostar muito de personagens certinhos demais, que ficam dando lição de moral ?) e o final. Eu não gostei de quem o autor escolheu como culpado(a). Não fez sentido pra mim, porque a pessoa não deu NENHUM sinal durante todo o livro de que em algum momento pensou em fazer o que fez ou que seria capaz de fazer isso. Foi do nada. Tava esperando um plot enorme, uma quebra de expectativa em relação a alguns personagens que pareciam inocentes demais, mas não aconteceu (acho que criei muitas expectativas por conta de O Casamento).

Ainda assim, o Victor descreveu muito bem o crime no último capítulo. Saber como a pessoa pensou e planejou tudo foi muito legal e essa parte foi muito bem escrita, porque explorou o lado humano a la Agatha Christie. Aliás, o livro todo é muito bem escrito e nenhuma ponta fica solta. Tem início, meio e fim. Linguagem clara e simples, que contribuiu pra fluidez da leitura.

Tortura Branca é um bom livro de suspense, cheio de informações que deixam o leitor pensando em mil possibilidades e muito bem escrito! Minhas observações são referentes ao meu gosto quando o assunto é suspense e ao perfil dos personagens, então pra outro leitor isso pode ser diferente! ??

Talita.Chahine @cutucandoahistoria 15/01/2021

Sensacional
Primeiro preciso começar dizendo que eu amo o Lyra e ter ele de volta nesse livro só deixou tudo melhor ainda.
O Victor aproveito o momento em que estamos vivendo, pra criar uma história com muita investigação e tecnologia.
Tudo começa com o assassinato do Guilherme que está isolado com a namorada em uma casa no interior do estado de São Paulo.
Sim o crime acontece durante a Pandemia, e a gente já começa com a ideia formada de quem é o culpado, mas o Victor vai desconstruir isso, nada é o que parece e você não pode confiar em ninguém!

NancYamada 25/01/2021

Um crime na nossa realidade
Bonini consegue trazer a tona sentimentos sobre a nossa realidade atual.
A sensação de falta de privacidade por estar convivendo fechado durante a pandemia com alguém. (Refletindo em felicidade quando consegue fazer algo sozinho ou de tortura por precisar se fechar num canto) A raiva de perceber que alguns não a respeitam e pouco se importam com as consequências. A depressão. A revolta de ver gente dando mais importância aos lucros à vida. A perda de ente querido e os velórios corridos.
Cita as aulas online, as conversas via zoom....
Os livros dele já se aproximavam da gente só pela ambientação em cidade brasileira (infelizmente nem todo nacional se mantém por aqui na escrita), agora até a de momento! Achei incrível!
Agora junte toda essa perfeição ao assassinato, óbvio que teríamos um caso maravilhoso!
Meu único lamento foi a editora escolhida. A capa foi colada de maneira péssima, ficando maior o fundo e na frente menor que as folhas. (Fora estar toda torta!) O corte com lâmina cega das páginas (toda serrilhada) e a impressão horrível. (Algumas páginas as letras saíram grossas, outras com riscos entre as frases e um até suja da impressão)
Fora isso, só posso dizer que a escrita do autor está cada vez melhor! Já via um potencial em colega de quarto, agora, está uma delícia de leitura!!

Bia Alencar 16/05/2021

Tortura Branca. Leiam!
Victor Bonini, grande autor nacional que temos. Orgulho. Amei o livro, que prende do início ao fim e tem um desfecho surpreendente! Ame principalmente a participação do querido detetive Conrado Bardelli!

Rafa 28/02/2021

🟥As brigas passaram a fazer parte do dia a dia de Júlia e Guilherme. Quando Júlia perde a cabeça, Guilherme aproveita uma chamada de vídeo com os amigos para desabafar… pela última vez. O rapaz é encontrado esfaqueado, e todas as evidências apontam para Júlia. Enquanto a polícia foca seus esforços em incriminar a moça, o detetive Conrado Bardelli resolve ir mais a fundo na investigação. Mesmo a distância, ele está disposto a refazer os últimos passos da vítima na quarentena a fim de encontrar novos suspeitos, certo de que as angústias de um momento histórico tão desolador são capazes de corromper até as relações mais sólidas.

🟥 Tortura Branca é mais um acerto do autor Victor Bonini!! Um livro simples, mas com uma história muito bem montada, de fácil leitura e com um final surpreendente!!

