Utopia

Utopia Ricardo Reis

Resenhas - Utopia

duda 10/07/2021

Um dos gêneros que estou lendo com mais frequência esse ano é ficção científica. Utopia foi um livro me envolveu pelos acontecimentos eletrizantes e representatividade que o autor inseriu nesse universo tão distinto.

? Fim do Século XXI, o mundo estava invadido por sistemas informáticos inteligentes. Toda a mão de obra que existia naquele momento era ocupada por robots. Os diretores dessas empresas detinham mais de noventa e cinco por cento da riqueza mundial, instalando-se uma grave crise econômica. Mesmo assim a crise conseguia não criar uma grande rebelião mundial pois alimento era algo que não faltava graças à tecnologia. O sonho dos jovens adultos era poderem trabalhar numa empresa em que a tecnologia os fizesse pertencer aos mais ricos do mundo. Ícaro e Ramiro compartilhavam esse sonho. Telma, a mãe de Ícaro e uma das principais acionistas da empresa não concordava com a entrada deles para a empresa. Ícaro apenas não entendia o porquê, percebendo depois, quando ele e o seu amigo conseguiram fazer concretizar o sonho deles, quais as formas que faziam a empresa ser tão desenvolvida.

? No começo da leitura, grifei essa frase que coloquei no arrasta para o lado e desde essa marcação, refleti bastante sobre o impacto que o autor trouxe escrevendo essa obra. Eu não costumo ler histórias que envolvam viagens no tempo e não imaginei que iria gostar tanto! A escrita do Ricardo é ágil, proporcionando assim, uma rápida leitura.

Recomendo principalmente para quem gosta do gênero ou quer um livro cheio de plots, o final deixa um gostinho de quero mais e ?necessito do próximo volume?.

Dicas.Celly 21/04/2021

Um ótima surpresa
Utopia me surpreendeu muito pois é bem diferente de tudo que já li. Logo no início somos apresentados a um caderno que concentra muito poder, o nome dele: Utopia! Quem escreve seus desejos nas páginas deste caderno, consegue realizá-los.

A história se passa num futuro após uma guerra por conta dos combustíveis, onde existe uma tecnologia super avançada e os robôs são a mão de obra local. Em meio a tudo isso, temos dois amigos: Ícaro e Ramiro. Eles têm o sonho de trabalhar na maior empresa de tecnologia daquele tempo, a TecnoMudança. Quando finalmente conseguem trabalhar na empresa, eles descobrem sobre o Utopia e sobre viagem no tempo. Numa das viagens que fazem ao passado, tudo que eles conhecem sobre aquele Universo se altera.

Por outro lado, ao mesmo tempo que acompanhamos essa linha temporal, existe uma outra linha temporal também narrada, que se passa na Terra do nada, onde existe um temido governador que está em posse do Utopia e onde somos apresentados a Rafael e Jade, dois personagens que precisam descobrir algumas lacunas em suas vidas e sobre a cidade em que vivem.

No início podemos ficar um pouco perdidos com a alternância das narrativas, mas conforme o livro se desenvolve, entendemos todo o mistério por trás dos acontecimentos e descobrimos quem são os personagens de verdade.

O comentário sobre este livro foi difícil de escrever porque é um livro que envolve ficção científica, um futuro distópico, viagem no tempo, tem representatividade LGBT, triângulo amoroso, fatos históricos e alguns elementos da cultura pop... São tantos temas e acontecimentos que fica complicado conseguir narrar tudo com exatidão por aqui sem dar algum spoiler.

A trama construída pelo autor é muito boa, a leitura nos prende e a gente fica na expectativa do que vem a seguir. É muito interessante, gostei bastante da leitura e indico para quem curte livros desse gênero!

⚠️Escrito em Português de Portugal! Pode causar estranheza com algumas palavras, mas não compromete o entendimento.

site: https://www.instagram.com/p/CNqmlcAj6fA/

Natasha 22/02/2021

Um livro eletrizante
Utopia é um dos livros mais loucos que já li. E não digo isso como uma critica, pelo contrário! A trama de ficção científica, que envolve realidades paralelas, viagem no tempo e ambientação em momentos históricos é extremamente envolvente.
📖
Há muito tempo, seres de outro planeta estiveram na Terra e acabaram perdendo aqui um caderno chamado Utopia, que fazia com que qualquer desejo escrito nele se tornasse realidade. No século XXII, o Utopia se encontra nas mãos do terrível Governador, que governa com crueldade o lugar onde Jade e Rafael vivem.
📖
Paralelamente acompanhamos a história de Ícaro e Ramiro, no final do século XXI, período em que o mundo estava tomado por sistemas informáticos inteligentes ao mesmo tempo em que a população vivia em situações não muito agradáveis. Ambos sonham em trabalhar na grande empresa Tecnomudança. Porém, quando realizam esse sonho descobrem coisas inimagináveis...
📖
🤯Eu não consigo botar em palavras o nó que esse livro deu na minha cabeça kkkkk. Até boa parte do livro eu estava cheia de pontos de exclamação e criando várias teorias, até que as coisas encaixaram e minha mente explodiu. O livro só não foi perfeito pra mim pq demorei um pouco pra pegar no ritmo, devido às várias coisas que estavam acontecendo. Mas quando começou a ser revelado o plot eu fui completamente fisgada.
📖
✒A escrita do Ricardo é muito fluida, e mesmo ele sendo português foi tranquila a leitura (apenas desconhecia algumas expressões).
📖
Eu gostei muito dessa leitura e indico demais pra quem gosta de ficção científica e da temática de viagem no tempo. E especialmente pra quem gosta da série Dark, porque o autor disse que lembra muito. E o final... me deixou louca pelo próximo volume

