Os Grandes Antigos

Os Grandes Antigos H. P. Lovecraft

Resenhas - Os Grandes Antigos

Uelbel 23/02/2024

Muito incrível a maneira que Lovecraft teve de exemplificar e criar contos tão mirabolantes que viajam o fascínio da mente humana.

É tão diabólico e maquiavélico pensar que existem seres ciclopicamente inimagináveis vivendo ou adormecidos em algum lugar por aí, que terminamos o livro acreditando que realmente seja possível.

As descrições e histórias criadas são muito bem feitas, não é a toa que até hoje Lovecraft é utilizado como referência na cultura pop.

emawnuelle 18/12/2023

A maioral!
Não tenho muito a dizer sobre esse livro em específico apesar de gostar muito do box como um todo (e sou suspeita pra falar por ser extremamente apegada ao universo do Lovecraft), mas posso dizer que A Maldição de Sarnath é um conto escrito de forma muito bonita, sendo um dos meus favoritos. Através os Éons também é importante, mas pelo significado de "por éons" para mim e meu amor, e não pelo conto em si. As ilustrações são muito bonitas e tornam a leitura rápida e muito boa!

Vitoria2023 06/12/2023

Leitura de "Os Grandes Antigos":
Simplesmente uma das melhores, senão a melhor, coletânea de contos de H. P. Lovecraft! Todos os contos presentes são maravilhosos.
Meu conto favorito foi "o horror no museu", que até então eu nunca havia lido e amei, um conto realmente surpreendente que manteve o mistério até às últimas cenas e me deixou presa nele até terminar a leitura.

Deia Santos 17/11/2023

Talvez as expectativas estivessem altas demais...
Essa foi a leitura mais demorada desse ano, embora o livro nem chegasse a 200 páginas. Por uma série de fatores, levei 13 dias pra finalizar esse livro, mas a principal de todas é que as narrativas sobre os deuses antigos são cansativas, com exceção da instigante Maldição de Yig que me fez ter a sensação que até que valeu a pena ler.

Julia1442 29/10/2023

Os grandes antigos
Eu acho muito interessante o jeito que o livro foi escrito e a estrutura, com uma introdução pequena e uma ilustração. Apesar de não ser meu tipo favorito de livro e ser um pouquinho confuso, eu gostei do livro e recomendaria.

gabzsch 15/08/2023

Pra mim já deu.
Eu verdadeiramente não gosto de Lovecraft. A escrita dele é extremamente tediosa e nada instigante. Eu gosto bastante das criaturas que cria, mas a execução dos seus monstros é péssima.
Em momento algum consigo realmente me sentir conectado com aquilo que tô lendo. Nunca sinto que é algo que valha minha curiosidade.
O Chamado de Cthulhu é realmente o ponto alto desse livro, mas apenas o seu final é interessante. De tudo que falavam, achei que seria algo muito maior do que realmente foi.
Para mim, o melhor conto de Lovecraft segue sendo O Horror de Dunwich.
Acredito que essa será a última experiência que terei com o autor. Não sinto vontade mais de ler seus contos. Não tenho interesse.

Taylor 25/05/2023

Bons contos
Eu gostei dessa estrutura do livro: uma breve introdução sobre um dos deuses anciãos e, em seguida, um conto que o envolve.

Em alguns momentos, a escrita é um tanto enrolada, mas nada muito chato. O conteúdo dos contos, de qualquer forma, é bem interessante e te instiga à leitura.

joaoderstand 09/05/2023

Inconsistente nas inconstâncias
Série de contos numa coletânea de várias deidades lovecrafteanas apresentadas em forma de contos, uns mais curtos outros mais longos.
Todos eles são escritos em forma de testemunhos e histórias de terceiros que se por um lado aumenta eficazmente a atmosfera de terror e sustenta o suspense, por outro acaba se tornando um tanto enfadonho. A construção dos cenários e ambientações quase sempre são melhores que os ápices.
Ademais, algumas histórias são muito boas mesmo, de um grau de cinematografia altíssimo até, ouso dizer, mas outras são simplesmente chatas demais e o livro vai seguindo nesse ritmo inconstante de prender e afastar.

Ana 14/04/2023

Contos bons e outros nem tanto
Gostei muito do livro, os contos são muito interessantes, dentre eles um que provavelmente nunca vou esquecer.
O problema pra mim foi que em alguns momentos as histórias ficavam extremamente descritivas em pontos que não deveriam ser tão importantes, isso fez com que eu ficasse um pouco desanimada em alguns momentos.

Luana 28/03/2023

Confesso que demorou pra engrenar a leitura, mas no geral gostei porque trás noções mais básicas da mitologia do terror cósmico do Lovecraft, as criaturas, planetas, povos. Meus contos preferidos foram o de Yig e Rhan-Tegoth e o que mais me chamou atenção foi o número de vezes que a palavra "ciclópico" aparece no livro kkkkkkkk

Paulo474 15/03/2023

Cthulhu e os grandes antigos
Depois de ler sobre os deuses exteriores, os Serviçais, chegou a hora de falar dos grandes antigos, os mais famosos mitos de Lovecraft, dentre eles o do poderoso Cthulhu.
Lovecraft é mais do que apenas Cthulhu, mas esse é sem dúvida, o melhor conto de Lovecraft.

Lucas.Rocha 06/01/2023

Mais do Mesmo
Este volume traz contos bons e razoáveis de Lovecraft, porém se repete algumas histórias presentes aqui, em outros volumes da editora. A proposta que o box aparenta trazer não foi agradável, visto que não se trata de um panteão de mitos, como se intitula o mesmo.

Porém o trabalho da editora é bom, tem uma boa tradução, não censura o autor e trás um trabalho gráfico de qualidade, o que valoriza a edição.

As histórias em si são variadas, oscilando entre os grandes contos e contos mais fracos do escritor. Nesse livro está presente o que para muitos é o sua obra prima, O chamado de cthulhu, conto que sem dúvidas é um dos grandes trabalhos do autor.

Há outros contos de relevância, como dagon, conto este que fecha o livro. Portanto é apenas mas um compilado variado de histórias, boas e ruins, o que não muda em nada a experiência de leitura, principalmente para os que apreciam o trabalho do mestre do horror cósmico.

Ana Clara 27/11/2022

Com esse livro eu cheguei a conclusão que acho a escrita do Lovecraft meio chata, ele enrola demais em algumas partes e não desenvolve direito outras.
Eu também sinto que as histórias de deuses cósmicos têm uma fórmula muito bem planejada e não sai disso, é sempre um deus muito antigo que chegou à Terra e ou destruiu o lugar onde caiu o fez os humanos cultua-lo até a loucura de todos.