A mulher ruiva

A mulher ruiva Orhan Pamuk

Resenhas - A mulher ruiva

Simone 29/05/2021

Um livro intrigante. As vezes cansativo, mas com um desdobramento impactante.
Não entrou na lista dos meus preferidos, mas certamente me fez refletir muito sobre a relação entre pais e filhos.

Juliane.Moura 28/05/2021

História profunda sobre a relação entre pais e filhos, um paralelo entre ficção e realidade que se repete tantas e tantas vezes.

rdrg 26/05/2021

por essa a gnt meio que esperava mas não queria
Tive tanta vontade de conhecer a Turquia com esse, mas o Cem surtou demais, aí aí aí.

Fe_h 25/05/2021

Experiência diferente
"Eu queria ser escritor. Mas depois dos acontecimentos que passarei a narrar, estudei geologia e me tornei empreiteiro. Mas os leitores não devem concluir, pelo fato de eu contar a minha história, que agora tudo é coisa do passado, que deixei tudo para trás. Quanto mais penso nela, mais fundo mergulho. Talvez vocês também sigam esse caminho, seduzidos pelo enigma de pais e filhos." ?
??????
Ler esse livro foi uma experiência diferente por se tratar de um autor turco e por a história se passar em seu país de origem, trazendo um pouco da cultura desse povo. Esse foi o livro de janeiro da TAG Literária, mas só li agora. Foi uma leitura leve e fluída com uma escrita muito envolvente. O autor trata muito sobre a relação de pais e filhos trazendo para a história uma questão relacionada a tragédia grega Édipo Rei e a persa Rostam e Sohrab.
O livro começa com o jovem Cem Çelik indo para a cidade de Öngören para ser um aprendiz de cavador de poços e conseguir pagar o seu cursinho pré-vestibular, a partir disso sua vida muda completamente diante de uma paixão adolescente e um ato que o fará ter remorso por toda a sua vida.
O livro é dividido em três partes, a primeira não tem muitos acontecimentos, mas é muito importante para entendermos e conhecermos os personagens e foi a parte que eu mais gostei, a segunda e a terceira são mais agitadas e trazem a trama principal da história.
Vale ressaltar o ótimo trabalho da TAG, é uma edição linda, com prefácio e posfácio muito bons que complementam bastante a história.

Rafa 23/05/2021

Bem legal!
Além da edição ser LINDA, com cores super fortes e uma capa bem legal, a história em si tem umas reviravoltas boas e deixam o leitor curioso.

A história é contada de forma bem direta, e os paralelos com as histórias em que a Mulher Ruiva se moldam são muito bem desenhados na trama, sem deixar óbvio.

Livro pra ler em um fim de semana!

ivan.mateusf 22/05/2021

A arte imita a vida ou a vida imita a arte?
O autor consegue nos presentear com uma obra que prende a atenção desde o primeiro minuto de leitura.
A jornada de um jovem rapaz pobre que tem grande aspirações, contada a partir de uma paixão juvenil (jamais esquecida) e um trágico acontecimento (de remorso eterno), que conduzirão o personagem a tomar decisões que para sempre guiarão seu destino.
Fato é que, em certa altura da trata, verificamos que nosso ávido apreciador da arte e da literatura, verá sua vida replicando sua história preferida.
Um romance lindo, maravilhoso, que vai nos falar sobre uma felicidade inalcançável, realizações insuficientes e o impacto de nossas decisões em nosso futuro.
Um soco no estômago em vários momentos. Emocionante.

Hannah Monise 17/05/2021

Parricídio e filicídio
A Mulher Ruiva é o livro de janeiro de 2021 da TAG Curadoria e é, também, meu primeiro livro turco. Como eu amo aprender sobre a cultura de outros países!

Essa leitura começou em abril e foi pausada indevidamente, mas todos os momentos em que a fiz foram fáceis, tranquilos e fluidos. A escrita do autor é tão envolvente, que até quando a história estava sem muitos grandes acontecimentos, a leitura avançava sem eu nem ver.

Cem Çelik é um garoto que precisa pagar seu cursinho pré-vestibular e decide então ser aprendiz de um cavador de poços, o mestre Mahmud. É a partir daí que sua vida começa a ter grandes reviravoltas! Na cidade de Öngören ele conhece a mulher ruiva e cria uma grande obsessão por ela... Depois de um importante incidente, ele volta para Istambul onde constrói sua vida e se torna um grande empresário, mas sempre pensando sobre 30 anos atrás... Sem contar em seus estudos e curiosidades sobre o mito de Édipo rei e Rotam e Sohrab.