🟥 Um dos pontos altos foi como ele inseriu na história uma linguagem e elementos muito atuais. A pandemia é utilizada como pano de fundo e tudo o que surgiu com ela também está presente. Desde as reuniões virtuais até a discussão de que até que ponto é válido quebrar as regras do distanciamento social. O livro faz a gente refletir bastante sobre esse ponto. E acabou virando um documento histórico também. Daqui a 20 anos, quem ler o livro vai saber exatamente como vivíamos nos dias de hoje!!

🟥 A simplicidade do livro também me agradou bastante!! Comparado aos outros livros do autor, Tortura Branca apresenta uma estrutura mais simples, com poucos personagens e pinceladas de tramas paralelas, fazendo valer a máxima de que menos é mais!!

🟥 E Olga foi meu personagem favorito!! Foi interessante como ela foi construída. Ela já tem uma certa idade, mas é uma mulher muito antenada com a realidade tecnológica. Sua ajuda com a linguagem das redes sociais foi fundamental para Bardelli resolver o mistério!! E aguentar o Bardelli, confinado com ele numa pandemia, já é digno de todas as congratulações existentes!!

🟥Tortura Branca já era um livro especial pra mim (sou citado nos agradecimentos!!). Depois da leitura, tudo seu significado ficou ainda melhor!!!!

Mariana Eleutério 29/04/2021

Achei que não teria Bardeli!
De todos os títulos do autor esse sem dúvidas se destaca pelas mensagens que busca trazer. A história deixou claro seu pensamento sobre os questionamentos levantados: saúde mental, desigualdade, o problema que os professores enfrentam, a pachorra que algumas marcas fizeram em relação a pandemia no ano de 2020... Está tudo ali, afiado, no meio de um romance.
A experiência que eu tive de ler sobre um personagem que já conhecia previamente viver nessa pandemia foi muito curiosa. É bom. Para leitores como eu - que só raciocina direito um sentimento após ler sobre ele - podem até mesmo achar acolhedor os questionamentos de Bardeli.
Primeiro livro do Victor que descubro quem é o assassino!

TM 09/06/2021

TORTURA BRANCA é muito bom!
Tenho ingressado faz pouco tempo nesse tipo de leitura: suspense, suspense com mistério, ou até mesmo, thriller policial; algo um tanto distante da minha zona de conforto, que é Fantasia e Ficção Científica. TORTURA BRANCA serviu muito bem para impulsionar, ainda mais, o apreço por este, que ainda é um "novo gênero literário" para o leitor que vos escreve. VICTOR BONINI conseguiu me capturar facilmente, quando explorou de forma categórica os termos: mistério, investigação e tecnologia.

O casal de namorados Júlia e Guilherme estão vivendo (em isolamento) com o cachorro Freddie em Ibiúna, uma cidade do interior paulista. A história começa com um assassinato em uma chamada de vídeo com os amigos pelo ZOOM e todas as suspeitas apontam para Júlia. Além do clima pesado que fica entre o grupo de amigos, BONINI mostra também o detetive Conrado Bardelli (já conhecido de outras obras do autor e que possui o apelido de Lyra) colaborando com as investigações em "home office", pois, faz parte do grupo de risco por ser asmático.

O título do livro em si, chamou muita atenção. Fez despertar bastante o meu interesse, apenas por abordar cenários atuais e trazer a pandemia como pano de fundo para a resolução de um crime. Achei a escrita do autor bem simples e atrativa. Gostei da forma com que a história foi se desenrolando, juntamente com o desenvolvimento da trama e dos personagens. O desfecho foi até interessante e sensato, pois, o autor conseguiu me enganar em alguns pontos e me deixar preso nessa leitura.

O exemplar físico que recebi estava em ótimas condições e preciso dizer que a editora fez um trabalho muito bom. Afinal, a capa também me chamou muita atenção e a diagramação ficou bem feita. Em alguns pontos da narrativa, são usadas "caixas de diálogo" para mostrar conversas por aplicativos de mensagens entre os personagens... e isso, que pode parecer algo simples, acabou facilitando a minha leitura, ajudando bastante no entendimento da trama e envolvimento de cada personagem.

Foi a minha primeira experiência com o trabalho do autor e posso dizer que foi um acerto! Uma leitura muito boa e com uma certa cadência inquieta. Percebi que ele soube tratar de forma correta o assunto e ainda fez críticas a uma parcela da população, justamente, aquela que (ainda) não enxerga a pandemia de forma séria. O tema é muito atual e leva o leitor a refletir sobre ações e consequências. Super indico para leitores amantes de suspense policial com uma boa dose de mistério casual.