Naty @livrossaofilhos 05/02/2021

Ficção fantástica
É uma ficção científica fantástica, te faz viajar pelos acontecimentos históricos como a morte de Cleópatra, o Coliseu, as pirâmides e vários outros fazendo você se sentir incapaz de escapar de tudo. No começo eu fiquei confusa com as viagens mas a escrita do Ricardo é tão fluída e traz tantos questionamentos que me deixou presa em Pandora.

Resenha completo no Instagram @livrossaofilhos

Rafaela.Oliveira 31/01/2021

Adorei
Um livro com uma histo?ria incrível e bem inovadora,no início fiquei bem intrigada de onde a história iria parar mas quando entrei realmente na história eu adorei . São muitas reviravoltas,se prepare para muitas surpresas :)

Bia 04/01/2021

Uma leitura instigante e envolvente.
Ícaro e Ramiro são melhores amigos em um mundo dotado de tecnologia, muito além da que temos. O sonho de ambos é trabalhar na empresa TecnoMudança, uma das líderes do Planeta. Eles conseguem o tão sonhado emprego e descobrem a existência de Pandora, um projeto que permite viagens no tempo.⁣

Jade é da Terra do Nada. Ela trabalha para o Governador, um ditador, que escraviza o seu povo. Até que um dia ela encontra o livro Utopia, que como um mago, realiza todos os desejos que são escritos nele. Por saber demais, ela foge do ditador.⁣

A premissa começa com personagens interessantes, mundos paralelos, muito futurismo e viagem no tempo. Confesso que demorei a entrar na história, mas depois passei a entende-la melhor.⁣

Além de ter representatividade na trama, temos a discussão do futuro da sociedade em uma Utopia regada a sentimentos e ações. Durante a leitura, vemos uma maior agilidade na narrativa e muitos segredos vindo a tona, inclusive como as emoções podem comandar grandes decisões e isso gerar consequências irreparáveis.⁣

Ricardo Reis constrói uma boa história, trazendo referencias culturais e históricas, como: a morte de Cleópatra no looping do tempo. A trama futurística me atraiu, porém o que mais me cativou foram as ligações entre viagens do tempo e tudo o que estava interligado ao elenco.⁣

Porém, foi uma leitura que precisei ir aos poucos, estando atenta a todos os detalhes, fatos históricos e referencias. Ademais, lembrei muito da série Dark enquanto lia. Então, se você curte essa vibe, provavelmente também gostaria de Utopia.

site: https://www.instagram.com/p/CJo2ElvDjR6/

Jacqueline 28/12/2020

Maravilhoso
Sinceramente, não sei nem por onde começar. Todo livro ou filme que envolve viagem no tempo tende a deixar-me confusa,
e este não foi diferente.
Uma história nos trás 2 personagens base, Ícaro e Ramiro, melhores amigos, vivendo no ano de 2110, rodeados de tecnologia, cujo maior desejo é trabalhar na empresa TecnoMudança, a única responsável por gerir todo o planeta atual, após a grave crise do petróleo, e 2 coadjuvantes, Jade e Rafael, vivendo em uma outra realidade chamada Terra do Nada, fugitivos do Governador, um homem cruel que governa através de trabalho escravo.
Ícaro mantém uma paixão por Ramiro que não é correspondida e isso acaba por nutrir todos os seus atos durante a trama. Apesar de confusa a parte em que viajam no tempo usando humanoides ao invés de seus verdadeiros corpos, mas os verdadeiros corpos sentirem o que os seus humanoides sentem, além de encontrarem e conversarem consigo mesmos em diferentes idades e em tempos diferentes tratando como "eu superior" a versão mais velha, "eu infantil" como a versão ainda na infância e "eu viajante" a versão "atual" de um dos protagonistas, isso não é o mais relevante.
O mundo roda às vontades de Ícaro e da satisfação de seus desejos. Um personagem com uma necessidade de afeto gigantesca e que ao não ter o amor pelo seu melhor amigo correspondido deixa a fúria o dominar causando o fim do mundo, literalmente.
A forma de escrita de Ricardo Reis é encantadora, o que deixa o leitor preso à história do começo ao fim, apesar de parecer estarmos presos em um looping na simulação da Pandora juntamente aos personagens algumas vezes. Ainda nos faz relembrar grandes momentos históricos como a morte de Cleópatra, a torre de Babel e até o sanguinário Coliseu, além de trazer grandes nomes como Fernando Pessoa e Luís Vaz de Camões.
A trajetória dos personagens é fascinante, louca e difícil ao mesmo tempo nos fazendo imaginar até que ponto iríamos nós mesmos para viver um amor.

site: https://www.amazon.com.br/Utopia-Ricardo-Reis-ebook/dp/B08G1XN8GQ/ref=sr_1_1?__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&dchild=1&keywords=utopia+ricardo+reis&qid=1609165006&sr=8-1