Frida Kahlo e as cores da vida

Frida Kahlo e as cores da vida Tania Schlie

Resenhas - Frida Kahlo e as cores da vida

Letícia Motta 08/04/2024

HISTÓRIA INTERESSANTE
Apesar do livro ter me dado uma baita ressaca literária eu senti que foi escrito com muito carinho, a autora é uma super fã da Frida o que fez com que a história fosse mais bonita!

Dimitrya 02/04/2024

Depois de um hiato considerável nas minhas leituras esse foi o livro que me fez voltar a ter vontade de ler novamente e dar sequência no meu plano de retomada. Por esse motivo dei a nota máxima.

Rosa 14/03/2024

O livro é baseado na vida da autora, não é uma biografia!
A personagem principal e todas as mulheres ao seu redor são descritas de maneira poderosa, cada uma de seu jeito vivendo da maneira que pode.
O romance tóxico de Diego e Frida é real, e entende-se o por que de uma mulher tão forte, aceitar viver sob essas condições.

Foi uma leitura muita boa para mim !
Indico.

Joana318 12/03/2024

Frida Kahlo
Já tinha ouvido falar tantas vezes dela mas nunca tinha feito uma pesquisa. Este livro fez-me perceber o quão bonita ela foi. Claro que também tinha os seus defeitos mas ver que somos tão parecidas foi bom.
Um facto que me assustou um bocadinho foi ela ter morrido dia 13 de julho de 1954 e eu ter nascido dia 13 de julho de 2009...
Identifiquei-me com bastantes das suas características e penso que também me mudou um bocadinho, pois acrescentou-me algo. Adorei a forma como a autora expressou o amor da pintora pela arte.
Não é uma leitura extremamente fácil como CoHo por exemplo mas gostei bastante. Recomendo para quem quiser saber a sua importância e a pessoa extraordinária que Frida Kahlo foi. ?
PS. Talvez gostava mais se falasse mais de feminilidade, mas mesmo assim gostei muito mesmo.

Faby 03/03/2024

Frida ?
Frida Kahlo e as cores da vida? um livro de ficção de inspiração biográfica, um romance firmado no real que nos transporta para um lado íntimo e excêntrico da história de Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderón, ou apenas, Frida Kahlo.

Tenho um fascínio desde sempre pela vida e pintura de Frida Kahlo, uma artista mexicana que impactou e criou uma cultura muito própria, ao mesmo tempo que resgatou a sua mais pura origem.

Frida foi um ser a frente de seu tempo, incompreendida em alguns momentos, dominada pelas paixões em outros, mas acima de tudo uma mulher muito forte e livre.

O livro traz muitas nuances do conturbado e avassalador relacionamento entre Frida Kahlo e Diego Rivera, pintor revolucionário que foi companheiro de Frida durante toda a vida.

Frida teve uma vida marcada por tragédias e superações, nasceu em 1907 e morreu jovem, com apenas 47 anos de idade, mas durante esse período viveu de forma intensa e muito genuína.

Recomendo muito para quem quer se aprofundar um pouco mais na vida da artista ?

Vanessa1913 27/02/2024

Pelos olhos da autora, Frida vê o mundo com positividade artística a maior parte do tempo. O que me causou uma sensação ruim ao ler foi o fato de que mesmo tendo sido traída, aos olhos de todos, permaneceu amando aquele homem. Dependência emocional latina típica.
"Você sabe que eu sempre caio de pé, feito um gato. Mas preciso entender o que aconteceu ao meu redor..."

