Gambito de Dama

Gambito de Dama Walter Tevis

Resenhas - Gambito de Dama

Pedro Possidonio 19/04/2021

Extremamente viciante
Óbvio que fui ler depois de assistir a série do Netflix mas mesmo assim não deixou de ser empolgante. O livro aborda um tema que todo mundo conhece que é o xadrez porém seu mundo é desconhecido e possui personagens excêntricos. A protagonista ser uma mulher que se destacou num esporte que é de maioria masculina, foi órfã na infância e jogava xadrez escondido com o zelador do orfanato é de uma singularidade tanto quanto sua personalidade. O autor pega o embalo de gênios que são incompreendidos tanto pela sua excepcionalidade quanto pela sua desarmonia, desequilíbrio, desajuste com a sociedade e autodestruição.

Mazza 03/03/2021

Maravilhosa leitura
Maravilhosa leitura, leve, trankila, intrigante. A cada capítulo me sentir torcendo mais e mais pelas conquistas da personagem Conheci o livro através da série da NETFLIX, que se mostrou tão fascinante quanto o livro.

Maciel 24/02/2021

Desde o início do século (XX), esta abertura, que nasce de 1. d4, faz parte do repertório dos Grandes Mestres de Xadrez. Ela é muito menos popular entre os enxadristas de nível médio, pois estes apresentam dificuldades de ordem psicológica no seu aprendizado. Quando jogam com as brancas, preferem jogar 1.e4. Se jogam com as negras, sentem-se intimidados quando o adversário inicia a partida com 1. d4.

O Gambito da Dama torna-se uma arma mortal porque com ele as brancas obtém maior liberdade de ação para suas peças. Como resultado, conseguem frequentemente um decisivo comando sobre o tabuleiro. Algumas vezes exercem uma ação de leve estrangulamento sobre as forças negras; outras vezes, devido a sua mobilidade superior, as brancas ficam em condições de arrematar de forma brilhante.

carougusman 26/01/2021

Quem se interessa por xadrez com certeza vai gostar, pois o livro detalha bastante as partidas. Para quem não tem muito conhecimento do assunto, acaba sendo um pouco cansativo pelo mesmo motivo. Sugiro que leia antes de assistir a série, pois fiz o contrário e acabei achando o livro um pouco sem graça.
Span do bem 26/01/2021minha estante
Engraçado que vi a série e pensei em ler o livro, mas imaginei exatamente o que você relatou, ou seja, tô fora! Obrigada!

carougusman 26/01/2021minha estante
A ideia do livro é boa, não é atoa que conseguiram produzir uma incrível série. Busquei o livro no intuito de aprofundar mais na história, mas a série não perde em nada nesse sentido. Pelo contrário, sinto que os roteiristas conseguiram extrair muito mais ?