Frankenstein

Frankenstein Mary Shelley

Resenhas - Frankenstein

Caroline1385 18/02/2024

Bem melancólico, a história só começa a ficar boa a partir do 9 capítulo, até lá é bem arrastado, porém não deixa de ser uma história cativante, para pensar, realmente refletir sobre existência, e seu dever para com a humanidade, sendo de todo bom ou mau.

Merci0 26/01/2024

Um clássico
Pensamos que conhecíamos os clássicos da literatura até realmente ler um na íntegra.
O que o Victor mostra e que muitas vezes não temos noção do poder das nossas ambições, e que as vezes podemos ir longe de mais para ter nosso tão sonhado prestígio, e assim perdemos muito mais do que nós mesmo, perdemos quem amamos ao nosso redor.

Uma história um pouco difícil, pela linguagem e a abordagem, mas bem completa e interessante.

Junior 20/12/2023

Frankenstein (na verdade, o seu monstro)
Parto essa escrita com uma primeira dedicação a citar que a versão que tenho é a da livraria família cristã, o que, de certo modo, trata-se de uma ironia da vida, visto que, sou ateu. Porém, adquiri essa versão pois estava por 09 reais em uma livraria digital, já havia pensado em ler Frankenstein de Mary Shelley por dizer respeito a um clássico da literatura e da ficção gótica. Devo admitir que a primeira tentativa de leitura foi frustrada, em decorrência da combinação de o momento da vida em que estava passando naquele momento e da narração mais rebuscada e melancólica. Cerca de um ano depois, após uma nova tentativa de leitura, incentivado pelas metas propostas pelos desafios do aplicativo Skoob, acabei tentando de novo e aconteceu que a leitura fluiu. Em alguns momentos um pouco difícil, exigindo um determinado grau de concentração e de atenção, mas fluiu. No fim, foi uma boa leitura, com traços narrativos muito melancólicos. Você sente pena da criatura ao mesmo tempo em que a teme. A situação em que o doutor Frankenstein se colocou, através do seu aguçado tino científico, bem como, da sua devoção a ciência. É uma leitura que eu recomendo, aliás, não tem como fugir disso, visto que, é um clássico e não é por acaso. Talvez, em alguns casos, possa ser que a linguagem do livro dificulte para alguns públicos, mas basta vencer essa barreira.

Tiago 18/12/2023

Absolutamente magnífico.
Esse livro é obscuro, amargo e carregado de tristeza, tudo isso ligado a outra metade da vida, bondade, amor e humanismo.
Essa história vai mexer com sua cabeça com a quantidade de dilemas que você é exposto, entre o que é certo ou errado, bem ou mal quem está certo ou errado, livro é seco nessas questões, você percebe que é quase uma sátira a o humanismo, e o heroísmo dessa era vitoriana, o livro contém algumas pontas soltas e algumas coisas um pouco mal explicadas, mas de fato nada atrapalha na verdade não consigo definir se isso o ajuda a torná-lo mais obscuro. Leitura incrível e eu mais que recomendo.

PAULINHO VELOSO 05/02/2023minha estante
Gostei da resenha. Julgamos muito pela aparência e quem sofre a exclusão nem sempre tem forças emocionais para reagir com equilíbrio. Vou comprar!

Lena Patitucci 23/12/2022

Frankenstein
É um ljvro muito interessante, mas tem que ter muita vontade e disposição para enfrentar a leitura. É bastante arrastado e melancólico e, mesmo eu tendo adorado a história, demorei mais que i normal para conseguir terminar.

Isa :) 01/12/2022

O homem nasce bom, a sociedade que o corrompe.
O livro é bom, a trama é bem desenvolvida e é um clássico do romantismo, mas algo fez com que eu demorasse SÉCULOS pra terminar; não sei se foi o linguajar recbuscado com o qual n tô acostumada, ou a falta de um pouco de humor, ou simplesmente por não ser o tipo de livro que me chama atenção. Mas eu achei o livro super lento.

Tirando o ritmo arrastado, é um livro razoavelmente bom. Victor e o monstro tem uma relação linda de criador e criatura ?? (ironias a Parte), e são poucas as cenas não depressivas ou não violentas no livro, o que deixa com um toque melancólico ideal.

6/10, mas recomendo.

Carlos_HenriqueAC 18/10/2022

Tipo de história em que você torce pro "vilão" em grande parte. As vezes o "monstro" não é o verdadeiro monstro! Totalmente diferente das versões do cinema. Muito mais dramático e trágico em diversos aspectos. A profundida do personagem é grande e bem explorada.

