Alma na casa sozinha

Alma na casa sozinha Felipe Gomes

Resenhas - Alma na casa sozinha

Douglas | @estacaoimaginaria 14/09/2021

Poemas que encantam
Uma grata surpresa conhecer a escrita de Felipe.

Esse é um dos meus primeiros contatos com poesia. Certamente, nos meus anos de leitor, já me deparei com poemas. Mas não num único livro como tal. E posso dizer com todas as letras que foi uma experiência agradável. A escrita do autor te permite ler tudo numa tacada só, ou ler um poema por dia, ou por hora, ou como você preferir. Essa liberdade é gostosa. Particularmente, eu devorei sua poesia em poucos minutos. Me desprendi de tentar encontrar referências e aproveitei a leitura do meu jeito, o que foi prazeroso, confesso. Mas também consegui perceber como os textos se encontram e se completam, de maneiras diferentes.

Ao mesmo tempo, essa mesma liberdade nos permite reler essas poesias outras vezes – reler da primeira a última página ou fora de ordem. Enfim, é indescritível como o autor conversa com o leitor por meio de seus poemas. E o mais legal é que o ambiente em que o autor estava enquanto escrevia faz parte da poesia e parece inspirá-lo. E isso é muito importante, para qualquer escritor, e para nós leitores, que conseguimos sentir essa mesma sensação do autor, nos colocar em seu lugar. Mesmo aqueles que nunca estivemos.

Certamente, cada leitor absorve uma leitura de maneira diferente. Para alguns, um ou outro texto se destacam mais, exatamente por mexerem numa ferida que é nossa também. Ou por refletir algo que vivenciamos, no passado ou no presente. Novamente, essa conexão é importante e aqui o autor consegue fazê-lo muito bem, sem ser intencional, no meu ponto de vista. São poemas que ele escreveu e decidiu colocar no mundo, para todos lerem, e é incrível como podem nos impactar também.

Um dos poemas que eu destacaria é “fffffffffffff” (sim, 13 letras “f”). Acho que esse é o ponto em que o processo de escrita do autor se confunde com sua própria poesia. Além de isso ser inteligente, é algo que reforça tudo o que já disse, de se conectar com o leitor, ao mesmo tempo que está apenas colocando em palavras seus sentimentos e anseios e medos e alegrias. Outro que eu releria (como reli) é “paraíso“. Para mim, há um significado importante, mas subjetivo. Pode não ser o mesmo para você, obviamente, que espero que lerá também, um dia.

É claro que há poemas que não conseguimos entender, de primeira (nem de segunda), o que significa. E, não sei se estou certo ou não, mas acho que essa é a “graça” da coisa. Podemos não entender, mas talvez um dia essas palavras podem fazer todo sentido para nós. Aliás, devo dizer que foi uma escolha muito acertada que Mariana Vargas escrevesse o prefácio desse livro. Porque ela nos ajuda a entender a profundidade da obra de Felipe Gomes, principalmente para os “novatos” na poesia – lendo e escrevendo, eu diria.

É por tudo isso que concordo com Mariana: “Alma na casa sozinha” precisa ganhar o mundo. Outra coisa que devo concordar com ela: o livro de Felipe Gomes é arte, entre tantas outras coisas. É uma arte que merece ser lida e aproveitada por muitas pessoas. No entanto, não é preciso ter pressa. Como são intensos, esses poemas podem nos atingir de uma forma que não estamos acostumados. Da mesma forma como pode ser bastante natural. Novamente, é subjetivo. E eu gosto disso.

Espero que mais pessoas deem chance para a poesia de Felipe Gomes. Eu tenho quase certeza que você também vai se encontrar em algum de seus textos. E mesmo que não, acho que ainda assim valerá a experiência. Seja pela intensidade de sua poesia, seja pela conexão com o leitor, é uma leitura gostosa que eu me imagino relendo no futuro, talvez com um chocolate quente junto, ou um café. O importante mesmo é aproveitar a experiência.

site: https://estacaoimaginaria.com/locomotiva-literaria/resenha-alma-na-casa-sozinha-felipe-gomes/