"Vida longa e próspera!"

site: https://linktr.ee/paponerdoficial

Kelly.duarte 11/02/2021

Super atual
Último livro do Victor Bonini, maravilhoso autor nacional que todos deveriam conhecer, já li todos dele, e todos são ótimos! Em tortura branca temos um assassinato em meio a pandemia, que vai ser investigado a distância pelo nosso querido detetive Conrado Bradelli, eu desconfiava do porque do assassinato e de quem o cometeu, porém não acreditei na minha intuição, e fui me deixando enganar pelo Victor rss mas achei o final muito sensato, e o livro todo muito cativante, só quero mais e mais livros do Bonini.

José Igor 12/03/2021

Culpa da Tortura Branca...???
Sou fã do autor, e logo quando foi lançado, eu tive muita vontade de lê-lo, e por isso, este furou a grande fila de "livros para ler".

A sinopse é bem curta: "Após meses de isolamento social, pessoas comuns podem ser capazes das maiores atrocidades... E quando quatro amigos se reúnem em uma chamada de vídeo, apenas três saem vivos dela".

Instigante, não? Esta história é uma pequena fotografia dos tempos atuais, pois, temos a Pandemia de Coronavírus como pano de fundo (e agora que reparei, aqui no Brasil completamos 1 ano inteirinho de perdas, tristezas, corações partidos, falta de responsabilidade do governo e de seus seguidores, e ainda nem acabou...).

Muito embora estejamos ouvindo sobre Covid-19 o tempo todo, em todos os cantos do mundo, Victor Bonini tomou o cuidado para não tornar isso maçante demais durante a leitura. Ele usou os "elementos" de uma forma inteligente, que faz com que este livro registre a época, mas sem pesar a mão.

Eu amo thrillers, e admiro demais os autores nacionais que conseguem nos entreter com esse tipo de história tão atual! Imaginem: um assassinato durante a quarentena no meio de uma chamada de vídeo no Zoom. Cara, sensacional! Gostei muito do desenvolvimento, e tiro o chapéu para o autor por ter criado uma história num curto período de tempo e ter lançado na época certa! O "timming" foi incrível!

Fiquei tão admirado lendo este livro, quanto quando assisti ao filme "Host". Ambos usam a plataforma do Zoom como ferramenta, têm a quarentena por causa do Covid-19 como pano de fundo, e também são "claustrofóbicos" e assustadores, cada um à sua maneira. O detetive Conrado resolve tudo sem precisar sair de casa, e a forma como o autor decidiu montar a história é fascinante!!!

Mas, claro, têm os contras. Mas isso é só a minha opinião em relação a experiência de leitura, ok? Vamos la!

Eu não consegui ter empatia com nenhum dos personagens (nem mesmo com Júlia e Guilherme... Achei um casal bastante irritante, assim como os principais suspeitos). Gostei mais ou menos da Lara, e mais ou menos da Aline, foram as únicas que despertaram minha atenção. Infelizmente também não consegui me importar tanto assim com a investigação, eu só fiquei: "Tá, vamos ver quem foi que matou e como", mas de uma maneira desanimada, sem entusiasmo. A resolução da história é bem amarrada e funciona no desfecho, porém, depois de pensar um pouco mais ao finalizar a leitura, eu questionei a motivação do/a assassino/a, aí pareceu que a lógica foi meio que perdendo a força. Fora que, as ações de Guilherme no dia do assassinato, me fizeram pensar: "Nossa, como é idiota. Ainda bem que alguém o matou!" (É, eu sei... sou desses...).

Já na metade do livro, o autor nos dá a dica principal para solucionarmos o caso (quem leu vai saber do que estou falando). Claro, eu captei a mensagem e criei teorias próximas do que realmente foi, mas eu não sabia quem era que estava usando determinado "recurso". Então, acredito que os leitores não terão dificuldades de descobrir "como" o/a assassino/a fez para se camuflar.

O tal do Guilherme parecia ser o queridinho entre os amigos, familiares e demais pessoas do círculo dele, mas pra mim, pareceu mais um molecão bobo e sem importância. Ou seja, ele não me despertou o senso de justiça. Idem com Júlia, que, apesar dos problemas "internos" dela, não fez com que eu quisesse a defender... Na real, eu não tava nem aí para eles... E tipo, estou preocupado demais com essa minha falta de empatia... Caramba!

Para concluir: tudo isso que eu falei, não tira o mérito do autor em criar uma história boa!
Recomendo a leitura, sim! Continuo fã do Victor Bonini! Vou ler todos os outros livros dele. Este me entreteu e a leitura fluiu muito bem. E o que posso afirmar é que o autor escreve de uma forma simples e "muito gostosa de ler".

1 | 2 | 3 | 4