Andrea.Garcia 11/09/2022

A criatura e seu criador...
Achei a tradução dessa edição bem fluida e a capa muito bonita, só faltou conter alguma introdução ou material crítico sobre a importância da obra.
Gostei de enfim ter conhecido a verdadeira história do famoso Frankenstein que por sinal é o nome do criador e não dá criatura.
A forma epistolar escolhida para contar a história ajuda a justificar algumas lacunas que encontramos ao decorrer da narrativa.

13marcioricardo 18/05/2022

Frankenstein e seu monstro.
Frankenstein é considerado o primeiro livro de ficão científica. É um romance gótico de Mary Shelley, filha de uma das primeiras e mais famosas feministas da história.

Sobre o livro, penso que a autora escreveu muito pra dizer pouco. Mas a mensagem, ou as mensagens, se bem analisadas ou pelo menos refletidas, são importantes. A escrita é leve e limpa, simples, mas não simplória. Achei prolixo. Esta edição é linda e barata..

Ale 29/04/2022

Levemente desapontado.
Pela fama de "Frankenstein" eu esperava mais. O livro está longe de ser ruim ou medíocre, mas ele tem uma narrativa muitas vezes um pouco cansativa e repetitiva, o excesso de melancolia presente no enredo me incomodou de certa forma. Senti falta de um clímax mais bem construído, senti falta do TERROR que o nome Frankenstein representa, esperava mais ação e uma trama com um final mais satisfatório. Em suma, gostei da leitura, foi fluída e bacana, mas esperava mais, muito mais

Thamyres L (Ruby) 14/03/2022

Quanta tristeza ?
O que dizer sobre essa obra, esperava uma estória totalmente diferente.
Me deparei com uma estória melancólica do começo ao fim, isso torna o livro ruim? Não!
É uma leitura que indico, mais garanto que nada que vc imagine pelo Frankenstein é o que realmente é.
O livro começa contando a história do cientista Victor Frankenstein que deu vida a criatura mais horrenda que ele posso ter visto, se dedicou muito no projeto para construir essa criatura que por final seria sua maior desgraça. Bom, isso é apenas o que posso contar, o resto para saber terá que ser lido

Brenda 23/01/2022

Mary Shelley, conte comigo pra tudo!
Uma coisa é certa: quem desenvolveu esta capa de certo nunca leu o livro e guardou na memória o Frankenstein que sempre nos vem à mente quando pensamos nessa figura: aquela criatura imensa, desproporcional, todo verde, com um parafuso na cabeça e que apenas balbucia sons ininteligível, a imagem cultivada e eternizada pela cultura pop.

Devo dizer que não somente a aparência da criatura não é essa que sempre imaginamos, como inclusive, a criatura, para a decepção de muitos, nem mesmo se chama Frankenstein.

Neste livro acompanhamos a história de Victor Frankenstein, médico cientista, que há anos se dedica unicamente a estudos que possam levá-lo a encontrar uma forma de reviver matérias mortas, ainda que de tão empenhado nessa missão, ele não tenha pensado nas consequências.

Quando o corpo da criatura (criado a partir de restos de diversos outros corpos) finalmente ganha vida, Victor não fica satisfeito com a sua criação, percebendo que não era exatamente aquilo que tinha em mente quando deu início a essa empreitada e completamente enojado e assustado com a aparência da criatura, Victor decide simplesmente descarta-lo na natureza, sem pensar na consequência desse abandono.

Ao longo do livro, assistimos a criatura ser rejeitada e maltratada diversas vezes. Muito embora seja gentil, empático e tenha desenvolvido sentimentos de compaixão e altruísmo, por conta de sua aparência repugnante, ele falha miseravelmente em toda e qualquer tentativa de aproximação e, desta forma, a criatura não vê outra opção a não ser se esconder do mundo e buscar incessavelmente vingança contra seu criador.

Este é, provavelmente, um dos primeiros livros que retrata de forma tão crua qual o lugar e papel que o oprimido ocupa na sociedade.

O livro, inclusive, tem dois títulos possíveis: ?Frankenstein? e ?O prometeu moderno?, fazendo referência a famosa lenda grega do titã Prometeu, que rouba o fogo dos deuses para dar aos humanos. É mais ou menos o que o nosso protagonista faz aqui: brinca de Deus ao dar vida a matérias já mortas, mas depois não assume responsabilidade nenhuma sobre sua criação.

Qual seria a consequência disso?
Quem é, de fato, o vilão: o criador ou a criatura?