A mulher ruiva

A mulher ruiva Orhan Pamuk

Resenhas - A mulher ruiva

Indiamara.Passos 24/04/2024

O livro te segura em vários pontos, mas, para mim, o capítulo que trás o outro olhar do personagem me fez querer finalizar logo para entender o desfecho apresentado algumas páginas antes. Um final que te faz repensar a sutileza das relações.
Mariele42 24/04/2024minha estante
Sobre oq é o livro?

Indiamara.Passos 24/04/2024minha estante
Uma história de conflito de paternidades ao longo de 3 gerações. Um cavador de poços e sua astúcia em contar histórias, um aprendiz de cavador de poços lutando com o abandono do pai, a descoberta do amor e o conflito ao descobrir que sem querer, repetiu o comportamento do pai.

Karin 26/03/2024

Perfeito
No começo achei que ia ser uma história bem tranquila de romance, mas as reviravoltas que a história deu foram imprecionantes... fora a forma como tudo foi contado e se encaixando perfeitamente na história

Amei a narrativa do autor e escrita ????

davidionisio 25/02/2024

Um livro fascinante, que mistura a realidade do personagem com a narrativa de mitos antigos.
É interessante acompanhar o desenvolvimento da história que ao longo do livro possui várias reviravoltas muito bem amarradas ao enredo, e que vão construindo a expectativa que é quebrada (no bom sentido) no fim do livro.
Foi meu primeiro contato com uma leitura não ocidental, e me impressionou bastante.

fernanda 13/02/2024

Apesar da história ser interessante, achei a leitura bem maçante, principalmente depois da metade do livro, a história fica bem previsível e repetitiva

valmir 12/02/2024

A mulher ruiva
" Eu queria ser escritor. Mas depois dos acontecimentos que passarei a narrar, estudei geologia e me tornei empreiteiro."

Um livro sobre pais e filhos, sobre complexo de édipo, sobre vida, morte, aprendizados.
Interessante.!

carina 10/02/2024

Muito bom! adorei a escrita o como a história vai se desenrolando, esse livro tem tantas camadas. eu esperava outra reviravolta, então eu fui surpreendida. mas, não sei se confio na versão da mulher ruiva e nesse papo de legitima defesa.

Luzia 24/01/2024

Não é sobre encontrar água kk
No começo estava achando super chato, mas não desisti e que felicidade não ter desistido pq este livro é incrível. Após finalizar o livro fiquei um bom tempo pensativa, impossível tirar uma única conclusão pq a história tem muitas camadas, tantas que precisaria de uma tarde, um café e bons amigos p falar sobre ele. E esse final? que final surpreendente.
Adorei!! super recomendo.

cherry_motth 05/01/2024

Todo homem alimenta o desejo de matar o próprio pai
Esse livro seria um dos favoritos de Freud, e eu não falo isso como um elogio.
Achei a leitura maçante e cansativa.

Laura2117 27/12/2023

Viciante.
Livro que mais me impactou esse ano. F0da demais a história de Édipo Rei abordada nele em meio a história, tanto como questões edipianas, uma história que me prendeu demais!

isabelhias 05/12/2023

Bem escrito, envolvente, e a leitura voa.
Não conhecia nenhum trabalho do autor e acabei comprando o livro só porque estava de promoção mesmo. E foi uma surpresa muito boa!
O narrador e personagem principal relaciona a sua falta de presença da figura paterna, bem como o posterior homem ocupante desse papel, seu mestre cavador de poços, com os mitos do Édipo Rei, em relação ao parricídio, e a história de Rostam e Sohrab, um filicídio de uma epopeia persa. Conforme o título, muito se fala da sua paixão inédita e avassaladora por uma mulher ruiva, que vai mudar o rumo da vida do personagem e encaixá-lo ora em um dos arquétipos, ora em outro.
A construção da vida conforme os mitos e a ideia de que a realidade ocorre ?imitando? essas lendas é a trama subjetiva principal. O livro é bem escrito, ou escrito certinho conforme meu gosto, com riqueza no aprofundamento dos processos de pensamento, na moralidade e nos devaneios do personagem.
Com certeza me fez ter vontade de ler outros livros do autor.

Flá Costa 05/12/2023

Bom, mas?
É inegavelmente um livro bem escrito e logo nas primeiras páginas sentimos a potência da narrativa de Orphan. O livro tem duas reviravoltas interessantes e uma metalinguagem muito bem escrita (fiquei com vontade de ler Édipo na íntegra), mas a sensação é de que 100 páginas poderiam ser retiradas sem dano algum.

Júlia 18/11/2023

É..
Eu tava achando péssimo, mas aí fui lendo, fui lendo. A verdade é que eu só não queria desistir do livro mesmo. Li mais um pouquinho. Quando foi chegando no finalzinho o negócio começou a ficar bom. Não é ótimo, hoje eu não o leria, mas até que é legalzinho. Mas só pro finalzinho que foi ficando legal pra mim, que é quando tudo vai se encaixando. Talvez alguém goste da tortura inicial.

Clara Vellozo 10/11/2023

Uma fábula moderna
O prazer que é ler um livro bom! Não precisa ter uma história muito complexa, tampouco um vocabulário rebuscado. Basta ser envolvente, sedutor e te fazer mergulhar na vida e cenário dos personagens.

Pois foi exatamente o que aconteceu comigo neste livro do ganhador do Nobel, Orham Pamuk. Uma experiência de leitura com ares de uma fábula moderna e toques orientais no estilo 1001 noites. Bem o que sentimos vindo do autor e da história que se passa em uma Istambul se despedindo de uma tradição otomana para cada vez mais se identificar no estilo de vida ocidental.

Aqui temos a história de Cem Selik e sua obsessão por entender e sentir-se parte do relacionamento delicado entre pais e filhos, seja ele um personagem ou outro. Apoiando-se no mito e história de Édipo e de Rostam/Sorhab, Cem vai em busca da sua realidade e da sua verdade.

Um livro intenso e poderoso que me emocionou muito. Intrigante, diferente, muitos sentimentos novos despertados com essa leitura. Fala muito dos efeitos dos livros e das histórias em nossas vidas, mesmo que de uma forma não muito clara. É isso que me fez aproximar tanto desse livro em especial e escolher como o melhor do ano até agora.