Frankenstein

Resenhas - Frankenstein

Becca Bastos 16/01/2022

Surpreendente
Clássico maravilhoso!

Se quer ler Frankenstein, esqueça qualquer coisa que já viu ou ouviu, pois, não chega nem perto de terror e sim esta mais pra um romance, com um personagem que só quer ser doce.

O início pode ser um pouco arrastado, porém, depois vale cada segundo de leitura. É interessante ver como um ser que só quer amar e ser amado pode se tornar um assassino por não ser correspondido por conta de sua aparência.

Livro açucarado 16/12/2021

Leitura concluída ??
Frankenstein - Mary Shelley 4/5?

"...os corações humanos, quando não prejudicados por nenhum interesse evidente, são cheios de caridade e amor fraternal."

????Victor Frankenstein, é encontrado a deriva no oceano por Robert Walton e sua tripulação quando estão navegando para o norte, imediatamente a tripulação resgata ele e começam a lhe fazer perguntas, pk estava sozinho e com um trenó somente com um cachorro em cima de uma placa de gelo no meio do oceano?

????Victor, assim que entrou no navio desmaiou doente, e enquanto se recuperava, Robert que ansiava por um amigo, logo se vou a seu lado escutando a sua gostaria de vida,

????Victor, quando ainda jovem, gostava muito de ler, principalmente livros de ciência e filosofia, mas sua paixão mesmo eram as coisas vivas,

????Quanso na idade fui estudar em outra cidade começou a desenvolver um projeto que se dedicou durante 2 anos de sua vida para concluí-lo e quando concluiu viu que aquilo era bizarro e que nao suportava olhá-lo,

????A criatura então, logo se viu viva e fugiu, Victor acreditando que estava ruso bem retornou a sua vida normal, quando após 2 anos chega uma notícia horrível, seu irmão mais novo estava morto,

????Esse livro é um clássico, e como todos os clássicos demora a engatar a leitura, tem muita descrição e enrolação, mais é um livro maravilhoso,

????Eu ao mesmo tempo que tinha dó ficava com raiva da Criatuta contando seu relato de como chegou aonde chegou sem ajuda de ninguém.

"...quando a falsidade fica tão parecida quanto a verdade, quem pode estar seguro de alguma felicidade?"

Mih Nathalia 03/12/2021

Old but gold
Excelente livro! É totalmente compreensível a forma com que foi imortalizado no imaginário geral e na literatura enquanto uma das histórias mais famosas. A dinâmica de degradação humana retratada pelo depoimento do monstro para com seu criador é tocante e despertou a minha mais sincera compaixão por sua história, nisso é demonstrado que por mais puro que ele fosse em sua origem, a influência da crueldade dos demais com ele devido sua aparência foi o causador de seu despertar para o mal, o corrompimento do homem é retratado belamente. Uma leitura marcante e que recomendo para todos, com ótimas descrições de cenário mas sem ser cansativo. Você se sente preso e impelido a ler cada vez mais em agonia pelo desfecho final.

Ray 03/12/2021

Recomendo
Pra ser sincera o livro dica bom mesmo depois do capítulo 8, antes disso é uma leitura mais arrastada. Mas é uma ótima leitura, nós trás várias reflexões sobre vida, ética, motivações, valores etc.

Quem é o monstro?

Victor 24/11/2021

O Prometheus moderno
Que livro sensacional, dificil eu mero mortal falar sobre a grande obra de Mary Shelley, obra secular que com o tempo envelheceu mal em alguns pontos e em outros melhorou como vinho com o tempo. Vou passar batido sobre o principio da historia que todos já devem saber de forma decorada e, sim focar, no que há por trás desse livro. Frankenstein discute acima de tudo a existência de um criador e um ser criado, cujo o segundo é abandonado pelo seu "Deus" e é forçado a lidar com um mundo desconhecido, dado até por isso o segundo nome da obra, e nome da minha resenha, O Prometheus moderno, alusão a história grega. O confronto entre criador e criatura se dá principalmente ao abandono e solidão do ser, citado com uma aparência horrenda, além de seus incríveis 2,5 metros de altura e corpo largo, e seu confronto ao ser renegado por toda humanidade, em busca então de uma parceira para dividir sua vida miserável. A criatura é dotada de virtudes e alta inteligência, porém conforme o enredo avança, ela se corrompe ao pecado e a vingança, levando a ser a cruz de seu criador Victor Frankenstein, esse que por outro lado é visto como um homem virtuoso e inteligente, por sua audácia de querer imitar Deus, acaba por criar sua própria ruína. Além da discussão sobre a criação, Frankenstein também aborda em suas entre linhas temas como o abandono de pessoas que não se encaixam na sociedade, como muitas vezes somos vitimas das circunstâncias e os limites da ciência. Uma obra incrível e atemporal, recomendo muito a leitura

Camila_Oliveira 15/11/2021

O livro me surpreendeu, pois esperava encontrar algo mais ligado a visão atual da criatura que os filmes de horror da cultura pop mostram, um monstro assustador etc, me enganei pois no livro ele é tão mais reflexivo, emotivo e sofre com suas escolhas. O Victor e a sua criação travam uma batalha que não poderia ter um final diferente do relatado.

CrAsley0 04/11/2021

Melancólico!
Na verdade o livro Frankenstein foi uma releitura, mas quando li a primeira vez imaginava que seria um livro bem diferente, assim como aconteceu em Drácula!

Imaginei que Frankenstein fosse um livro leve, e que o terror, estava na figura da criatura, esse livro no entanto, se mostrou profundo e aterrorizante, não aquele aterrorizante que dá medo, mas que causa incômodo. Sofremos pelo Frankenstein, sofremos pela criatura, é um livro pesado, com uma carga emocional muito forte.
Bea 04/11/2021minha estante
Tb me apaixonei por esse livro, essencial para o leitor buscar olhar dentro de si é ao redor

Meiri.Rodrigues 03/11/2021

Interessante
Uma história que nos faz olhar para nós mesmos, para nossas atitudes e ações, pois não estamos sozinhos nesse mundo e nossas escolhas sempre afetam alguém.

Daniel583 11/09/2021

Excelente
Obra linda, muito bem escrita e dramática. Um clássico dos romances góticos. Uma pena a imagem caricata do monstro verde tar tão enraizada na cultura popular. A criatura de acordo com o livro é bem diferente, muito mais assustadora.

Vanessa Varisa da Rocha 28/08/2021

Esperava mais
Gostei muito da história e dos personagens, o que me incomodou foi um pouco como terminou, fiquei um pouco decepcionada.
Personagens secundários que do nada se tornavam de extrema importância.

Giulia Miranda @giuumirandaa 21/08/2021

Frankstein
Gostei muito , me prendeu a atenção. Muitas vezes fiquei indignada com a covardia do personagem principal, mas acho que sem essa covardia nada teria acontecido ou não teríamos sobre o que ler.

@nathaliaqt.livros 14/07/2021

Clássico é clássico né?
Fiquei extremamente surpresa com esse livro, nunca tive contato direto com a obra, só ouvi falar e tinha uma memória lá no fundo da mente (quase nada) do filme.
Fiquei chocada, teve muita coisa que eu não sabia e não imaginava sobre o livro. Apesar de não ser muito fã de livros onde é desgraça atrás de desgraça, nesse a maneira que o protagonista se ferra é diferente.. kkkk
Gostei muito, foi uma ótima experiência