A mulher ruiva

A mulher ruiva Orhan Pamuk

Resenhas - A mulher ruiva

Eloiza Cirne 02/07/2021minha estante
Sim. Fiquei com essas mesmas indagações.
Tenho a impressão de que a verdadeira mente é a da Mulher Ruiva.

Bianckah 04/04/2021

A vida imita o mito
O livro inteiro nos dá uma ideia do desfecho final, mas quando ele finalmente acontece é difícil de aceitar.

Sayd 04/04/2021

Divagações interessantíssimas
Acompanhamos a jornada de vida do jovem Çem, seus sonhos, seus traumas e suas paixões até a pessoa em quem ele se tornou. O autor consegue trabalhar, a partir dessas divagações do protagonista, pensamentos interessantíssimo sobre os laços de família e a ganância humana. Recomendo!

Jose.Maltaca 01/04/2021

Um Espetáculo de Coincidências
A vida é pautada por coincidências e por dramas que se assemelham a expressões artísticas, as quais sempre têm uma finalidade e uma conclusão bem delineadas. Assim parece o mundo descrito por Orhan Pamuk em A Mulher Ruiva, livro publicado originalmente em 2016. Se o autor tratasse a sua narrativa como fábula, isso seria um elemento enriquecedor da experiência literária, mas ao tratar de temas reais e bater reiteradamente na não fidedignidade, Pamuk distancia o leitor de uma experiência fantástica e cai nas águas profundas da irrealidade. O enredo do livro é composto por dualismos entre pais e filhos e pela reprodução na vida de um conto ocidental (a história de Édipo Rei) e de um oriental (Rostam e Sohrab). Assim, o protagonista oscila entre duas figuras paternas e todos os desdobramentos que dessa oscilação se sobressaem remetem ao parricídio ou ao filicídio. Tudo é amarrado por uma série de coincidências absurdamente convenientes, as quais são conectadas por um enredo que cobre um período de décadas.

Outro tema central é o de que a arte é um reflexo da vida e as expressões artísticas tendem a se repetir indefinidamente. Contudo, o que se percebe na leitura é o contrário: a obsessão pela arte dita os rumos das personagens. E o que mais agrava é o fato de que, na concepção de Pamuk, as histórias se repetem e sempre são reproduzidas em um círculo vicioso, tornando a arte um movimento estéril de mera reprodução de padrões já estabelecidos. Esta ideia é absurda para uma pessoa que escreve livros e acredita no potencial transformador de manifestações artísticas. Logo, o que poderia ser uma ode à escrita e ao teatro assume a forma de um manifesto à influência circular que a arte causa na vida e a vida na arte, fazendo com que cometamos sempre os mesmos equívocos. O livro torna-se mais um exercício sobre a obsessão – expresso na figura do interminável poço – do que sobre a relação complexa entre a arte e a vida. Assim, perde-se o foco e a mensagem central.

Por fim, o livro é dividido em três partes, as quais não mantêm um ritmo fluido. Tanto a primeira quanto a segunda são compostas de eventos esparsos, arrastados e cheios de descrições que pouco contribuem para o andamento da narrativa. Ao fim destes trechos, alguns eventos chocantes ocorrem de forma acelerada. A terceira parte funciona como uma explicação e uma amarração das pontas soltas deixadas pela obra. Todavia, a conclusão em si a e introdução da um personagem extremamente antipático deixam um gosto amargo ao fim da história: Pamuk falha ao tentar despertar no leitor a simpatia por este personagem, ao mesmo tempo em que usa um artifício barato para tentar dizer que o livro inteiro era outra coisa, e não o que o leitor supunha. Não obstante, o A Mulher Ruiva consegue entreter, não somente pelo valor do choque de algumas passagens, mas pela escrita, a qual é elegante, mas também acessível. É um livro que pode agradar pela quantidade de viradas que o enredo proporciona, mas que poderia ter sido muito melhor se fosse mais bem amarrado e elaborasse melhor seus simbolismos.

Arruda 31/03/2021

Ótimo texto com um desenvolvimento lógico bem feito. Final que surpreende mas não decepciona. Recomendo

Michelle 31/03/2021

Não é um livro simples de gostar. A vida de Cem é influenciado por mitos de tragédias entre país e filhos e o final da sua vida acaba bem previsível.

Stéfany 29/03/2021

Li o livro em um ritmo bem lento, o que me permitiu ficar bastante tempo mergulhara não história e na vida do Cem. Fiquei fascinada com as histórias clássicas e por poder conhecer um pouco mais da cultura,história e política da Turquia. Um livro bom para se indicar.

Jaqueline.Saraiva 27/03/2021

Que livro maravilhoso! Se tornou o meu preferido, quero ler outra vez.
O livro é dividido em 3 partes e todas com um espaço de tempo cronológico e sensorial.
Cem é um jovem que deseja ser escritor e após seu pai decidir ter uma vida longe dele e de sua mãe, ele começa a trabalhar para poder cursar a faculdade. É aí que encontra Mestre Mahmut, um cavador de poços que passa a ter como presença paterna. "Pais e Filhos" se encaixaria perfeitamente nessa história, pois quem vai explicar todos os sentimentos de uma trajetória de relacionamentos paternos e maternos. Mas e a mulher ruiva? Qual o papel dela nesse contexto? Essencial e extraordinário. Erros e acertos. Escolhas. Esse romance poderia ser real, como poderia ser uma novela. Uma releitura de mitos e contos turcos que me fez ansiar para chegar no final. Acho que se tornou meu livro preferido da TAG Curadoria.

Thiago.AugustoCG 27/03/2021

Gostei da história, o desfecho pra mim sou surpreendente, gostei da história, apesar de previsível o final

Renan 26/03/2021

Arrebatador, eu amei, todo o universo que envolve e as associações são incríveis

Renan 26/03/2021

Xico 23/03/2021

Anatomia de uma obsessão
Segundo livro de Pamuk que eu leio e fica muito evidente o quanto trabalhar a obsessão é um dos temas caros ao autor. Neste livro, temos um conflito de gerações e amores não concretizados. Um final surpreendente que causará relativo desconforto ao leitor.

Lua 22/03/2021

Que livro foi esse?!?!
Me envolvendo desde o começo, o autor tem uma narrativa fluída e mesmo em momentos mais "chatos" da história, o leitor não perde o ritmo.
Comecei a ler sem perspectivas, e acredito que isso ampliou ainda mais a minha experiência. O final possui um plot twist que te deixa com a boca aberta.
O autor é reconhecido e merece esse elogios.
Amei conhecer a Turquia, suas lendas, sua cultura...

Até o momento, é um livro inédito no Brasil, lançado apenas pela TAG Livros, mas quem tiver a chance de ler, lei-o. Vale muito a pena.

Oberdan 21/03/2021

A Mulher Ruiva
Uma boa leitura que traz a tona os relacionamentos de pais e filhos, usar a mitologia de Édipo e também Sohrab e Rostham é o que rege, sem dúvida o tempo passa e às ações do passado são cobradas no futuro.