A Cartomante

A Cartomante Machado de Assis

Resenhas - A Cartomante

rafaaraujomesq 11/06/2024

Um conto curto que te prende desde o início até a última página, um surpresa muito positiva vinda de uma aula de literatura:)

Lari 30/05/2024

Li em sala de aula, mas adorei o enredo. Apesar da leitura ser um pouco difícil (e eu ter um leve receio de Machado de Assis), adorei o fato de ser rápido e ter um desfecho trágico.
Verei se terei coragem para ler Dom Casmurro kkkk

"Nalici 27/05/2024

Sendo escrito por Machado de Assis, ja pode ser considerarada uma obra muito bem pensada e escrita, mas de fato eu consigo reconhecer que esse conto foi escrito muito antes de dom casmurro (15 anos de diferença), é interessante acompanhar como a sultilidade na ironia sempre esteve presente e sempre foi muito bem colocada em todas as obras do Machado, entretanto, a cartomante não é seu conto mais revolucionário, mas recomendo muito a leitura antes das grandes obras mais conhecidas!!!

biris0 10/05/2024

Cartomante
Comecei a ler por um comentário de um professor, e isso me chamou a curiosidade. É um conto ótimo, jurava que não conseguiria entender a escrita ou o que queria passar, mas a leitura é simplesmente fluída e vivaz! "A cartomante" é um dos primeiros contos que pretendo ler de Machado de Assis, que os próximos sejam surpreendentes como este.

doarda 02/04/2024

Muito bom. Sinceramente só li por causa da escola mas achei bem interessante, é uma leitura bem rapidinha. O final me surpreendeu!

Aninha Abreu 27/03/2024

Inimigo dos ansiosos
Entendo que por ser um conto não há muito espaço para desenvolver uma afeição pelo casal de amantes, ainda mais em razão do adultério, que já gera uma repulsa imediata.

Honestamente, dei uma leve risada no final.

Como uma pessoa ansiosa e com a cabeça sempre considerando que o pior cenário possível pode estar a espreita, considero esse conto uma confirmação de que tudo pode acontecer, inclusive, o pior. Deixarei o trabalho de desconstruir essas especulações para minha psicóloga do futuro.

Penso que um final diferente seria extremamente anticlimático, qualquer busca por um final feliz, o poder da amizade e unicórnios saltitantes seria fantasioso. Machado entrega para o leitor o que acontecerá em seguida e mesmo assim prende sua atenção até o fim na aflição do que acontecerá. Realismo na veia!

amorpelaescrita 27/03/2024

Divertido
Um conto magnífico, um triângulo amoroso de antigamente, hoje um trisal. Dúvidas, medos e receios, envolvente, divertido e emocionante. Imperdível.

Ana Ju 22/03/2024

A Cartomante
Um conto criativo e envolvente, com um final, mesmo esperado, que consegue surpreender por sua maneira de desenvolvimento.
Foi a primeira vez que li Machado de Assis e gostei, além de não ter tido muito problema com a escrita, mas ela também foi bem curta.

Vivian280 18/03/2024

Encantada.
Minha primeira vez lendo um clássico brasileiro e honestamente, não sei o que eu fazia da minha vida antes de ler Machado de Assis. Sempre evitei livros antigos ou de época, ignorância minha. Acabo de encontrar uma fonte infinita de livros e enredos que me modificam e me amadurecem. Tudo o que eu estava precisando.

Estava farta dos livros rasos com as histórias cada vez mais previsíveis e agora entendo o que estava me faltando, era autores que realmente amavam escrever e queriam dar ao mundo algo que os fizessem pensar. Não escreviam apenas para lucrar e preencher mentes vazias de ilusões vãs. Escreviam por amor a arte, coisa que falta muito nos autores atuais.

Esplêndido! Enredo incrível e com gatilhos mentais que certamente ficarão em minha cabeça por dias. Eis aqui mais um livro que me transformará como pessoa.

ReadingWithMarih 01/03/2024

Não é uma nota definitiva.
Eu só li esse livro pq a escola está fazendo uma lc semanal, então não sei como opinar sobre pq não prestei muita atenção no livro em si.

licia.bulhões 20/02/2024

A traição
O tema é a traição. Machado de Assis, com sua ironia, escreve um conto sobre um triângulo amoroso e o destrincha da maneira mais atraente para os leitores. Com a marca de dúvida que paira sobre o final da obra. Recomendo e até peço para que leia, se desejas mergulhar em obras brasileiras que valem a pena.

Maria 18/11/2023

?????
QUE FINAL FOI ESSE???
Eu não esperava, estou perplexa.
O conto é muito bom, machado de Assis tem um talento sem igual.

Samu 03/10/2023

20 páginas místicas (como a própria cartomante)
Meu primeiro contato com Machado não foi tão bom, talvez tenha colocado expectativas demais em ?O Alienista? e me frustrado com uma certa superficialidade em alguns assuntos ali debatidos

Pelo completo oposto, aqui, com menos páginas temos uma história bem mais envolvente (apesar de uma certa confusão e falta de clareza na explicação sobre os personagens e seu triângulo amoroso)

Amo a estética de cartomantes, videntes? e ficaria feliz se as descrições focadas nisso tivessem sido mais exploradas, mas foi tudo na medida certa e o final me deixou genuinamente boquiaberto, não esperava!
João 03/10/2023minha estante
amamos verrrr