@mulheres.e.literatura 14/02/2024

A vida de F. Kahlo contada como ficção
Você conhece a história de vida da Frida Kahlo?
Esse ano passei alguns bons meses lendo a biografia da artista mexicana, e posteriormente, emendei nesse livro ficcional, baseado em sua vida. Os fatos abordados são bastante verossímeis, porém trazendo a perspectiva na primeira pessoa, como se fosse a própria Frida que compartilhava conosco suas dores e desejos.
Tanto na biografia quanto no romance, para mim o maior desafio foi testemunhar o relacionamento de Frida com Diego Rivera. Foi praticamente impossível não julgá-la por permanecer nessa relação, na qual estava em profundo sofrimento constantemente, pois Diego era infiel, ciumento (aceitava que na relação aberta deles ela estivesse com outras mulheres, mas com homens não), inclusive tendo tido um caso com a irmã de Frida, Cristina (o que deu origem a famosa pintura “Umas facadinhas de nada”).
Vale também lembrar que Frida era 21 anos mais nova que o pintor, tendo casado com ele aos 22 anos.
Vejam, não questiono o amor que Diego sentia por Frida, e nem toda a trajetória de companheirismo que o casal teve pelo resto da vida da pintora. Também aceito que cada uma de nós faz suas próprias escolhas. Porém também não deixo de analisar socialmente esses fatos, partindo do contexto histórico e cultural da época.
Também acho confuso o fato de que Frida virou um ícone do feminismo, inclusive com um viés muito capitalista, com sua imagem estampando os mais diversos produtos. Frida era comunista ferrenha, e seu engajamento político era muito mais relacionado a isso do que em movimentos feministas…
Depois de ficar meses mergulhada na vida de Frida, o que me marcou foi a quantidade de sofrimento físico e mental que ela viveu, principalmente após o seu acidente ainda na adolescência. E quanto talento, quanta paixão! Quanta vontade de viver! A forma como a pintora colocou em suas obras toda a dor que não conseguia expressar cenouras maneiras…

site: https://www.instagram.com/mulheres.e.literatura/

idkabriela 08/02/2024

"eu sou a revolução" - frida kahlo
Não vai ser bem uma resenha porque não quero levar pro lado crítico da coisa, mas sim dizer que: frida kahlo é uma caixa de grandes surpresas.

me intriguei muito nessa relação dela e do diego. em muitos momentos me vi irritada nesse amor cego que ela tinha por ele, sendo deus no céu e diego na terra. mas, ao mesmo tempo, atravessei outros lugares de pensamento: isso de nada anula a grande artista que ela sempre foi. de uma sensibilidade absurda nas obras que, como ela em pessoa e mulher, sempre fugiu do convencional. que excentricidade foi o que me deixou mais fascinada, e acredito que seja isso pra todo mundo.

frida, para além das cores de sua vida, merecia mais reconhecimento pelo Ser completo que foi. digna de grande admiração.

o livro em si, pra mim, foi uma escrita bem simples. não se foi o objetivo ou não, mas a forma "fácil" que foi escrita deixa a gente um pouquinho mais perto de frida.

mareisss 05/02/2024

Ja li fanfics melhores
Mesmo sabendo que não se trata de uma obra biográfica, os diálogos e partes ficcionais são muito artificiais. um livro que alterna entre um suposto relacionamento tenebroso e frases ?feministas? sem profundidade alguma. chato, lentro e raso. em algum ponto do livro ele se torna extremamente repetitivo, fazendo com que eu sentisse que tava lendo as mesmas partes outra vez. no fim acaba sendo uma grande contradição de tudo o que frida se mostrou em vida.

marina516 24/01/2024

Passei a admirar mais ainda a vida de frida. por mais que não seja uma obra biográfica, ainda fala muito sobre suas experiências e sua vida em geral. sua relação com diego, suas brigas, paixões, tudo que fazia frida kahlo ser frida kahlo. é uma leitura mais lenta porém vale demais conhecer!

Nay 13/01/2024

?O que a vida lhe deu de presente hoje??
Caroline Bernard conseguiu trazer nessa obra de ficção um olhar delicado sobre a artista Frida Kahlo. Nessa leitura leve, conseguimos ter a oportunidade de enxergar a artista com esse olhar mas também criarmos o nosso, e inclusive, entender a grandiosidade de suas obras além do que se ver na pintura propriamente dita.

Maria.OthAvia 11/01/2024

Incrível!!
Me apaixonei por cada palavra, me emocionei com cada sofrimento e me irritei todas as vezes que frida foi feita de boba. história incrível e escrita fluida. parabéns à autora!!

Carol 24/12/2023

Não sei se o problema foi a tradução, a revisão ou a própria escrita da autora, mas achei o livro bastante fraco e ineficaz no quesito retratar uma personagem considerada tão forte e marcante quanto Frida Kahlo.