A Cartomante

A Cartomante Machado de Assis

Resenhas - A Cartomante

Luana 10/09/2022

Muito legal. É bom para espairecer. Machado de Assis era um autor impressionante. Gostei muito do final.

amorpelaescrita 27/03/2024

Divertido
Um conto magnífico, um triângulo amoroso de antigamente, hoje um trisal. Dúvidas, medos e receios, envolvente, divertido e emocionante. Imperdível.

Aninha Abreu 27/03/2024

Inimigo dos ansiosos
Entendo que por ser um conto não há muito espaço para desenvolver uma afeição pelo casal de amantes, ainda mais em razão do adultério, que já gera uma repulsa imediata.

Honestamente, dei uma leve risada no final.

Como uma pessoa ansiosa e com a cabeça sempre considerando que o pior cenário possível pode estar a espreita, considero esse conto uma confirmação de que tudo pode acontecer, inclusive, o pior. Deixarei o trabalho de desconstruir essas especulações para minha psicóloga do futuro.

Penso que um final diferente seria extremamente anticlimático, qualquer busca por um final feliz, o poder da amizade e unicórnios saltitantes seria fantasioso. Machado entrega para o leitor o que acontecerá em seguida e mesmo assim prende sua atenção até o fim na aflição do que acontecerá. Realismo na veia!

me_mel 06/04/2023

Esse foi outro livro que a história foi apresentada como apresentação! Mas a história é muito interessante também!

Ana Paula 22/05/2022

Uma obra de arte.
O conto é bem curtinho,mas prende atenção do leitor do princípio ao fim,pois o enredo é cativante.De certa forma,mostra como a sociedade da época vivia de aparência - nada diferente da atual.

"Nalici 27/05/2024

Sendo escrito por Machado de Assis, ja pode ser considerarada uma obra muito bem pensada e escrita, mas de fato eu consigo reconhecer que esse conto foi escrito muito antes de dom casmurro (15 anos de diferença), é interessante acompanhar como a sultilidade na ironia sempre esteve presente e sempre foi muito bem colocada em todas as obras do Machado, entretanto, a cartomante não é seu conto mais revolucionário, mas recomendo muito a leitura antes das grandes obras mais conhecidas!!!

_maricezari 08/08/2023

Resenha- A cartomante
Toda vez que pensamos em algum livro de Machado de Assis, pensamos que vai ser chato a leitura, porém quando eu vi esse livro, eu sabia que iria ser diferente! Muito legal o enredo, só fiquei brava com o final.