Os Grandes Antigos

Os Grandes Antigos H. P. Lovecraft

Resenhas - Os Grandes Antigos

Marlos 28/07/2021

O livro é uma coletânea de vários contos sobre alguns dos Grandes Antigos, entidades divinas que vieram do profundo cosmo, mas que por alguma razão estão aprisionadas na terra desde tempos imemoriais.

O sentimento que a leitura nos trás é o medo do incompreensível, de entidades que despertam um terror primordial e instintivo em humanos, onde o mero vislumbre de sua imagem ou o mero ouvir de seu sussurro leva, no melhor dos cenários, á perda da sanidade.

É um medo despertado pela confusão entre o real e o onírico, em não saber se o horror foi um sonho ou uma experiência real.

É interessante a forma do autor abordar a insignificância da raça humana perante o universo, limitados a um curto período de tempo, a nossa dimensão da realidade, bem como, pelo fato de que Os Grandes Antigos, são deuses em relação a humanos, mas normais em relação á seus pares.

Me surpreendi pois não havia lido histórias com esse estilo, mas confesso que ter uma noção do universo criado por H.P. Lovecraft ajudou a me ambientar durante a leitura.

Deia Santos 17/11/2023

Talvez as expectativas estivessem altas demais...
Essa foi a leitura mais demorada desse ano, embora o livro nem chegasse a 200 páginas. Por uma série de fatores, levei 13 dias pra finalizar esse livro, mas a principal de todas é que as narrativas sobre os deuses antigos são cansativas, com exceção da instigante Maldição de Yig que me fez ter a sensação que até que valeu a pena ler.

Roger.Augusto 05/08/2021

E um conjunto de algumas historias do autor gostei tanto que vou ler outros contos certeza que vai te prender!

Lucas.Rocha 06/01/2023

Mais do Mesmo
Este volume traz contos bons e razoáveis de Lovecraft, porém se repete algumas histórias presentes aqui, em outros volumes da editora. A proposta que o box aparenta trazer não foi agradável, visto que não se trata de um panteão de mitos, como se intitula o mesmo.

Porém o trabalho da editora é bom, tem uma boa tradução, não censura o autor e trás um trabalho gráfico de qualidade, o que valoriza a edição.

As histórias em si são variadas, oscilando entre os grandes contos e contos mais fracos do escritor. Nesse livro está presente o que para muitos é o sua obra prima, O chamado de cthulhu, conto que sem dúvidas é um dos grandes trabalhos do autor.

Há outros contos de relevância, como dagon, conto este que fecha o livro. Portanto é apenas mas um compilado variado de histórias, boas e ruins, o que não muda em nada a experiência de leitura, principalmente para os que apreciam o trabalho do mestre do horror cósmico.

Agatha 12/05/2021

Muito, muito bom! Gostei muito da compilação de contos que foram reunidos para esse livro do Lovecraft. Sempre que leio um conto dele, me surpreendo com a genialidade nas descrições do horror cósmico de forma tão singular. Já tinha lido O Chamado de Cthulhu e Dagon, mas mesmo assim não apagou a experiência que o conjunto de contos proporcionou.

É notável, como muitos sabem, que os contos dele sempre deixam transparecer o seu preconceito e esse livro em específico me deixou incomodada com tamanha evidência de xenofobia e racismo que ele nem disfarçava em inserir nas suas histórias.

Excetuando-se esses detalhes problemáticos, foi uma ótima leitura sobre a mitologia dOs Grandes Antigos criada por Lovecraft.

Elisa Côrte Real 12/07/2021

Boa edição
A coletânea dos contos foi muito bem distribuída. Para os fãs de Lovecraft deve ser um prato cheio. Descobri nesta leitura que não sou fã do terror cósmico, não me prendeu. Achei as histórias pouco contextualizadas, e por várias vezes não entendi nada do que li. O problema pode ser eu.

