A África que você fala

A África que você fala Claudio Fragata

Resenhas - A África que você fala

Ivanice Ribeiro 31/05/2024

O livro escrito para o público infantil encanta a todos com a leveza com que aborda o tema. Uma leitura divertida que retrata palavras de origem africana que foram incorporadas à nossa Língua Portuguesa e nossa cultura, comportamentos e vivências.

Mostra a riqueza contida nesses termos tão comuns ao nosso dia a dia, ao tempo em que destaca a importância de suas origens linguísticas e culturais africanas, contando um pouco sobre a história e como essas palavras chegaram até nós.

Uma fonte de conhecimento para trabalhar especialmente junto às crianças a valorização e o respeito linguístico, não só sobre os termos afro-brasileiros mas em relação à todas as variações da nossa Língua (sotaques, regionalismos...).
As ilustrações do livro chamam muito a atenção, são lindas e complementam de um jeito maravilhoso as informações escritas.

Uma leitura necessária, interessante e dinâmica que cativa o leitor desde a primeira frase, atiçando a curiosidade. Recomendo a todos se deliciarem na leiitura dessas palavras africanas e seus significados que são parte da nossa identidade e herança cultural.

Mare25 22/05/2024

Africanos, influências linguísticas na língua portuguesa
Mediante curtos textos poéticos, rítmicos e sonoros, o autor explicita ao leitor juvenil vocábulos que frequentemente empregamos no dia a dia e supostamente sequer conhecemos suas ascendências, de variadas línguas: quimbundo, quincongo, iorubá, jeje, banto.

Com singeleza e espiritualidade as palavras são pronunciadas, essas são contribuições dos africanos na formação da língua portuguesa brasileira.

É benfazejo aos olhos folhear as páginas desse livro, o aspecto gráfico e colorido de Maurício Negro não deixa a desejar, vale a pena conferir já que muito da África há na nossa cultura e no nosso cotidiano.

Obra de referência a quem é curioso e àqueles que se dedicam a estudos afro-brasileiros, como Eu.

Carlos531 18/04/2024

Esse livro é feito poesias que retrata as palavras e costumes que temos que tiveram origem na cultura africana

CRIS LI 07/02/2022

As ilustrações são lindas e o livro é muito bonito. Vem nos mostrar algumas palavras que vieram de línguas de vários países da África e estão no dia a dia de qualquer brasileiro.

Aline Naiara Melo 13/10/2021

África
Lindo como o escritor fez como nos identificamos com a África, como pegamos suas palavras, cada palavra vem evidenciada. As crianças vão amar.