A mulher ruiva

A mulher ruiva Orhan Pamuk

Resenhas - A mulher ruiva

Juliana.Sallum 31/07/2022

A mulher ruiva
Essa história nos mostra como uma decisão tomada em um segundo pode mudar completamente o rumo de nossas vidas.

Flavia.Borges 12/07/2022

Verossímil como uma história verdadeira e familiar como um mito.

Nosso caráter é forjado não somente por nossas liberdades, mas também pelas forças de história e lembrança

07/07/2022

Repetitivo
Livro maçante, repetitivo. O personagem principal passa o livro inteiro martelando os fatos que ocorrem no início da história. Escrita sem nenhum prazer estético. Do meio para o final você até se engaja pela fofoca, mas no geral não consegui me comover nem me envolver em uma história que me pareceu bem forçada. Personagens sem carisma. Ayse tinha um grande potencial, mas ficou de escanteio. No fim a Mulher Ruiva repete a história inteira que já estamos cansados de ouvir. Poderia ter terminado com o relato do Cem em um final em aberto, teria sido mais interessante para a narrativa toda que foi apresentada.

Grasi Lourenço 12/06/2022

Destino
A história fala muito da relação de destino e sobre as mais profundas emoções humanas, ou seja, mesmo qua algo que se faça na vida é só você sabe, mesmo que tal coisa não seja tão ruim, aquilo te atormenta pelo resto da vida e te persegue com uma força sem fim.

Fabi 11/06/2022

Imprevisível
A leitura traz tantos pontos sobre relacionamento entre pai e filho, marido e mulher, amores e dissabores, decisões bobas, impensadas que podem ter uma baita consequência no futuro. Turquia, militância, teatro são pano de fundo para esse romance premiado.

Angély 23/05/2022

Esse livro me fez sair de minha zona de conforto literária, como todos os livros da Tag Curadoria que tenho lido. Com certeza não seria um livro que eu compraria para ler. No entanto isso não exclui o fato de ser um bom livro. Acho q essa é a proposta do clube e no meu caso ocorreu exatamente assim. Trata-se de uma narrativa muito bem escrita, inteligente, com espelhamentos nas histórias de Édipo e Rostam/Sohrab. Nesse ponto achei magnífica. O resto segue um tanto arrastado, mas compensa insistir.

Felipe 09/04/2022

Pra devorar
É um romance meticulosamente bem-escrito. O suspense brilhantemente desenvolvido pelo autor é capaz de manter, e instigar, de página a página, a curiosidade do leitor. Trata-se de um enredo engenhoso, construído sobre jogos de espelhamento, feitos para provocar nossa reflexão: sobre as relações familiares (principalmente entre pai e filho), as origens de nossas obsessões, o abandono afetivo e até mesmo sobre a universalidade da literatura. Eu só confesso que fiquei bem desapontando com o desfecho, que é fraco. Achei a ideia interessante, mas a execução não me causou impacto.

nadia 23/03/2022

Os mitos se repetem.
4,5

Não sei o que eu esperava de A Mulher Ruiva, mas, com certeza, não foi o que recebi. A história começa lenta, e as 100 primeiras páginas avançam sem grandes mudanças, mas logo no fim da primeira parte já temos uma revelação que irá mudar o tom do livro. Confesso que no início precisei me esforçar para avançar, mas como já havia visto opiniões que passaram pelo mesmo e depois se surpreenderam, segui em frente. E que bom que fiz. Não consigo lembrar de partes do livro que não foram essenciais para a construção da história, nem de pontas que possam ter ficado soltas. No fim, quando conseguimos unir todas essas pontas, acabamos com ainda mais perguntas por conta a quantidade de camadas da história.

O livro traz questões como parricídio e filicídio, paternidade e maternidade, complexo de édipo e a política na Turquia. Muito interessante ler um livro que trouxe tanta coisa nova, já que eu nunca havia lido literatura turca, e a forma na qual o livro discute e une a história do protagonista com os mitos de Édipo, Rostam e Sohrab.

Lígia 27/02/2022

Pai e filho
Esse livro conta a história de Cem e suas relações com alguns dos principais mitos e história sobre relação entre pai e filho. Livro muito bom que te surpreende bastante no final. Vale a leitura!

Lizandra.Mirelle 10/02/2022

Envolvente, espetacular
Esse livro conseguiu me surpreender tanto, que li em dois dias de tão obcecada eu fiquei pela história, pior que Cem...
Claramente é um retrato fiel daquilo que dizem, uma história onde a vida imita arte.
Onde o autor usou tanto da literatura, de mitos, lendas para desenvolver algo em que caminhasse entre a imaginação e real.
O misto de sentimentos que tive ao ler esse livro foram tantos, que as vezes ficava numa ansiedade enorme. Cheios dos plot twist que te deixa de boca aberta.
É um livro que super recomendo!