Saeto 14/02/2022

Amedrontador
Neste compilado, está o mais famoso conto do H.P.Lovecraft, o chamado de Chtulhu, uma obra prima do terror. Com aquele destaque para as figuras horripilantes ao qual o autor conseguiu criar ao longo do tempo.

S.

Lord well 30/04/2022

Não sei explicar lovecraft
Eu gosto bastante de lovecraft ele consegue envolver você em uma sensação de terror deixa um clima perfeito. Mais muitas vezes ele deixa alguns personagens em uma situação e do nada faz o personagem estar em um outro lugar sem dar muita explicação do que aconteceu. Não curto muito isso.

Luana 28/03/2023

Confesso que demorou pra engrenar a leitura, mas no geral gostei porque trás noções mais básicas da mitologia do terror cósmico do Lovecraft, as criaturas, planetas, povos. Meus contos preferidos foram o de Yig e Rhan-Tegoth e o que mais me chamou atenção foi o número de vezes que a palavra "ciclópico" aparece no livro kkkkkkkk

cosmic hobo 05/01/2021

Os Grandes Antigos
Amei a leitura desse livro incluído no box, a explicação de toda a mitologia dos Grandes Antigos foi bastente satisfatória, e todas as histórias faziam cada vez mais sentido após a leitura da introdução do Grande Antigo antes de cada conto.
De longe os melhores contos do box foram O Horror no Museu e A Maldição de Yig.
Infelizmente, como muitos leitores sabem, H.P. Lovecraft continha várias idéias xenófobas e racistas, e muitas destas ideias foram incluídas em seus contos, como é o exemplo de O Chamado de Cthulhu e Através dos Éons que foram incluídos no livro, o que deixou a minha experiência com os textos um tanto quanto desconfortável, e não no sentido de horror.
Porém em geral, achei o livro muito bom, e com certeza recomendaria.

Naclara 10/04/2021

Os grandes antigos
Não sei muito bem o que falar. Gostei bastante da leitura, acho que meu conto preferido foi a maldição de Sarnath. A leitura é meio lenta, assim como os textos, o que não é muito o meu estilo. Pra mim não foi aquela leitura que me prendeu, mas tiveram partes mais emocionantes que não queria parar.
Pra quem curte, é uma leitura super boa! Inclusive, gostei bastante, só não é muito meu estilo.

"No que tange a esses vastos poderes ou seres é possível conceber uma sobrevivência... uma sobrevivência de um período infinitamente remoto, em que...a consciência talvez se manifestasse através de linhas e formas desaparecidas há muito tempo ante a maré crescente da humanidade... formas das quais apenas a poesia e a lenda guardaram lembranças fugazes, chamando-as de deuses, monstros, criaturas míticas de todos os tipos e espécies..."

gabzsch 15/08/2023

Pra mim já deu.
Eu verdadeiramente não gosto de Lovecraft. A escrita dele é extremamente tediosa e nada instigante. Eu gosto bastante das criaturas que cria, mas a execução dos seus monstros é péssima.
Em momento algum consigo realmente me sentir conectado com aquilo que tô lendo. Nunca sinto que é algo que valha minha curiosidade.
O Chamado de Cthulhu é realmente o ponto alto desse livro, mas apenas o seu final é interessante. De tudo que falavam, achei que seria algo muito maior do que realmente foi.
Para mim, o melhor conto de Lovecraft segue sendo O Horror de Dunwich.
Acredito que essa será a última experiência que terei com o autor. Não sinto vontade mais de ler seus contos. Não tenho interesse.

Valentin 20/05/2022

Grandes Contos
Esta edição reune uns dos melhores contos de Lovecraft, com o famoso Cthulhu e Dagon. Todos os contos são muito bons, com destaque aos dois citados anteriormente e ?Através dos Éons?.

JL Marcal 14/08/2021

O Pai do Horror Cósmico ataca novamente
Não sei qual o melhor dos contos desse livro. Sinceramente, toda a mitologia criada por Lovecraft é fantástica. Recomendo demais!!