Rafael Mussolini 12/03/2021

Alma na casa sozinha
"Alma na casa sozinha" de Felipe Gomes (Editora Patuá, 2020) é um livro de poesias que trás para os leitores um painel de vidro em pedaços. Esse painel conta uma grande história e é como se nós estivéssemos ajoelhados, tentando juntar os pedaços como num quebra cabeças. Vamos montando e cada pedaço que vai se encaixando nos mostra um fragmento de um acontecimento, de um pensamento, de uma confissão que joga nossas próprias vivências sob as imagens que Felipe nos sugere. E a gente se reconhece. "Alma na casa sozinha" trabalha com o simples e com o complexo com a mesma dedicação e se em um dos poemas o autor nos diz "deus, como não ser intenso/numa cidade dessas" eu usaria o mesmo fragmento para avaliar esse livro: "deus, como não ser intenso/com um livro desses."

A poesia de Felipe Gomes nos leva a refletir sobre qual seria a imagem desse grande painel de vidro, sobre qual é o espelho do poeta. O autor olha pra si por esse espelho, mas é nos estilhaços de onde ele mais consegue extrair as temáticas que aparecem na obra. Essa característica é algo empolgante no livro, pois desafia a ideia de busca por uma totalidade para olhar cada caco, cada estilhaço, cada fragmento. E não seria cada caco, cada estilhaço e cada fragmento parte de um todo?

O fato é que não importa a imagem que esse vitral sustentava antes de se quebrar pelas mãos do poeta. O que importa é o processo de coleta de cada estilhaço através das palavras de Felipe Gomes. "Alma na casa sozinha" explora o meio urbano, as memórias, a sexualidade, os encontros, a observação das pessoas, o cotidiano das esquinas, os perfumes, os desejos com uma escrita fluida e envolvente. Os poemas envolvendo as percepções do corpo chamaram minha atenção e revelam algumas intimidades que são muito próximas a nós e que também ajuda a ilustrar o corpo como espelho, o corpo como casa.

A representação do espelho em "Alma na casa sozinha" é algo que casa perfeitamente com a aleatoriedade muito bem pensada que existe até na ordem em que os textos aparecem. Os poemas refletem entre si e curiosamente tiram ordem de onde parece não existir. Todas as temáticas parecem ser confrontadas diante de um grande espelho que mostra o tempo todo que tudo está interligado e que somos formados por um jogo de representações e de identidades que se entrelaçam, se chocam e muitas vezes se quebram para formar uma nova narrativa.

site: https://rafamussolini.blogspot.com/2021/03/alma-na-casa-sozinha-de-felipe-gomes.html

@biaentreleituras 24/02/2021

Alma na Casa Sozinha é um livro de poesias que eu recomendo não só para quem gosta do gênero como também para quem quer começar a se aventurar pelo mundo da poesia. Vale a pena dar uma chance à leitura. O trabalho da editora está impecável, a capa maravilhosa reflete muito bem o que encontramos no livro, as páginas são amareladas e isso deixa a leitura ainda mais confortável.

*Resenha completa no blog

site: http://vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br/

Carol 19/02/2021

"questão

- onde está o amor?
- só ali dão."

Pode parecer inusitado que o livro seja contraditório e faça todo o sentido ao mesmo tempo, mas é exatamente isso o que acontece em Alma na Casa Sozinha, de Felipe Gomes. Os poemas possuem leveza tratando de assuntos profundos, procurando a introspecção em meio à vida urbana agitada.

E com a vida urbana por cenário, o autor entrega textos bastante contemporâneos, versando sobre possíveis relacionamentos, a solidão, o esbarrar no outro na rua, a observação das pessoas que passam. Seria impossível não se colocar no lugar do eu-lírico em diversas passagens, pelo simples fato de que já fomos nós ali, talvez até com pensamentos que coincidissem com o poema em questão.

A musicalidade dos versos é inegável! Com uma fluidez perfeita, o autor consegue que nossos olhos passeiem pelas palavras, seus jogos e suas rimas de maneira agradável e que parece incrivelmente natural.

Alma na Casa Sozinha é aquele livro delicioso para se ler durante as tardes, arrancando alguns sorrisos e outros suspiros. Um primor!

"avenida brasil

de noite
do ponto de ônibus
deserto e sinistro
do número 3.666
detrás das árvores
do portão esquerdo
vi uma alma apontada para mim"

Resenha completa no blog.

site: https://papoliterario.com.br/2021/02/19/resenha-alma-na-casa-sozinha/
Felipe 20/02/2021minha estante