Maionese

Maionese Manuel Veronez

Resenhas - Maionese

Dayane| @portas_de_papel 27/12/2020

Retrato Brasileiro
O livro de poesias é um verdadeiro retrato do Brasil , da nossa gente ! A começar pela capa maravilhosa cheia de elementos urbanos , o turismo o cachorro , a religião, a modernidade do foguete espacial , um prato de comida, uma mosca , a maconha e um mendigo como sombra , quase imperceptível !!! O livro vai casando perfeitamente poema a poema , desnudando a realidade social do país em uma perspetiva bem brasileira e cotidiana em linguagem simples , possui partes em francês e inglês ! Pequenas partes simples até para quem como nos vivemos cercados por estrangeiros , nessa mistura que é nosso povo sem raça definida , uma grande maionese , Depois de ler este livro nunca mais seu olhar sobre o mundo será igual , da próxima vez que sair com seu carro apressado , seus olhos irão se expandir quando você parar no semáforo e olhar quem está debaixo dele , desde o malabarista , o flanelinha , o vendedor de água e aquele ser debaixo do papelão na tentativa desesperada de se esquentar com o corotinho de pinga , e a dor daquele tão desprezado embaixo do viaduto da Cracolândia , sobretudo a dor .

Marcelo.Silva 29/12/2020

Maionese é o nome ideal para essa obra. Uma mistura de miséria, lixo, ascos em meio saudosos sentimentos variados. Alguém que observa despretensioso o cotidiano. Me lembra um pouco a poesia marginal da geração beat e um pouco da prosa poética do santo vagabundo Jack Kerouac. Uma obra que não consegui absorver a complexidade, se é que isso é possível quando se trata de poesia ou literatura de modo geral.