O Louco

O Louco Khalil Gibran

Resenhas - O Louco

Vicente 02/03/2023

O louco
Khalil Gibran, um grande pensador Libanês da sua época, gostei tanto da obra que li em 1 dia, já vou providenciar ler sua principal obra O Profeta

Lorena Almeida 08/06/2023

Se você puder ler esse livro na língua materna do autor, eu super recomendo pois seu lirismo e poesia se perde nas traduções. Suas reflexões e maneiras de ver a vida e religião mexeram muito comigo e cada página deste livro foi um impacto e pensamento diferente, eu super recomendo você ler os outros livros do autor, são bem curtos mas cheios de significado.

Criis.Souza 29/10/2022

Livro de cabeceira! ??
Um dos melhores livros que já li!
Os poemas são muito profundos, e é claro que ele usa de mitos para falar de temas importantes como a busca por se tornar nobre, justo e bom, derrotando nossos defeitos como o poema o coveiro:
Uma vez, enquanto eu estava sepultando um dos meus Eus mortos, o coveiro passou por mim e disse: ?De todos os que vem aqui para sepultar, és o único que amo.?
Respondi: ?Alegra-me imensamente com tuas palavras. Mas dize-me por favor por que me amas?
- Porque eles chegam chorando e partem chorando, e tu chegar rindo e partes rindo.

Thais.Carvalho 12/08/2023

Gosto muito dos poemas de Khalil Gibran. São simples e ao mesmo tempo tão profundos. Gosto das reflexões sobre a vida, morte, amor...

Adrian.Daniel 28/12/2023

E nessa loucura
Este livro é uma reflexão do eu interno, que conta sobre como é vista a loucura, de forma bem poética, no mais é uma filosofia de aceitação do diferente

Truta 31/01/2024

Resenha: O louco
O livro contém diversas parábolas e reflexões sobre o ?eu?. Honestamente, não vou saber explicar tão bem, porque eu não tenho muito o jeito filosófico de ser, ao contrário do autor. Khalil Gibran tem uma escrita bela e que transparece seus pensamentos a respeito do ?eu? e sobre espiritualidade - muito notável em diversas partes do livro.

Trecho do livro: ?Meu amigo, eu não sou o que pareço. Parecer é apenas uma roupa que eu uso ? uma roupa tecida com cuidado que me protege de seus questionamentos e a você de minha negligência.?

Gostei da leitura, não foi impactante na minha vida, mas é o tipo de livro em que você se recorda das mensagens que ele contém. Em algum momento vou parar e pensar: ?Ah, bem que naquele livro tinha uma reflexão sobre isso!?

Dri 27/08/2016

Kahlil Gibran foi um poeta, filósofo e pintor nascido em 1883, no Líbano. O Louco é um livro leve e curto, muito curto, mas com «substância». Gibran apresenta neste livro uma interessante alegoria sobre um jovem louco, que prefere estar sozinho dentro da sua realidade para poder ser ele mesmo. Assim, o jovem na sua individualidade moral e social exprime totalmente a sua liberdade. Como entoou, durante o séc. XX, Sartre «mesmo dentro do maior constrangimento existe um espaço, maior ou menor, para o exercício da liberdade individual, o que faz com que as pessoas possam se distinguir uma das outras, através das suas escolhas.»
Em capítulos breves, de uma, duas páginas, como os intitulados Ambição, O Coveiro, A Noite e o Louco, Meu Amigo, há ensinamentos profundos sobre o ser humano: solidão, beleza, desprezo, amizade, ganância. Temas envolvidos e escritos com poesia, por vezes com traços filosóficos. O «louco» irá comprovar à sociedade em que se insere que a individualidade é o pilar mais importante de um ser humano. São 88 páginas que captam a essência da escrita simples, mas densa de Kahlil Gibran.

Este livro pertence à Coleção Textos Extraordinários, da Padrões Culturais Editora. Quatro obras que se incluem nesta coleção são, por exemplo: Carta Sobre a Felicidade, de Epicuro; Do Vestir e do Comer, de Balzac; Uma Carta Para Garcia, de Elbert Hubbard; A Terra Que Um Homem Precisa, de Tolstoi.
Toni.Silva 13/02/2017minha estante
moro na chapada Diamantina no Vale do capão grato desde dejá

Oignaccio 12/04/2024

Poesia em prosa
Pra mim esse livro é um grande exemplo de poesia em prosa, tem cada poesia profunda nesse livro, gostei muito de conhecer.

O autor é Libanês, viveu bastante tempo no EUA mas é libanês e se não me engano depois de passar um tempo no EUA voltou ao Líbano. Acho muito interessante trazer literatura vinda de outros lugares que não sejam Europa e América do Norte.

Não dei 5 estrelas pq teve alguns poemas que não entendi bulhufas, talvez seja o meu baixo poder de interpretação.