A Menina dos Anos

A Menina dos Anos Haruki Murakami

Resenhas - A Menina dos Anos

anntoniords 07/05/2024

Primeiro contato com a obra de Haruki Murakami
Meu primeiro contato com a arte de Haruki Murakami foi quando assisti um vídeo que contava a história da sua rotina de escrita. Eu me encantei pela forma como ele a conduz, e por causa disso decidi começar a ler suas obras. Assim, agora que tenho oportunidade e tempo, decidi iniciar por A Menina dos Anos.

A história é sobre uma garçonete de um restaurante que está completando 20 anos de idade, que é colocada para exercer uma função, outrora feita apenas pelo gerente - que tem um mal súbito certo dia, algo anormal para este funcionário -, de entregar a janta ao dono do restaurante exatamente às 20 horas. Ele a convida para tomar uma taça de vinho e a partir disso eles têm uma breve conversa, onde ele diz que irá realizar um desejo da jovem.

Quando comecei a ler a história, não tinha procurado informações sobre ela. Esperava que viria uma surpresa arrebatadora quando menos esperasse, e conforme fui lendo, fui tecendo uma teoria na minha mente sobre qual seria o desfecho da narrativa. No entanto, não era o que imaginava. Na verdade, eu sequer sei sobre o que se trata a história agora que acabei de ler.

Não vou dizer que é confusa, apesar de ter me perdido em alguns momentos nos diálogos (sobre quem que estava falando), porque a escrita da narrativa é fluida e simples. O Haruki Murakami escreve muitíssimo bem. Ainda assim, não entendi qual era a ideia por trás. Eu não entendi a mensagem da história, se é que tinha uma.

Isso não é uma crítica negativa, afinal, pelo que pesquisei sobre o Haruki Murakami depois da leitura, isso é algo recorrente nas suas histórias. Esses finais sem explicação, que fica no imaginário do leitor sobre qual era a sua intenção, ou o que o autor queria dizer.

De qualquer forma, vale muito a pena ler essa história, por ser um texto curto e uma leitura muito rápida. Também porque a forma como ele escreve é encantador e simples, além de ter algo mágico nela que te prende, como se fosse um encanto. Bom, ao menos foi assim comigo, não sei como foi para as outras pessoas. Enfim, pra mim valeu. Foi ótimo para eu me adaptar ao estilo do autor, para as próximas leituras, sejam elas simples ou mais complexas.

sarambarbosa 08/03/2024

Para pensar muito
A leitura te prende. Foi tão profundo que nem sei se entendi direito, ainda tô confusa mas gostei.

"Por mais que as pessoas se esforcem, por mais que queiram, nunca alguém pode ser quem não é."

24/09/2023

Haruki murakami, meu mestre do realismo mágico
O realismo mágico de haruki murakami é sempre algo que me deixa com um sorrisinho no rosto (ou perturbada). no caso desse livro, fiquei com uma leve interrogação na cabeça, e me perguntei o que eu teria perdido durante a narrativa, que seria a resposta para ela, mas não obtive. é ótimo para passar o tempo, não é algo ultra mega elaborado porque é justamente o que se propõe. peguei uma versão traduzida no pt-pt e, por incrível que pareça, consegui ler sem me irritar porque achei uma narração fantástica! recomendo caso você curta murakami e esteja no tédio.

Brenda 19/01/2023

Não gostei foi uma leitura bem rápida, mas que não me cativou. Não leria de novo e não entendi o final.

poly 30/12/2022

Bom.
É uma leitura bem rápida e não tem nada demais na história. Como sempre o Haruki deixa um mistério ali pelo final para o leitor ficar pensativo. Valeu a pena, mas realmente não tem nada muito extraordinário.

Maria.Eduarda 12/12/2022

A Menina dos Anos
Para alguém que está prestes a fazer vinte anos, essa história foi muito significativa. Meu único problema com ela foi a tradução, que hora tinha partes escritas em português de portugal e ora tinha em espanhol. As figuras são, como em Sono, são lindas e me fazem querer comprar o livro só por causa delas. Enfim, esse autor está me surpreendendo, como eu nunca tinha ouvido falar dele antes???

Vinagrete 07/05/2022

A menina dos anos
Eu não entendi quase nd kkkk tipo??? Qual a mensagem disso ou o propósito mas a leitura é fluida então ok.

alexandra165 03/11/2021

murakami?
primeiro livrinho de murakami e não entendi o final.
o conto é curto, a escrita agradável e sensível, mas não entendi o que ela me quer passar. gostei da frasezinha do final "então significa que o teu desejo já se concretizou", mas sei lá. tou mt cética talvez kkkkk
ainda assim, pretendo ler mais livros de murakami. a escrita realmente me cativou.
hino.leo 03/11/2021minha estante
Ele é todo esquisito assim mesmo, alguns mais que outros. Recomendo o Norwegian wood, é o mais tranquilo nesse sentido

Edu 03/11/2021minha estante
"Sono" tbm é um livro curto dele e é bem bom

alexandra165 03/11/2021minha estante
obrigada pelas recomendações :)

dudutx8 16/09/2022minha estante
Tive a sorte de começar a le-lo em 1q84. Desde então virei fã.

Nara 04/03/2021

Depois de muito ler Murakami você sabe que vai encontrar um final em aberto, mas sabe que vai se enganar de novo. Mas essa pulga atrás da orelha é a marca que Murakami deixa nos seus leitores.

Ivandro Menezes 08/01/2021

A menina dos anos
A menina dos Anos trata-se de um conto do japone?s Haruki Murakami, originalmente publicado em uma antologia no Japa?o, ganhou uma edic?a?o com ilustrac?o?es da alema? Kat Menschik.

Narra o encontro de uma garc?onete de um restaurante italiano tradicional em To?quio, no dia do aniversa?rio de vinte anos, com o misterioso proprieta?rio, quem vive no sexto andar do pre?dio e nunca foi visto pelos funciona?rios, exceto o gerente.

O homem magro, cabelos brancos, rugas em demasia na testa, ma?os pequenas, enreda a jovem numa conversa suspeita e lhe concede a possibilidade de realizar um u?nico desejo.

Murakami e? certamente um escritor habilidoso. Gosto, sobretudo, nos contos. Aqui ele envolve, na?o empolga. Consegue desenvolver bem a trama e personagens interessantes, mantendo uma tensa?o necessa?ria para manter o leitor atento. No mais, me agrada o modo como na?o se obriga a responder os anseios que causa, deixando pontas soltas e frustrando certas expectativas, em particular, no desfecho.

As ilustrac?o?es de Kat Menschik, com seu trac?o firme e expressivo, trazem uma beleza i?mpar (que funciona no e-reader e deve embelezar a edic?a?o fi?sica).