Aprendi muito com essa leitura! Um livro sobre parricídio e filicídio muito interessante e que vale muito a leitura. Super recomendo!

Lissa 11/05/2021

Esse é o tipo do livro que te dá ressaca. Depois de ler fica dias digerindo e vai gostando dele cada vez mais. No começo é uma leitura meio mais ou menos, mas rapidinho vc fica completamente refém das páginas.
Acompanhamos a tragetória da vida de Çelik e nos apaixonamos por ele. A discussão do autor sobre destino é muito interessante mas pra mim, a melhor parte é estar dentro da cabeça do Çelik e ver o mundo atravéz de seus olhos.

Vanessa Bezerra 10/05/2021

Um livro fluido, cativante, que te faz viajar no espaço e tempo do correr da história. Faz-nos pensar no quanto nossas histórias repetem outras...

dudaluduvico 07/05/2021

Surpreendente?
Que livro sensacional, em todos os aspectos.
A narrativa dessa história nem parece que é quase sem falas, ela é tão fluida e gostosa de ler.
As reflexões e os caminhos que ela tomou me encheu de surpresas, algumas pareciam óbvias mas mesmo quando você lia, pensava "Como não percebi isso antes?"
Eu julguei pela capa e pensei que fosse ser super chato, mas a capa tem TUDO a ver com a história e eu amei esse fato.
Mais um livro favorito este ano. Recomendo muito.

Pedro 05/05/2021

Não me impactou.
A leitura deste livro do Pamuk não me tocou. Não tive empatia com os personagens e a história não se desenvolveu de forma prazerosa. Alguns amigos gostaram bastante, mas confesso que o livro não me convenceu. O autor tentou atrelar os pontos, mas não foi satisfatório, ao menos para mim. A leitura por outro lado é bem tranquila, dá para ler em poucos dias. Enfim, como quase tudo na literatura, gostar ou não de um livro é algo subjetivo.
Lise 05/05/2021minha estante
Achei que a questão do complexo de Édipo (e a outra história que não lembro) se repetiu muito. A parte final, retomada de toda a história, foi desnecessária, explicativa demais.

Pedro 05/05/2021minha estante
Também achei Lise. Fora que tentar convencer o leitor que o personagem principal passou uma vida toda em função desses mitos é bem difícil.

Lise 05/05/2021minha estante
Vdd, muita obsessão pra uma personagem só! ?

Fernanda 05/05/2021

O início onde é descrito incessantemente a função de cavar poços foi bem difícil para mim.
Em determinado momento o desfecho estava evidente, mas acabou se tornando surpreendente.

Thatyane Jardim 01/05/2021

Depois da tranquilidade vem a reviravolta
A escrita do livro me prendeu logo de cara, a relação de Cem com seu Mestre, a forma como foi retratada a ausência paterna, para mim foi muito expressiva e pude compreender bem os sentimentos do personagens. O primeiro plot da história já me deixou em êxtase e depois de várias páginas eu ansiava por uma resposta daquele mistério que mudou a vida de Cem. A obsessão de de Cem e seu envolvimento com sua mulher também foram super bem retratados, apesar de ser uma parte mais lenta da história. Depois é plot atrás de plot e você nem consegue recuperar o fôlego. Eu adorei

Kelly.Hayd 28/04/2021

Um livro sobre pais e filhos. Mais sobre filhos do que pais. Da relação de um adulto com a presença, substituição ou ausência de uma figura masculina para se sentir cuidado, amado, visto.

Nazrat 21/04/2021

Múltiplos Édipos e Sohrabs
Primeiro livro que tive acesso de Orhan Pamuk. É uma obra que entra num loop infinito de piras edípicas, com a relação entre pais e filhos. É Freud elevado à máxima potência.

Junta-se a isso a fluidez e o crescendo que a narrativa toma. Há uma mudança num ponto de narração que é bem interessante também. E haja reviravolta! É tudo premeditado, as cartas estão marcadas desde o início, mas a jornada concedida pelo autor é fantástica e não perde o frescor, conforme ele nos guia.